Buscar

AVALIAÇÃO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Qual é o volume MÍNIMO de uma cisterna para atender a uma família de cinco pessoas morando em uma casa com 40 m2 de cobertura, considerando-se 6 meses de previsão sem chuva e uma precipitação anual de 800 mm – admitindo-se ainda o consumo durante o período de estiagem correspondendo a 6 meses sem chuva e um consumo per capita de 22 L/hab x dia de água de chuva?
a. 25,6 m3.
b.19,6 m3.
c. 39,6 m3.
d. 33,6 m3.
e. 28,6 m3.
PERGUNTA 2
A população futura estimada no projeto de abastecimento de água de uma cidade é de 18.000 habitantes. O manancial – uma represa – encontra-se a 3.500 m de distância, com um desnível de 14 m, espaço o qual aproveitável para a adução por gravidade.
Considerando esta situação e admitindo as seguintes hipóteses: i) Existência de um reservatório de distribuição, capaz de atender às variações horárias de consumo; e ii) Abastecimento direto, sem reservatório de distribuição; para estas duas hipóteses os diâmetros da adutora são, RESPECTIVAMENTE:
a. 300 e 350 mm.
b. 350 e 350 mm.
c. 250 e 300 mm.
d. 400 e 350 mm.
e. 300 e 400 mm.
PERGUNTA 3
A água potável proveniente de estações de tratamento resulta de um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são ali aplicados para que fique em condições apropriadas ao consumo. Tal separação é necessária uma vez que a água de rios ou lagoas apresenta muitos resíduos sólidos; por isso, deve passar por uma série de etapas para que tais resíduos sejam removidos. No processo de tratamento, a água ficará livre também de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
Assim, em uma Estação de Tratamento de Água (ETA) típica, a água passa pelas seguintes etapas:
a. Coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH.
b. Coagulação, floculação e decantação, apenas.
c. Filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH, apenas.
d. Coagulação, decantação, desinfecção e correção de pH, apenas.
e. Correção de pH, apenas.
PERGUNTA 4
Um município terá um Sistema de Abastecimento de Água (SAA) conforme o seguinte esquema:
Fonte: elaborada pelo professor conteudista.
Considerando as seguintes informações para a análise do SAA:
• Consumo médio per capita: 220 L/pessoa x dia;
• Coeficiente de variação diária: 1,20;
• Coeficiente de variação horária: 1,40;
• População futura da cidade: 216.000 habitantes;
• Vazão destinada à indústria: constante.
Uma indústria estará localizada entre o reservatório e o município e terá um consumo diário regularizado de 8.640 m3. Desta forma, no trecho b, o consumo correspondente à rede estará afetado
a. pelos coeficientes de variação diária e horária. A vazão destinada à indústria, sendo constante, não deverá ser adicionada; assim, a vazão do trecho b é de 924 L/s.
b. somente pelo coeficiente de variação diária. A vazão destinada à indústria, sendo constante, não deverá ser adicionada; assim, a vazão do trecho b é de 660 L/s.
c. somente pelo coeficiente de variação horária. A vazão destinada à indústria, sendo constante, deverá ser simplesmente adicionada; assim, a vazão do trecho b é de 870 L/s.
d. somente pelo coeficiente de variação diária. A vazão destinada à indústria, sendo constante, não deverá ser adicionada; assim, a vazão do trecho b é de 760 L/s.
e. pelos coeficientes de variação anual, diária e horária. A vazão destinada à indústria, sendo constante, não deverá ser adicionada; assim, a vazão do trecho b é de 1.025 L/s.

Continue navegando