Buscar

ELEMENTOS CLIMÁTICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ELEMENTOS CLIMÁTICOS
RADIAÇÃO SOLAR - É a energia emitida pelo sol na forma de radiação - ondas eletromagnéticas. Ela é emitida pela fotosfera, a camada mais externa do sol, que possui aproximadamente 300 km de extensão. 
Talvez o mais grave efeito da poluição sobre o clima da cidade é a diminuição da radiação, pois desse deriva -se outros sérios problemas, como: diminuição da visibilidade, aumento da temperatura, formação de ilhas de calor, criação de núcleos de condensação e consequentemente da precipitação nas áreas urbanas. 
TEMPERATURA - É uma grandeza física utilizada para mensurar o grau de agitação das partículas em um corpo. Pensando no clima, a temperatura reflete o calor da atmosfera em uma determinada localidade, o que é influenciado por fatores como a radiação solar e quantidade de água presente no estado de vapor. Com a expansão das cidades, há geralmente uma diminuição das áreas verdes e de suas superfícies líquidas, que são substituídas pelo asfalto e pelo concreto, resultando em áreas impermeabilizadas. Nestas áreas, há um aumento nas temperaturas, uma vez que, com a umidade reduzida nestas superfícies, parte da energia solar incidente não será gasta no processo de evaporação, sendo usada então no aquecimento do ar.
UMIDADE - A umidade refere-se à quantidade de vapor de água presente no ar. Ela é uma medida de quão saturado o ar está com vapor de água e pode influenciar significativamente a sensação térmica. Altos níveis de umidade podem fazer temperaturas relativamente baixas parecerem mais quentes devido à redução da eficiência do corpo humano em se resfriar por meio da transpiração. Regiões próximas ao equador, grandes massas de água ou com densa vegetação tendem a ter níveis mais altos de umidade.
Em relação aos aspectos humanos, a umidade do ar contribui para o aumento de problemas de saúde, como ressecamento e sangramento das mucosas, como nariz e boca, casos de síndromes respiratórias, alérgicas e irritação dos olhos. 
PRESSÃO ATMOSFÉRICA - É o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. Sua manifestação está diretamente relacionada à força da gravidade e à influência que essa realiza sobre as moléculas gasosas que compõem a atmosfera. Assim, a pressão atmosférica sofre variações conforme as altitudes e as condições de temperatura do ar.
A alta concentração de gases de efeito estufa na atmosfera promove uma grande retenção de calor. Regiões com grande quantidade de habitantes e sem controle no consumo acabam propiciando aumento de gases prejudicias ao planeta e sua própria existência.
VENTO - São responsáveis pelos ciclos de resfriamento e aquecimento que observamos ao longo do tempo e das estações do ano. A formação dos ventos acontece por meio de variações nas pressões atmosféricas em áreas de alta e baixa pressão.
O principal efeito dessas ações é a formação das ilhas de calor. Com a presença da grande quantidade de prédios nas áreas urbanas, o calor encontra dificuldade em se dispersar, além de o alcance da circulação dos ventos ser reduzido.
PRECIPITAÇÃO - É a quantidade de água que cai sobre a superfície da Terra como resultado do resfriamento (condensação e até congelamento) do vapor de água contido na atmosfera. Ela ocorre na forma de chuva, neve, granizo etc, As precipitações são mais abundantes na linha do Equador e diminuem em direção aos polos, mas podem ser maiores com o aumento da altitude ou com a proximidade de oceanos e mares (maritimidade).
Ilhas de calor urbana propiciam o aumento de calor mas a massa atmosférica repleta de gases tóxicos não favorecem a umidade e com isso não formam nuvens de chuva.
NEBULOSIDADE - É um termo utilizado para descrever a quantidade e a aparência das nuvens presentes na atmosfera. Ela é um dos principais elementos que compõem o estado do tempo e desempenha um papel fundamental na previsão do clima. A nebulosidade pode variar de acordo com a região geográfica, a estação do ano e as condições atmosféricas locais.
Grande concentração de poluição geralmente em grandes metrópoles dificultam a formação das nebulosas e prejudicam na previsão do tempo.

Mais conteúdos dessa disciplina