Buscar

Montagem e Edição - Atividade de Autoaprendizagem 1

Prévia do material em texto

1. 
Parte superior do formulário
Pergunta 1
0 ponto
O período denominado “cinema de transição” mostra uma fragilidade típica do nascimento de uma nova linguagem, e houve muitas tentativas de integrar o cinema à cultura dominante.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, assinale a alternativa contendo a crise estética que sofreu o cinema naquele período:
1. 
O debate em torno dos melhores planos e enquadramentos com parâmetros estéticos refinados que fossem agradáveis às senhoras mais conservadoras.
2. 
A linguagem cinematográfica foi forçada a se adaptar à ideologia pregada pelas produtoras e estúdios norte-americanos.
3. 
A disseminação de propostas narrativas de doutrinação à valorização do trabalho e da honestidade pelas camadas mais desbastadas.
4. 
A imprensa especializada propôs, de maneira quase normativa, regras à linguagem em conformidade com os padrões morais e estéticos da época.
5. 
O novo público em formação não compreendia a tentativa de adaptação de romances, peças teatrais e poemas para o cinema.
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 2
0 ponto
Entre os elementos que constituem a linguagem cinematográfica, existem vários tipos de planos e de movimentos de câmera.
Considerando essa informação e o conteúdo estudado na unidade, a técnica de enquadramento denominada travelling é:
1. 
a técnica de enquadramento quanto ao movimento que a câmera é posicionada a girar no próprio eixo, seja na horizontal ou na vertical.
2. 
o enquadramento quanto ao ângulo vertical da câmera, posicionando-a acima do personagem ou do objeto.
3. 
o movimento de câmera em que ela é fixada sobre uma superfície móvel capaz de executar movimentos diversos de ângulo, distância e contorno.
4. 
o enquadramento que mostra detalhes de significado narrativo elevado, com a câmera posicionada acima do personagem ou do objeto.
5. 
a técnica de enquadramento de ângulo vertical em que a câmera é posicionada em relação ao objeto em cena de baixo para cima;
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
0 ponto
Matéria-prima do cinema, a imagem nasce como produto da realidade e, através de fatores que criam e condicionam sua expressividade, o resultado passa do estático ao dinâmico, do registro exterior à matéria artística denominada Sétima Arte.
Considerando que a linguagem é um recurso de comunicação próprio do homem, como a percepção da imagem passa do estático ao dinâmico através da linguagem cinematográfica?
1. 
Quando observamos o significado de uma imagem, e concluímos que ela se forma pela análise dos signos que a compõem, e não pela análise do contexto que envolve sua interpretação.
2. 
Quando o roteirista analisa os signos que compõem a imagem e transmite sua versão dramática ao diretor, influenciando seu olhar crítico para fundamentar o roteiro.
3. 
Quando se utiliza elementos técnicos da decupagem para criar e condicionar a expressividade do produto estático à matéria artística denominada cinema;
4. 
No aprimoramento dos elementos técnicos da linguagem cinematográfica a fim de dar forma à matéria prima, e pela análise dos signos que compõem a imagem;
5. 
Quando o diretor da produção cinematográfica for capaz de “perceber” e “ver” o filme pronto antes iniciar a gravação pelo seu olhar crítico e artístico, e expressá-lo pela linguagem do cinema.
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 4
0 ponto
Desenvolvidos durante o período do cinema mudo, a padronização dos enquadramentos e dos movimentos de câmera contribuiu enormemente para aprimorar a linguagem cinematográfica quanto à forma limitada de comunicação.
IMG - quest3_und - 01.PNG
Figura: Cena de James Stewart no filme Vertigo (Um corpo que cai), dirigido por Alfred Hitchcock pela Universal Pictures, em 1958.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado, a imagem apresentada possui um plano do tipo:
1. 
Plano aberto: enquadramento em que o personagem é identificável e importante, bem como suas ações e emoções perceptíveis.
2. 
Plano conjunto: mostra um ou mais personagens combinados com objetos que atribuem importância à cena.
3. 
Plano americano: mostra apenas um personagem até um pouco acima dos joelhos, facilitando o enquadramento e captura do movimento.
4. 
Close-up: quando a câmera enquadra somente o rosto do personagem, de preferência entre a testa e o queixo, direcionando o espectador às emoções do personagem. 
5. 
