Buscar

av1 - Climatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Ao longo da unidade, os estudantes puderam conhecer os principais conceitos relativos ao clima e ao tempo. Dentre os temas muito debatidos cientificamente, bem como divulgados pela mídia atualmente, encontramos a influência das áreas urbanas sobre o clima em destaque, como podemos ler:
“As mudanças e variações climáticas representam na atualidade uma das grandes preocupações da humanidade, principalmente pelos efeitos e repercussões que os elementos do clima exercem sobre a vida na terra” (AYOADE, 1991; SANT’ ANNA NETO; ZAVATINI, 2000; SILVA; RIBEIRO, 2004).
“Muitos estudos sugerem a relação do crescimento urbano com variações climáticas locais e regionais, uma vez que a urbanização e a troca dos materiais da superfície foram os maiores tipo de mudança no uso e cobertura do solo da história da humanidade” (GOLDREICH, 1995; COSTA, 2004; WENG, 2001; COSTA 2004) (Fragmentos retirados de COLTRI et al. 2007).
É evidente a necessidade de compreender os elementos climáticos e as implicações práticas desses conceitos em nosso cotidiano. Assim, defina cada um dos elementos climáticos e, por meio da leitura de reportagens e artigos científicos, descreva a influência da urbanização sobre cada um desses elementos.
COLTRI, P. P. et al. Variabilidade dos principais elementos climáticos e urbanização na região de Piracicaba, SP. BioEng, Campinas, n. 1, v. 2, p. 197-208, maio/ago. 2008. Disponível em: < http://seer.tupa.unesp.br/index.php/BIOENG/article/viewFile/23/25 >. Acesso em: 4 fev. 2019.
SUA RESPOSTA:
Os elementos climáticos são componetes do meio atmosférico que comunicam propriedades e características peculiares, sendo eles:
Radiação solar: é a energia adquirida pela terra na forma de ondas eletromagnéticas provenientes do Sol.
Umidade: é a quantidade de vapor presente na atmosfera, que pode ser medida de forma absoluta ou relativa
Pressão atmosférica: o ar atmosférico tem peso e este se manifesta sob a fotma de uma pressão que a atmosfera exerce em todas as direções, especialmente sobre a superfície terrestre.
Temperatura: pode ser conceituada em termo do movimento de moléculas, quanto mais rápido este movimento, mais elevada a temperatura.
Precipitação: a precipitação é o resultado de um estado avançado de condensação. Ela ocorre quando a força gravitacional supera a força que mantém a umidade suspensa e esta atinge o solo sob a fotma líquida ou sólida.
Nebulosidade: Fração da abóbada celeste que, em uma dado momento, encontra-se encoberta por nuvens. Essa fração é estimada de forma visual, imaginando-se que a abóbada celeste, quando coberta totalmente equivale a 100%
Vento: é uma variável de fácil enetendimento, uma vez que representa a movimentação do ar tanto no sentido vertical, como horizontal.
Vale lembrar que devido a urbanização, o homem acaba se tornando um dos agentes mais intensos de transformação climática, podendo ser responsavel tanto por fenômenos de inversão termica, ilhas de calor e outros.

Continue navegando