Buscar

AV2 Teoria da Contabilidade

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
1
Esse princípio determina que os componentes do patrimônio devam ser registrados pelo valor correspondente à negociação feita, independentemente se são valores normais de mercado ou não. Sobre esse princípio, assinale a alternativa CORRETA:
A)  
Registro pelo valor original.
B)  
Competência.
C)  
Prudência.
D)  
Oportunidade.
2
O princípio da consistência é um dos mais importantes entre todos os demais. Considerando o que podemos garantir ao aplicar esse princípio, assinale a alternativa CORRETA: 
A)  
Aplicar o conceito de consistência é garantir que todos os critérios de mensuração utilizados pela contabilidade sejam aplicados de forma pontual e seletiva em quase todos os exercícios subsequentes, garantindo a comparabilidade entre, no mínimo, dois exercícios.
B)  
Aplicar o conceito de consistência é garantir que alguns critérios de mensuração, utilizados pela contabilidade, sejam aplicados igualmente em todos os exercícios subsequentes, garantindo a comparabilidade entre, no mínimo, dois exercícios.
C)  
Aplicar o conceito de consistência é garantir que todos os critérios com relação ao ativo da empresa, em termos de mensuração utilizados pela contabilidade, sejam aplicados igualmente em todos os exercícios subsequentes, garantindo a comparabilidade entre, no mínimo, dois exercícios.
D)  
Aplicar o conceito de consistência é garantir que todos os critérios de mensuração, utilizados pela contabilidade, sejam aplicados igualmente em todos os exercícios subsequentes, garantindo a comparabilidade entre, no mínimo, dois exercícios.
3
O objetivo da contabilidade é fornecer informação para auxiliar na tomada de decisão. A quantidade dessas informações variam conforme a necessidade presente nas ações. Sobre as informações contábeis, assinale a alternativa CORRETA:
A)  
Resultado do exercício e redução Z.
B)  
Resultado de exercício e relatório de estoque.
C)  
Lucro por ação e fluxo de caixa.
D)  
Resultado de exercício e relatório gerencial.
4
Os Princípios Fundamentais de Contabilidade, que estavam em vigor desde 1993, foram recentemente alterados por meio da Resolução CFC nº 1.282-09, publicada no DOU de 02-06-2010, em função basicamente das alterações estruturais e conceituais sofridas na contabilidade por meio da Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007. Sobre o Princípio da Entidade, assinale a alternativa INCORRETA:
 
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11638.htm. Acesso em: 8 jan. 2020.
A)  
O patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.
B)  
O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. 
C)  
De acordo com esse Princípio, o Patrimônio da Entidade não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
D)  
As alterações, divisões em grupos e subgrupos dos itens do patrimônio constituem, em todas as hipóteses, divisão do patrimônio, sendo objeto de estudo de uma entidade particular e a separação de bens, direitos e obrigações filiais.
5
Um dos princípios contábeis determina que todo ativo deverá ser registrado pelo seu valor de entrada, ou também conhecido como seu valor negociado, acrescido de todos os seus custos necessários para que possa gerar os benefícios futuros pelos quais foi adquirido. A qual princípio o exposto se refere?
A)  
Custo original como base de valor.
B)  
Continuidade.
C)  
Denominador comum monetário.
D)  
Realização da receita e a confrontação da despesa (competência).
6
As convenções contábeis funcionam como restrições ao uso dos princípios contábeis. Sobre a convenção de conservadorismo, assinale a alternativa CORRETA:
A)  
É uma restrição relacionada a um comportamento prudente. Quando o contador estiver fazendo uma avaliação e se deparar com mais de uma alternativa de valores para aquela situação, deverá escolher o menor valor para os Ativos e o maior valor para os Passivos, evitando assim falsas expectativas positivas ou negativas.
B)  
Refere-se ao controle excessivo sobre situações, cujo benefício desse controle é bem insignificante, ou seja, temos que estar atentos para o cálculo de custo-benefício, quando se fala em controle ou em apuração de números muito detalhados.
C)  
Estabelece a necessidade de demonstrar as informações contábeis em sua totalidade, de maneira que possa atender à maioria dos usuários, entendendo que os diversos usuários têm necessidades diferenciadas uns dos outros com relação às informações contábeis, mas isso não pode ser utilizado como justificativa, por exemplo, para omitir informações que sejam relevantes.
D)  
Essa restrição garante a integridade e a comparabilidade das informações contábeis, pois exige que os critérios de mensuração das contas sejam os mesmos em cada exercício social, e se por algum motivo for necessária a mudança, os efeitos deverão ser demonstrados e esclarecidos em notas explicativas.
7
Princípio que reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A)  
O Princípio da Entidade.
B)  
O Princípio da Oportunidade.
C)  
O Princípio do Valor Original. 
D)  
O Princípio da Continuidade.
8
Há um princípio garantidor da qualidade da informação contábil, e de sua transparência, que propicia o entendimento da agregação patrimonial, de ativos que por essência são diferentes e têm objetivos de resultados futuros também diferentes. Qual é esse princípio?
A)  
Denominador comum monetário.
B)  
Custo original como base de valor.
C)  
Realização da receita e a confrontação da despesa (competência).
D)  
Continuidade.
9
Quando o contador estiver fazendo uma avaliação e se deparar com mais de uma alternativa de valores para aquela situação, deverá escolher o menor valor para os Ativos e o maior valor para os Passivos, evitando assim falsas expectativas positivas ou negativas. Qual convenção o exposto se refere?
A)  
Conservadorismo.
B)  
Materialidade.
C)  
Objetividade.
D)  
Consistência.
10
Esse pricípio determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. A que princípio o exposto se refere?
A)  
Continuidade.
B)  
Competência.
C)  
Prudência.
D)  
Oportunidade.Parte inferior do formulário

Continue navegando