Contraplongê: técnica de enquadramento de ângulo vertical em que a câmera é posicionada para transmitir sensação de superioridade.
Parte inferior do formulário
5. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
0 ponto
No período do cinema de transição, o conservadorismo da sociedade norte-americana ditou regras que mudaram a história da linguagem cinematográfica.
A partir dessa informação e do conteúdo estudado que compreende o período entre 1906 e 1915, essas mudanças são de ordem:
1. 
técnica, tendo em vista que a montagem realizada até então era influenciada pelos padrões europeus, que privilegiava mais o desenvolvimento psicológico dos personagens.
2. 
estética, tendo em vista que o período anterior, denominado cinema de atrações, tinha um caráter de performance e objetivos centrados mais no espanto de maravilhar o espectador do que de contar uma história.
3. 
moral, que buscava planos e enquadramentos que agradassem a camada mais conservadora, que não prejudicasse a singeleza dos mais jovens, e que desenvolvessem enredos de doutrinação à valorização do trabalho, à honestidade pelas camadas mais desbastadas e com finais em que marginais e fracassados fossem julgados pelos seus erros.
4. 
econômica, que organizava a atividade cinematográfica com base na industrialização, dividindo-se em diferentes setores de produção para conquistar mais respeitabilidade ao cinema, garantindo a sobrevivência econômica da indústria do cinema.
5. 
social, que buscava novos códigos narrativos com definição moral e psicológica compreensíveis ao público de classe média.
Parte inferior do formulário
6. 
Parte superior do formulário
Pergunta 6
0 ponto
Em 1909, a Vitagraph era o maior estúdio dos Estados Unidos quando deixou de usar o método de enquadramento long shot para o método nine foot line.
De acordo com essa informação e o conteúdo visto na unidade, a diferença entre os dois métodos é:
1. 
Enquanto o nine foot line consiste no enquadramento deixando uma distância com relação à câmera de quatro metros, o long shot é o plano aberto, que deixa uma margem acima e abaixo do personagem.
2. 
Enquanto o nine foot line consiste no enquadramento do corpo inteiro, deixando os tornozelos e pés para fora, o long shot é o enquadramento do corpo inteiro, deixando uma margem acima e abaixo do personagem.
3. 
Enquanto o nine foot line consiste no enquadramento do ator ocupando toda a largura do quadro com uma margem superior de 60,5 centímetros, o long shot deixa uma margem superior de 60,5 centímetros.
4. 
Enquanto o nine foot line consiste no enquadramento equivalente à distância de nove pés da câmera, o long shot é o plano aberto que enquadra o corpo inteiro, deixando uma margem acima e abaixo.
5. 
Enquanto o nine foot line consiste no enquadramento equivalente à distância de nove pés da câmera, o long shot é o enquadramento do corpo inteiro, deixando os tornozelos e pés para fora.
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
0 ponto
Leia o trecho a seguir:
“Tudo o que os irmãos Lumière queriam era mostrar cenas de família, de suas fábricas, um trem em movimento, o almoço de um bebê. Parece pouco, não é? Mas, é claro, não devemos esperar que os inventores de um aparelho desenvolvam todas as suas possibilidades”.
Fonte: ARAÚJO, I. Cinema: o mundo em movimento. São Paulo: Scipione, 1995. Campinas: Papirus, 2011. p. 10.
Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados na unidade, a contribuição dos irmãos Lumière para a história do cinema foi:
1. 
no dimensionamento de tempo e espaço com a produção de seus filmes através de técnicas inovadorasna época, inaugurando o “filme de trucagem”.
2. 
a maior contribuição e propósito dos irmãos Lumière ocorreu na área da ciência e tecnologia, com a invenção e comercialização do cinematógrafo.
3. 
a adaptação de obras literárias de maneira compreensível para o novo público em formação.
4. 
a criação do primeiro nickelodeon, denominação dada a grandes armazéns transformados em salas exclusivas para exibição de filmes.
5. 
o desenvolvimento de técnicas embasadas na profundidade do espaço e na elaboração de cenários.
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
0 ponto
Leia o trecho a seguir:
“Os elementos dos cenários dos primeiros filmes eram organizados como no teatro, não de forma realista, mas sim de modo a poderem ser vistos pela audiência. Não havia o desejo de verossimilhança, razão pelas quais muitos ambientes são apenas indicados por painéis e objetos pintados”.
