Buscar

O processo de aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O processo de aprendizagem (conhecimento): do indivíduo à organização
O que significa aprendizagem? Como se transfere a aprendizagem (conhecimento) das pessoas para as empresas? Quais são os mecanismos estratégicos de fortalecimento de uma cultura organizacional mais competitiva e, portanto, de sucesso e de sobrevivência.
Hoje, a preocupação das empresas é justamente de se apropriar de todo o conhecimento crítico, indispensável a sua sobrevivência, assim evitar que um colaborador, ao sair da organização, leve consigo todo este conhecimento (tácito) que lhe pertence (capital intelectual).
Segundo Fernandes (in ANGELONI, 2008, p.136) aprender é um processo que implica entendimento do passado (para evitar erros), capacitação no presente e preparo adequado para o futuro. Para a autora, a aprendizagem é um processo de mudança resultante de uma prática ou experiência anterior, que pode manifestar-se em uma mudança perceptível de comportamento ou não.
A partir deste entendimento, é possível estabelecer um processo de gestão de conhecimento com foco na aprendizagem organizacional.
Aprendizagem Individual
A aprendizagem individual pode ser compreendida como um ciclo pelo qual a pessoa assimila um novo dado ou conteúdo, refletindo sobre as experiências passadas, chegando a uma conclusão ou síntese, condição que permite uma ação. Para isso ela procura ou coleta dados, classifica e interpreta esses dados em relação às condições ambientais (contexto), dando-lhes novos significados (sentidos), fato que os retêm na memória, modificando ou ampliando sua percepção (modelos mentais) fatores que favorecem uma tomada de decisão (que pode acontecer ou não).
Aprendizagem Organizacional
O processo de aprendizagem organizacional pode ser considerado uma consequência da aprendizagem individual em um contexto de coletividade, mudanças de paradigmas e modelos mentais dos colaboradores.
Segundo Fernandes (in ANGELONI, 2008, p. 138) a aprendizagem organizacional é a capacidade de criar novas ideias multiplicada pela capacidade de generalizá-las por toda a empresa. Em outras palavras, a aprendizagem organizacional corresponde à forma pela qual as organizações constroem, mantém, melhoram e organizam o conhecimento e a rotina em torno de suas atividades e culturas, a fim de utilizar as aptidões e habilidades da sua força de trabalho de modo cada vez mais eficiente.
No ciclo de aprendizagem organizacional, as ações individuais se convergem em ações organizacionais em um ambiente de retroalimentação do aprendizado individual, o qual acaba influenciando e alterando modelos mentais individuais, contribuindo assim para a memória organizacional.
Neste ciclo, quatro processos podem ser verificados:
1 – Intuição (que diz respeito ao reconhecimento de padrões e ou possibilidades que repercutem no comportamento individual)
2 – Interpretação (diz respeito ao insight, ideia ou conhecimento; elementos pré-conscientes que passam para o nível de consciência individual)
3 – Integração (que pressupõe e expande o nível compartilhado de análise do grupo para o nível organizacional, por meio de interações, fato que acaba mudando valores e crenças da organização)
4 – Institucionalização (ocorre no nível organizacional, quando as ações de rotinas começam a fazer parte ou são incorporadas ao sistema, estratégias e práticas da empresa)

Outros materiais