Buscar

Avaliação Final II - Técnicas de conservação, preservação e gestão de documentos (BIB104)

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Objetiva) - Individual (Cod.:745918) - NOTA – 10,00
Técnicas de conservação, preservação e gestão de documentos (BIB104)
Questão 1
As formas de utilização do acervo corretamente contribuem no processo de preservação e conservação. Entretanto, a continuidade da preservação e da conservação dependem do interesse de gestores, das equipes e do emprego satisfatório de equipamentos e materiais. Pensando nisso, as bibliotecas institucionais desenvolvem campanhas de conscientização dos usuários, alertando sobre os danos causados na má utilização dos acervos. Sobre essas campanhas, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Biblioteca Universitária da Universidade de Caxias do Sul - UCS. II- Universidade Federal do Ceará. III- Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/UNILAB. ( ) Desenvolveu uma cartilha com dicas de como adotar cuidados com os livros. ( ) Promoveu uma exposição dos diversos danos causados aos livros, bem como os principais agentes causadores. ( ) A equipe de bibliotecários e o setor de audiovisual desenvolveu um vídeo criativo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) III - I - II.
B) I - III - II.
C) I - II - III.
XD) II - III - I.
Questão 2
 Conservar é um conceito que deve estar presente durante a exposição dos objetos nos acervos. Tanto em exposições temporárias como em exposições permanentes, conservação é uma preocupação das equipes. A segurança, o transporte e a forma como os objetos serão expostos durante as exposições temporárias pode interferir no processo degradativo das peças. Sobre o processo de exposição de têxteis, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Tecidos devem ser necessariamente expostos em expositores horizontais, já que não suportam a sustentação de suas fibras por muito tempo caso dependurados. PORQUE II- Peças de vestuário se deformam caso não suportadas em suas formas originais. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições falsas.
C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Questão 3
O uso de critérios de raridade visa estabelecer a diferença entre obras valiosas e as demais. A definição para obra rara não é consensual. Rodrigues (2006) traz em sua obra aspectos para a verificação de livros raros. Sobre o que deve ser levado em consideração na atribuição de raridade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os períodos que caracterizam a produção artesanal de impressos, bem como a fase inicial da imprensa em determinado lugar, são indícios do limite histórico, da raridade de uma obra. ( ) Ilustrações produzidas artesanalmente, tipos de materiais para a confecção do suporte na impressão, tipo de papel e emprego de pedras ou materiais preciosos na encadernação levam a identificar uma obra rara. ( ) Publicações em pequenas tiragens, censuradas, expurgadas, primeiras edições são características do valor cultural de uma obra rara. ( ) A documentação detalhada da obra contendo o registro fotográfico e o fichamento com descrição minuciosa da restauração são indícios de uma obra rara. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: RODRIGUES, M. C. Como definir e identificar obras raras? Critérios adotados pela Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul. Ciência da Informação, v. 35, n. 1, p. 115-121, jan./abr. 2006.
A) F - F - V - V.
B) V - F - V - F.
XC) V - V - V - F.
D) F - V - F - F.
Questão 4
Embalagens, protetores, suportes, entre outros, são meios de proteção da materialidade, formato, cor, consistência e outros atributos dos acervos tridimensionais e bidimensionais. Quanto ao acondicionamento dos objetos no acervo museológico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Embalagens de acondicionamento dos objetos devem considerar dimensões, peso, estrutura, dimensões e histórico de uso de determinada peça. ( ) É recomendável que as embalagens de acondicionamento de papel neutro, plástico bolha ou derivados, sejam fechadas usando materiais como fita adesiva, a fim de lacrar a entrada de ar. ( ) Itens frágeis, como couro e pergaminho, devem ser revestidos item a item com papel neutro antes de serem acondicionados em caixas de transporte. ( ) Itens de fácil acesso no mercado, como papelão, espuma, PVC, podem ser utilizados para o acondicionamento correto dos objetos, desde que embalados considerando as especificações deste. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
XA) V - F - V - V.
B) V - V - V - F.
C) F - V - F - V.
D) F - F - V - F.
Questão 5
