Buscar

Portfólio de Eletricidade Aplicada

Prévia do material em texto

...............................................................................................................................
ENGENHARIA CIVIL – ENGTA-B
VITTOR PAZ NOGUEIRA – RA 543582019
PORTFÓLIO ELETRICIDADE APLICADA
DESAFIOS 2, 3, 5 E 6
........................................................................................................................................
Guarulhos
2020
VITTOR PAZ NOGUEIRA
PORTFÓLIO ELETRICIDADE APLICADA
DESAFIOS 2, 3, 5 E 6
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Eletricidade Aplicada.
Prof.: Carlos Cezar Rodrigues dos Santos
Guarulhos
2020
DESAFIO 2
A partir de agora vamos propor um desafio. Elaboramos uma atividade com estudo de caso que vai guiar você para o caminho de conhecimento.
Cabe a você encontrar a melhor forma de resolvê-lo. Explore o conteúdo e pesquise. Use todas as ferramentas disponíveis para solucionar o problema.
Caso: você necessita construir um aquecedor específico para a aplicação de aquecimento de banho químico. A potência necessária é 1200 watts, e a tensão é 120v. Possui fio de níquel-cromo (resistência tipo chuveiro) em rolo, que tem resistência de 4 Ohms por metro linear de fio.
Para responder a questão, lembre-se de considerar a potência e a tensão.
Resposta: Para a potência = 1200 watts, tensão de 120 volts a resistência é a tensão ao quadrado dividido pela potência V²/P = Ω 
Resulta em 14,400 dividido por 1200, resultando em 12 ohms de resistência.Como a resistência de fio de niquel-cromo é 4 ohms por metro, serão necessários 3 metros de fio para construir a resistência nos parâmetros desejados.
 
DESAFIO 3
Explore o conteúdo e pesquise. Use todas as ferramentas disponíveis para solucionar o problema.
Vamos ao desafio!
Você tem um equipamento de som tipo mini-system de três canais: um subwoofer (graves) de 5 Watts e 8 Ohms, e dois canais estéreo de 2,5 Watts cada. No caso de você não utilizar o subwoofer, você tem de ligar um resistor de carga no lugar do alto-falante para não queimar o circuito de saída. Você tem dois resistores de 4,7 Ohms de resistência e 3 Watts de potência de dissipação. Como você vai fazer a ligação desses resistores de modo a atender a necessidade do equipamento?
Resposta: O subwoofer tem 5W e 8 Ω 
P= U.I
U= R.I
P= R.I²
5= 8.I²
I²= ⅝= 0,625 A
Você tem dois resistores de 4,7 Ω de 3 W. Colocando as duas em série temos uma resistência equivalente de Req= 4,7+ 4,7= 9,4 Ω. Esse valor é aproximado de 8 Ω. A corrente nos resistores é a mesma e vale 1. Então a potência em cada um será: R I²= 4,7. 0,625= 2,9375 W.
Essa potência é menor do que 3W logo a associação dos resistores em série atende.
Se colocarmos os resistores em paralelo temos uma resistência equivalente de Req: 4,7/2= 2,36 Ω esse valor está muito longe dos 8 Ω necessários para o subwoofer.
Os dois resistores devem ser ligados em série totalizando em 9,4 Ohms e com potência equivalente de 6 Watts, atendendo a necessidade do equipamento. 
DESAFIO 5
Numa aula de Física sobre Resistores, o professor coloca um problema no quadro e lança o seguinte desafio aos alunos:
Quem sabe resolver esta questão? Luana, uma aplicada aluna, se dispõe a resolver no quadro.
Escreva como Luana resolveu a questão.
RESPOSTA:
Apesar da disposição diagonal do resistor de 12Ω, os resistores de 6Ω,12Ω e 4Ω estão em paralelo, isto pode ser visto reparando na ligação em comum em ambas as extremidades. A resistência equivalente vale:
Req= (1 1 1) -1 = 2Ω 
 6Ω 12Ω 4Ω 
 
 O Ponto mais difícil é na região de 10 Ω. Ele está em paralelo com um pedaço de fio. Neste caso, existe corrente apenas no fio e não no resistor ou ;
 
 
Depois basta fazer a Req envolvendo os resistores em série de 2 Ω, 2Ω e 3Ω.
Assim a resistência equivalente é 7Ω.
 
DESAFIO 7
• Explore o conteúdo, pesquise. Use todas as ferramentas disponíveis para solucionar o problema.
Um motor trifásico, ligado a um quadro de comando, está com superaquecimento, e você suspeita de problemas de alimentação ou sobrecarga do mesmo.
Qual seria a maneira mais prática e imediata de avaliar o problemas para a sua solução? Qual instrumento de medição permitiria uma rápida medição para monitoramento de parâmetros elétricos? O que fazer para reparar esta situação anormal?
Resposta: Para avaliar o funcionamento do motor, deve-se medir as tensões de alimentação trifásica, e com alicate ampiremétrico, medir a corrente em cada fase , sem ser preciso abrir a fiação para inserir o medidor de corrente. Isto é feito com uma medição direta sobre cada condutor. Se as correntes forem maiores que a nominal, o motor está sofrendo sobrecarga mecânica, que deve ser averiguada.Se a tensão for maior que a normal, o quadro de comando deve ser verificado para o suprimento da correta tensão de alimentação.
.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CRÉDITO DE IMAGENS
PETRUZELLA, Frank D. Eletrotécnica I. Porto Alegre: AMGH, 2014.
Banco de imagens Shutterstock
SAGAH, 2015
CONCLUSÃO
Através deste trabalho pude adquirir conhecimento sobre Corrente Elétrica e Resistência, onde aprendi sobre Lei de OHM,e tive atividades na prática fazendo cálculo de resistores.
Consegui agregar bastante conteúdo e creio que no futuro estou apto a colocar esse aprendizado no mercado de trabalho.
 AGRADECIMENTOS
Agradeço ao Professor Carlos Cezar Rodrigues Dos Santos pelo compartilhamento de conhecimento em suas aulas, e também ao Professor Raimundo Samuel de Araújo de Santana pelas aulas de apoio, onde foram esclarecidas as dúvidas que ficavam.

Continue navegando