Buscar

prova cardiovascular fisioterapia final uniasselvi

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1A primeira estrutura do sistema respiratório é o nariz. O nariz é formado pelas partes externa e interna. A parte externa constitui uma estrutura de sustentação para o osso e a cartilagem hialina, estando envolta através do músculo e da pele, sendo coberta pela túnica mucosa (TORTORA, 2011). Já a parte interna do nariz realiza a preparação do ar que respiramos. Baseado em todas as funções da parte interna do nariz, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: TORTORA, G. J. Princípios de anatomia humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2011.
A
A parte interna do nariz é responsável pela filtragem do ar, e identificação dos estímulos olfatórios e táteis, alteração das vibrações da fala conforme atravessam as câmaras de ressonância.
B
A parte interna do nariz é responsável pelo aquecimento, umidificação e filtração do ar inalado, identificação dos estímulos olfatórios ou odor, alteração das vibrações da fala conforme atravessam as câmaras de ressonância.
C
A parte interna do nariz é responsável pela sustentação para o osso e a cartilagem hialina.
D
A parte interna do nariz é responsável pelo aquecimento do ar expirado, pela identificação das alteração das vibrações da fala conforme atravessam as câmaras de ressonância.
2Quando respiramos o ar entra pelas narinas, o nariz tem a parte do vestíbulo, que é uma região revestida por pele e que tem pelos grossos, nessa região para filtração desse ar e bloqueio de partículas de poeira. As conchas nasais superior, média e inferior estão próximas do septo e separam cada lado da cavidade nasal nos meatos nasais superior, médio e inferior (DAVIES, BLAKELEY; KIDD, 2002). Sobre a passagem do ar pela estrutura nasal, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A maneira com que as conchas e os meatos estão localizados possibilita uma elevação da área da superfície da cavidade nasal, impedindo que ocorra a desidratação. PORQUE II- Deve existir um desvio das pequenas gotas de água ao longo da expiração.Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: DAVIES, A.; BLAKELEY, A. G. H.; KIDD, C. Fisiologia humana. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 2002.
A
As asserções I e II estão corretas e a asserção II é uma justificativa correta da I.
B
A asserção I está correta e a asserção II está incorreta.
C
As asserções I e II estão corretas e a asserção II não é uma justificativa correta da I.
D
A asserção I está incorreta e a asserção II está correta.
3Existem três tipos de bloqueios cardíacos atrioventriculares, sendo bloqueio atrioventricular (AV) de primeiro, segundo e terceiro grau. Sobre o bloqueio cardíaco atrioventricular de primeiro grau, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Nesse caso, o estímulo sempre passa do átrio para o ventrículo, só que demora mais tempo para ocorrer, o que pode ser observado quanto ao intervalo PR que deve estar aumentado. PORQUE II- Ocorrendo uma completa dissociação dos átrios para os ventrículos, o que significa que existe um local, no átrio, que desencadeia os estímulos.Assinale a alternativa CORRETA:
A
As asserções I e II estão corretas e a asserção II é uma justificativa correta da I.
B
A asserção I está incorreta e a asserção II está correta.
C
As asserções I e II estão corretas e a asserção II não é uma justificativa correta da I.
D
A asserção I está correta e a asserção II está incorreta.
4Na fase pós-operatória de pacientes cardiopatas é comum ocorrer complicações pulmonares, e a fisioterapia tem papel fundamental na reabilitação cardiopulmonar. Segundo Mair (2008), é inegável que a fisioterapia desempenhe importante papel nessa fase, por meio do desmame da ventilação mecânica, orientações, entre outros procedimentos. Baseado nos procedimentos principais que o fisioterapeuta deve executar no pós-operatório, analise as opções a seguir: I- Exercícios respiratórios. II- Mobilização precoce. III- Técnicas de higiene brônquica. IV- Alongamento global.Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: MAIR, V. et al. Perfil da fisioterapia na reabilitação cardiovascular no Brasil. Revista Fisioterapia e Pesquisa, v. 15, n. 4, p. 333-338, 4 nov. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fp/a/7Nd4FFJd8tmgVVd5C9SkSdC/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 4 jan. 2022.
A
As opções I e IV estão corretas.
B
As opções II, III e IV estão corretas.
C
As opções I, II e III estão corretas.
D
As opções II e IV estão corretas.
5Desde o primeiro contato com o paciente, o fisioterapeuta deve realizar uma avaliação do tórax, essa avaliação é fundamental, pois existem vários tipos anormais de tórax, como por exemplo: tórax cifótico, cifoescoliótico, lordótico, dentre outros. Quando o paciente tem alguma anormalidade torácica ocorre disfunções na expansão torácica, possibilitando disfunções respiratórias associadas. Sobre avaliação torácica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A expansibilidade torácica deve ser avaliada através da inspeção, para esta avaliação o paciente deve expirar rapidamente até atingir o volume residual. ( ) O paciente deve realizar a inspiração de forma lenta e o fisioterapeuta deve avaliar os movimentos dos dois polegares, é necessário que ambos os lados sejam movidos de forma igualitária entre 3 a 5 cm nos casos normais. ( ) As mensurações devem ser avaliadas com o paciente em decúbito dorsal e a caixa torácica deve ser verificada no 1º espaço intercostal, para a avaliação da cirtometria abdominal deve ser inserido a fita métrica em cima do umbigo.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V.
B
F - F - V.
C
F - V - F.