Para Paes (2004, p. 121), a função dos arquivos é: "Reunir, conservar, arranjar, descrever e facilitar a consulta dos documentos oficiais, de uso não corrente, ou seja, concentrar sob sua custódia, conservar e tornar acessíveis documentos não correntes, que possam tornar-se úteis para fins administrativos, pesquisas históricas e outros fins". Sobre o papel dos arquivos permanentes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A função dos arquivos permanentes é a de recolher e guardar os documentos de caráter público quando estes já não são mais necessários para os órgãos de origem. ( ) Os arquivos permanentes têm a finalidade de arquivamento temporário de documentos que não são mais utilizados pela administração. ( ) Os arquivos permanentes são caracterizados por ultrapassarem seu prazo jurídico/administrativo, mas que ainda podem ser utilizados pelo produtor. ( ) Oficialmente, o arquivo permanente é considerado pelo conjunto de documento de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
A) V - V - F - F.
B) F - F - V - V.
C) F - V - F - V.
XD) V - F - F - V.
Questão 6 - É a partir da ética que serão direcionadas as nossas ações, comportamentos e atitudes. A restauração e a conservação de acervos bibliográficos e documentais atende a princípios éticos que devem estar presentes no desenvolvimento de coleções. Há princípios éticos que devem nortear as atitudes de bibliotecários, arquivistas e museólogos, frente à preservação e restauração de bens culturais. Sobre as atitudes éticas na conservação e restauração, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O Código de Ética apresenta normas de conduta para o exercício das atividades dos profissionais e das ações biblioteconômicas. 
PORQUE II- A norma é o documento que aborda os objetivos, deveres e obrigações, direitos, proibições, infrações disciplinares e penalidades, aplicação de sanções, honorários profissionais e disposições gerais dos profissionais. Assinale a alternativa CORRETA:
A) A primeira proposição é falsa, e a segunda é verdadeira.
B) A primeira proposição é verdadeira, e a segunda é falsa.
XC) As duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
D) As duas proposições são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Questão 7 - Os arquivos, sobretudo os permanentes, são espaços de guarda documental física, devendo, por isso, ser preservados. Sobre as características de preservação física de arquivos, analise as sentenças a seguir: I- A restauração visa tornar acessíveis os documentos que possuem valor secundário. II- A instituição arquivística precisa criar uma política de preservação e conservação documental. III- Não adianta conhecer os problemas ocasionados pelos agentes de deterioração, pois a deterioração do acervo é inevitável. Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença I está correta.
xB) Somente a sentença II está correta.
C) As sentenças I e III estão corretas.
D) As sentenças I e II estão corretas.
Questão8 - O museu performa um importante papel social de preservar o patrimônio formado por objetos da cultura material de uma sociedade. A conservação e preservação desses objetos para difusão da cultura e conhecimento pelo museu, muitas vezes, encontra adversidades para desempenhar esse papel social. Assinale alternativa CORRETA que apresenta alguns exemplos de barreiras na conservação de museus:
A) Carência de investimentos financeiros, centralização dos bens culturais, falta de espaço físico.
XB) Carência de planejamento, falta de recursos humanos, baixo orçamento financeiros e de condições físicas.
C) Carência de investimentos financeiros, centralização dos bens culturais, carência de planejamento.
D) Carência de planejamento, recursos humanos, financeiros e diminuição do público frequentador dos espaços culturais.
Questão 9 - Spinelli Júnior (1997, p. 28) explica que "dentre os agentes de degradação de acervos documentais, [...] notadamente, insetos, fungos e roedores constituem ameaças sérias, devido aos danos que podem gerar, por vezes, irreparáveis". Sobre os três tipos de fatores que podem degradar os acervos arquivísticos, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: SPINELLI JÚNIOR, J. A Conservação de acervos bibliográficos e documentais. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional/Departamento de Processos Técnicos, 1997.
A) Agentes ambientais, agentes humanos e agentes secretos.
B) Fatores econômicos, fatores sociais e fatores históricos.
C) Temperatura, umidade e agentes secretos.
XD) Agentes biológicos, agentes ambientais e intervenções inadequadas.
Questão 10 - Costa (2003) aplicou um conceito como forma de definição de um tipo de ação de preservação em arquivos. O conceito estabelece que é o conjunto de intervenções diretas feitas com a finalidade de resguardar o objeto documental, prevenindo possíveis malefícios. Sobre o tipo de preservação proposta pelo autor, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: COSTA, M. F. Noções básicas de conservação preventiva de documentos. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2003.
A) Política de preservação.
xB) Conservação preventiva.
C) Conservação restaurativa.
D) Restauração curativa.

Continue navegando