Buscar

Portfólio de Eletricidade Aplicada

Prévia do material em texto

...............................................................................................................................
ELETRICIDADE APLICADA – 20202E
GUSTAVO CORREIA DO NASCIMENTO - 30492020
ELETRICIDADE APLICADA
LEIS DE OHM E DA POTÊNCIA APLICADAS A ELETROTÉCNICA
........................................................................................................................................
GUARULHOS
2020
GUSTAVO CORREIA DO NASCIMENTO
ELETRICIDADE APLICADA
LEIS DE OHM E DA POTÊNCIA APLICADA A ELETROTÉCNICA
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnólogo em Mecatrônica do Centro Universitário ENIAC para a disciplina de Eletricidade Aplicada.
Prof. Maria Cristina Diniz 	Comment by Igor Nobre Barreto: O nome completo de seu professor fica disponível em seu próprio portal, dento da matéria no canto superior esquerdo ou direito.Para alunos dos cursos EaD, deve-se colocar apenas o nome de um dos professores que constam em Corpo Docente em seu portal, neste mesmo local.
GUARULHOS
2020
Respostas
....................................................................................................................
ASSUNTO 2 
Você necessita construir um aquecedor específico para a aplicação de aquecimento de banho químico. A potência necessária é 1200 watts, e a tensão é 120v. Possui fio de níquel-cromo (resistência tipo chuveiro) em rolo, que tem resistência de 4 Ohms por metro linear de fio.
R: W= V.A
1200 w = 120 . A
A = 1200/120 = 10 A
R = V / A
R = 120 / 10
R = 12 Ohms
Se cada metro de fio níquel-cromo possui resistência de 4 Ohms, então serão necessários 3 metros para se alcançar os 12 Ohms desejados.  
ASSUNTO 3
Você tem um equipamento de som tipo mini-system de três canais: um subwoofer (graves) de 5 Watts e 8 Ohms, e dois canais estéreo de 2,5 Watts cada. No caso de você não utilizar o subwoofer, você tem de ligar um resistor de carga no lugar do alto-falante para não queimar o circuito de saída. Você tem dois resistores de 4,7 Ohms de resistência e 3 Watts de potência de dissipação. Como você vai fazer a ligação desses resistores de modo a atender a necessidade do equipamento?
R: O subwoofer tem 5 W e 8 Ω
P=UI		-	U=RI
P=RI²
5=8I²
I²=5/8=0,625
I=0,791
Você tem dois resistores de 4,7 Ω de 3 W. Colocando em série temos uma resistência equivalente de Req=4,7+4,7=9,4 Ω. Esse valor é próximo de 8 Ω.  A corrente nos resistores é a mesma e vale I. Então a potência em cada resistor será
P=RI²=4,7.0,625=2,9375 W
Essa potência é menor do que 3 W logo a associação dos resistores em série atende.
Obs. Colocando os resistores em paralelo temos uma resistência equivalente de Req=4,7/2=2,35 Ω esse valor está muito longe dos 8 Ω necessário para o subwoofer.
ASSUNTO 5
Numa aula de Física sobre Resistores, o professor coloca um problema no quadro e lança o seguinte desafio aos alunos:
Quem sabe resolver esta questão? Luana, uma aplicada aluna, se dispõe a resolver no quadro.
Escreva como Luana resolveu a questão.
R: Observe que:
Os resistores de 4 Ω, 12 Ω e 6 Ω estão em paralelo.
1/Req'=1/4+/12+1/6=(3+1+2)/12=6/12=1/2 => Req'=2 Ω
O resistor de 10 Ω está em curto-circuito => R=0
A resistência equivalente entre a e b (Req)
Req=2+Req'+3=2+2+3=7 Ω
ASSUNTO 6 
Um motor trifásico, ligado a um quadro de comando, está com superaquecimento, e você suspeita de problemas de alimentação ou sobrecarga do mesmo.
Qual seria a maneira mais prática e imediata de avaliar o problemas para a sua solução ? Qual instrumento de medição permitiria uma rápida medição para monitoramento de parâmetros elétricos? O que fazer para reparar esta situação anormal?
R: Para avaliar o funcionamento do motor, deve-se medir as tensões de alimentação trifásica, e com um alicate amperimétrico medir a corrente em cada fase, sem ser preciso abrir a fiação para inserir o medidor de corrente. Isto é feito com uma medição direta sobre cada condutor. Se as correntes forem maiores que a nominal, o motor está sofrendo sobrecarga mecânica, que deve ser averiguada. Se a tensão for maior que a normal, o quadro de comando deve ser verificado para o suprimento da correta tensão de alimentação.
CONCLUSÃO
Desde o início da eletricidade até ao avançado, é sobre o que essas aulas nos mostra, com aulas gravadas e livros, e uma didática mais relevante.
O desenvolvimento de alguém com conhecimentos básicos como o meu acaba se relembrando das matérias do curso técnico e até evoluindo com a introdução da eletrotécnica algo que é muito importante, pois hoje em dia, 30% da energia gasta em industrias são dos motores elétricos.
Essa matéria nos faz pensar em como os processos industrias podem sem melhorados com alguns componentes, aumentando até sua vida útil.
REFERÊNCIAS
ALEXANDER, C. K.; SADIKU, M. N. O. Fundamentos de circuitos elétricos. Porto Alegre: Bookman, 2013. HAYT JR., W. H.; KEMMERLY, J. E.; DURBIN, S. M. Análise de circuitos em engenharia. 8. ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2014. NILSSON, J. W.; RIEDEL, S. A. Circuitos elétricos. 8. ed. São Paulo: Pearson, 2009. PETRUZELLA, F. D. Eletrotécnica I. Porto Alegre: Bookman, 2014. (Série Tekne). SADIKU, M. N. D.; MUSA, S.; ALEXANDER, C. K. Análise de circuitos elétricos com aplicações. Porto Alegre: Bookman, 2014.
GUSSOW, M. Eletricidade básica. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. (Coleção Schaum). PETRUZELLA, F. D. Eletrotécnica II. Porto Alegre: AMGH, 2013. (Série Tekne).
Knight, Randall D. Física 3 [recurso eletrônico] : uma abordagem estratégica / Randall Knight ; tradução Manuel Almeida Andrade Neto. – 2. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Bookman, 2009. Editado também como livro impresso em 2009. ISBN 978-85-7780-553-2 1. Física. 2. Eletricidade. 3. Magnetismo. I. Título.

Continue navegando