Fonte: COSTA, F. C. O primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2005. P. 53.
Considerando a citação apresentada e o conteúdo abordado na unidade, que relação os filmes franceses e italianos mantinham com a descrição sobre o cenário dos primeiros filmes?
1. 
Enquanto os europeus mantinham o enquadramento da câmera na altura da cintura do cinegrafista, nos Estados Unidos a câmera era posicionada na altura do ombro do operador.
2. 
Enquanto os norte-americanos tendiam a usar a profundidade de campo, o estilo do cinema europeu propunha uma atuação complexa em cenários realistas.
3. 
Enquanto os cineastas norte-americanos desenvolviam técnicas de montagem, os europeus buscaram desenvolver técnicas embasadas na profundidade do espaço e na elaboração de cenários realistas.
4. 
Os cineastas norte-americanos posicionavam a câmera na altura da cintura do operador, enquanto franceses e italianos mantinham o foco na montagem sem se preocupar com cenários mais detalhados.
5. 
Enquanto os cineastas norte-americanos se preocupavam em desenvolver cenários mais elaborados, franceses e italianos desenvolviam técnicas de enquadramento e atuação.
Parte inferior do formulário
9. 
Parte superior do formulário
Pergunta 9
0 ponto
Leia o trecho a seguir:
“Não há imagens como representações visuais que não tenham surgido de imagens da mente daqueles que as produziram, do mesmo modo que não há imagens mentais que não tenham alguma origem no mundo concreto dos objetos visuais.”
Fonte: SANTAELLA, L.; NOTH, W. Imagem: cognição, semiótica e mídia. 2. ed. São Paulo: Iluminuras, 1999. P. 15.
Considerando a citação apresentada e o conteúdo estudado, principalmente no que se refere à construção de sentidos sobre um sistema de representação, assinale a alternativa contendo a maior diferença entre a representação fotográfica e a representação fílmica:
1. 
Enquanto na representação fotográfica não há construção de significados, na representação fílmica, por estar diretamente ligada à construção de sentidos, a interpretação ocorre a partir do fluxo narrativo do filme.
2. 
Enquanto na representação fotográfica o receptor exterioriza concepções do seu universo e cria representações da realidade, a construção de sentidos na representação fílmica não deriva necessariamente de uma interpretação subjetiva.
3. 
Enquanto na representação fotográfica o receptor constrói realidades e ficções através de suas imagens mentais, na fílmica a construção de sentidos depende da oposição ou intolerância do receptor com relação ao imaginário.
4. 
Enquanto na representação fotográfica o receptor utiliza somente sua imaginação, na fílmica o cineasta utiliza técnicas de montagem para envolver a imagem subjetiva por uma objetiva.
5. 
Enquanto na representação fotográfica o receptor constrói a realidade através de suas imagens mentais, na fílmica o cineasta se utilizará de técnicas de montagem para criar outras realidades.
Parte inferior do formulário
10. 
Parte superior do formulário
Pergunta 10
0 ponto
A criação de convenções que regularizaram a padronização dos enquadramentos e dos movimentos de câmera trouxe uma enorme evolução da linguagem cinematográfica. 
Considerando essa informação e o conteúdo estudado na unidade, a diferença entre os planos Americano e Subjetivo, desenvolvidos no período do primeiro cinema, é:
1. 
o plano americano mostra apenas um personagem até um pouco acima dos joelhos, enquanto o plano subjetivo, somente o rosto do personagem, de preferência entre a testa e o queixo. 
2. 
o plano americano enquadra um ou mais personagens combinados com objetos que atribuem importância à cena, enquanto o plano subjetivo tem a finalidade de chamar a atenção de um personagem após um plano aberto.
3. 
o plano americano demonstra a extensão dos olhos do espectador, enquanto o plano subjetivo mostra somente o rosto do personagem, de preferência entre a testa e o queixo.
4. 
o plano americano faz o enquadramento apenas de um personagem até um pouco acima dos joelhos, enquanto o plano mostra somente o rosto do personagem, entre o close-up e o plano detalhe. 
5. 
o plano americano mostra apenas um personagem até um pouco acima dos joelhos, enquanto o plano subjetivo não se refere à distância entre a imagem captada e a câmera, mas à extensão dos olhos do espectador.
Parte inferior do formulário

Continue navegando