D
V - V - F.
6A espirometria é um exame não invasivo e indolor muito usado na fisioterapia, que permite o diagnóstico de distúrbios respiratórios. Os riscos são raros para o paciente devido às manobras forçadas, ou quando a condição do paciente compromete o resultado do exame em função da falta de participação (SARMENTO, 2009). Com base na aplicação da espirometria, analise as sentenças a seguir: I- Teste deve ser feito de forma cuidadosa, tendo, como foco, a necessidade de impedir vazamento em volta do bocal, como a realização da inspiração máxima logo após a expiração rápida e sustentada pelo paciente até que o profissional estabeleça o término do teste. II- O paciente pode realizar o teste sem necessidade de repouso antes do teste. III- É necessário que o profissional demonstre, de forma detalhada, todo o procedimento. IV- A espirometria deve ser aplicada pelo fisioterapeuta para acompanhamento da progressão da doença nos pacientes.Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: SARMENTO, G. J. V. Fisioterapia respiratória aplicada ao paciente crítico. Barueri: Editora Manole, 2020.
A
As sentenças I, II e IV estão corretas.
B
As sentenças I, III e IV estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.
7O volume expiratório forçado total (VEFT) corresponde ao volume de ar expirado por meio de um determinado período de tempo, a partir do início de uma manobra de capacidade vital forçada. De todas as medidas do volume expiratório forçado, o volume expiratório forçado no primeiro segundo é o mais utilizado. Com base no contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O volume expiratório forçado total é, geralmente, determinado em litros, enquanto o tempo é dado em segundos. ( ) A manobra do volume expiratório forçado total avalia o volume de ar inspirado durante várias unidades de tempo. ( ) A diminuição do volume expiratório forçado, no primeiro segundo, dividido pela capacidade vital forçada diminuída, vai definir uma doença obstrutiva.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F.
B
V - F - V.
C
F - V - F.
D
F - F - V.
8Procedimentos cirúrgicos torácicos podem alterar a mecânica respiratória, repercutindo na função pulmonar. A presença de profissionais fisioterapeutas é fundamental no preparo e na reabilitação dos indivíduos que são submetidos à cirurgia
cardíaca, visto que dispõem de um grande arsenal de técnicas (MIRANDA, 2002). Nas cirurgias cardíacas, o paciente é submetido à anestesia geral, e isso gera algumas complicações que podem ser tratadas na fisioterapia cardiorrespiratória. Com base nas complicações que a anestesia geral pode causar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Pode causar uma diminuição da capacidade residual funcional. ( ) Pode levar à formação da atelectasia, ocasionando uma redução da complacência pulmonar e a elevação da resistência vascular pulmonar. ( ) Pode causar um aumento da capacidade residual funcional. Pode levar à formação da atelectasia, ocasionando um aumento da complacência pulmonar e a elevação da resistência vascular pulmonar.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: MIRANDA, C. V. de et al. Fisioterapia respiratória e sua aplicabilidade no período pré-operatório de cirurgia cardíaca. Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Presidente Prudente - SP, p. 647-652, dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbccv/a/MVW4CxnYmTZHq765brcWPDL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2022.
A
V - F - V.
B
V - V - F.
C
F - F - V.
D
F - V - V
9Historicamente, a fisioterapia respiratória tem sido empregada em pacientes submetidos a cirurgias cardíacas com o objetivo de reduzir o risco de complicações pulmonares, como a retenção de secreções pulmonares, atelectasias e pneumonia ( BRASHER, 2003). A fisioterapia cardiovascular atua na melhora da qualidade de vida de pacientes cardiopatas no pré e pós-operatório. Com relação aos principais pontos que devem ser levados em consideração pelo fisioterapeuta, no programa de treinamento físico de pacientes cardiopatas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Deve ser programada a duração da sessão, em média de 40 a 60 minutos de treinamento. ( ) Deve ser mensurada a frequência e a intensidade do treinamento. Os exercícios físicos precisam estar entre 65 a 90% da frequência cardíaca máxima prevista para a idade. ( ) Devem ser passados exercícios de treinamento muscular somente com baixa intensidade, com média de 15 minutos de duração da sessão.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BRASHER, P. A. et al. Does removal of deep breathing exercises from a physiotherapy program including pre-operative education and early mobilization after cardiac surgery alter patient outcomes? Australian Journal of Physiotherapy, v.49, p.165, 2003. Disponível em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S0004951414602361?token=04247B17E1E591448ECA65B24C849FFEBDBA423FC14542E10A29860B2E8B02A70CFAC6559F896BF0629E9B18618CF474&originRegion=us-east-1&originCreation=20220308174946. Acesso em: 10 jan. 2022.
A
F - V - V.
B
F - F - V.
C
V - V - F.
D
V - F - V.
10A fisioterapia tem papel fundamental no pré e pós-operatório de um paciente cardiopata. No pós-operatório é realizada a prevenção das complicações pulmonares, circulatórias, musculoesqueléticas, recuperação da capacidade funcional, estímulo da melhora da capacidade respiratória e da capacidade cardiovascular, como objetivos principais. Com base nos objetivos principais da fisioterapia no pré-operatório, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Melhorar a condição clínica do paciente.
B
Redução da morbidade e da mortalidade.
C
Reduzir a possibilidade de complicações frequentes do pré-operatório.
D
Reduzir a possibilidade de complicações frequentes do pós-operatório.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando