A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Atividade Contextualizada - AV1 - Metodologia da Pesquisa

Pré-visualização | Página 1 de 1

AV1 – ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA[footnoteRef:1] [1: ] 
Metodologia da Pesquisa
Nome Completo: Seu nome aqui
Matrícula: Sua Matricula aqui
Curso: Seu curso aqui
Os pesquisadores possuem o desejo de que suas contribuições para a sociedade sejam utilizadas como referências em novas publicações científicas. As citações, como se sabe, enriquecem o trabalho de qualquer pesquisador e, para quem é citado, gera maior credibilidade e satisfação pessoal por saber que sua produção está contribuindo positivamente com o trabalho de outro colega pesquisador.
Você deverá elaborar um arquivo em formato word e explicar, com base nos materiais da disciplina, dois tópicos: 
1. Considerando as modalidades de pesquisa, explique o que é uma pesquisa científica e o que são os métodos dedutivo e indutivo.
Segundo o site pravaler.com; Uma pesquisa científica é definida com eixo na evolução de técnicas ou outras pesquisas a partir da aplicação de meios e taticas para o alcanse de informações importantes, que procederá em um estudo de interesse científico e interesse social. De um modo mais fácil, a pesquisa científica é um grupo de etapas de explorações utilizados por um explorador para desifrar problemas sociais, com metodologias técnicas para levantar possibilidades que darão base à análise ou idéia abordada. 
Segundo o site significados.com; Método dedutivo é um mecaismo de análise da informação que usa o raciocínio lógico e a dedução para conseguir uma conclusão a respeito de assunto definido. Normalmente este método usado para provar hipóteses já existentes.
Método indutivo é um processo mental que, para chegar ao conhecimento ou demonstração da verdade, parte de fatos particulares, comprovados, e tira uma conclusão genérica. É um método baseado na indução, ou seja, numa operação mental que consiste em se estabelecer uma verdade universal ou uma referência geral com base no conhecimento de certo número de dados singulares.
2. Cite e explique, com suas palavras, as diferenças entre citação direta e citação indireta. Utilize um exemplo para cada tipo de citação.
A citação direta é a reprodução de um trecho inteiro do trabalho que está sendo consultada, isto é, levar para o seu texto as palavras iguais as do autor lido. Exemplo: “Ser ou não ser, eis a questão”, (SHAKESPEARE, 1599, ato III Cena I)
Citação indireta, também conhecida como paráfrase, é dizermos com nossas palavras o mesmo que falou o autor de referência. Quando se manifestamos a ideia com nossas próprias palavras, sem mudar ou corromper.
Exemplo: De acordo com Mattar (1996), a pesquisa bibliográfica é apropriada para os primeiros estágios da investigação quando a familiaridade, o conhecimento e a compreensão do fenômeno por parte do pesquisador são geralmente pouco ou inexistentes.
Referências bibliográficas 
Pra valer.com, Pesquisa Científica – Tudo que você precisa para fazer a sua. Disponível em; <https://www.pravaler.com.br/pesquisa-cientifica-tudo-que-voce-precisa-para-fazer-a-sua/#o-que-e-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 08 mar. 2022.
Significados.com, Método Dedutivo. Disponível em: < https://www.significados.com.br/metodo-dedutivo/> Acesso em: 08. mar. 2022 
Significados.com, Significado de Método Indutivo. Disponível em;< https://www.significados.com.br/metodo-indutivo/> Acesso em: 08. mar. 2022.
EAD FAESA, Entenda como fazer citação direta e indireta segundo a ABNT. 15. JUN. 2020 
Disponível em; <https://ead.faesa.br/blog/entenda-fazer-citacao-direta-indireta-segundoabnt#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20cita%C3%A7%C3%A3o%20direta,a%20transcri%C3%A7%C3%A3o%20mais%20literal%20poss%C3%ADvel.> Acesso em 08. mar. 2022