Buscar

NPJATV5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DEFESA PRÉVIAProfessor
Eduardo Braz Marinho Rolim
Nome do Aluno / Matrícula
	Nome da Disciplina
NPJ DIREITOS HUMANOS
	Semestre
2022.1
O Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública em face da União e da empresa Esmeraldas Ltda. por exploração de minérios em área de reserva indígena. Alega o Ministério Público que não havia autorização do Congresso Nacional e a comunidade indígena não teria participado das discussões para exploração nem recebia parte dos resultados.
Após o recebimento da petição inicial, o juiz federal da 2a Vara da Seção Judiciária do Estado X determina a citação da União e da Esmeraldas Ltda.
Inconformada pelas acusações da inicial, a empresa procura você, na qualidade de advogada(o), para minutar a medida judicial cabível para sua defesa e informa que: 
• Houve prévia deliberação com a comunidade indígena sobre a exploração, conforme atas apresentadas;
• O Congresso Nacional expediu a devida autorização com publicação no Diário Oficial da União em 15 de setembro de 2014;
• 5% do valor arrecado com a comercialização das esmeraldas é distribuído para a comunidade indígena, conforme comprovantes bancários;
• Há três meses houve decisão judicial transitada em julgado sobre o mesmo caso a concluir pela regularidade da exploração.
1) Considerando a situação fática apresentada acima, redija a peça processual pertinente abordando os fundamentos de direito que possam ser utilizados para dar respaldo à pretensão. A simples menção ou transcrição do dispositivo legal não é suficiente.
FOLHA RESPOSTA:

Outros materiais