Buscar

Prévia do material em texto

1.
		Das alternativas abaixo, somente uma delas é Verdadeira: Como pode ser definido o Consumo Médio Per-capita (q) no sistema de abastecimento de água?
	
	
	
	
	É a relação entre a quantidade de água necessária para abastecer a população (volume) e a quantidade de água distribuida, durante o período de tempo observado. É expresso em volume de água por habitante (Vol/hab).
	
	
	É a relação entre a quantidade de água distribuída (volume) e a população abastecida, durante o período de tempo observado. É expresso geralmente em metros cúbicos.dias (m3.dia).
	
	
	É a relação entre a quantidade de água distribuída (volume) e a população abastecida, durante o período de tempo observado. É expresso geralmente em litros por habitante por dias (L/hab.dia).
	
	
	É a relação entre a quantidade de água necessária para abastecer a população (volume) e a quantidade de água distribuida, durante o período de tempo observado. É expresso geralmente em litros por habitante por dias (L/hab.dia).
	
	
	É a relação entre a quantidade de água necessária para abastecer a população (volume) e a quantidade de água distribuida, durante o período de tempo observado. É expresso geralmente em litros por dias por habitante (L/dia.hab).
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		O furto de água é uma prática criminosa passível de penalidade. Infelizmente, muitas pessoas ignoram a lei e cometem irregularidades no consumo, chegando, inclusive, a danificar as tubulações para se abastecer de forma fraudulenta. Esse procedimento pode resultar em cadeia para os infratores. Muitos casos dessa natureza estão sendo levados à Justiça pelas Companhias de Saneamento, como, por exemplo, em Alagoas, onde ações da Casal começam a ser julgadas. As primeiras sentenças, favoráveis à empresa, estabelecem penas severas para os autores dos furtos de águas. O tipo de perda de água descrito no caso mencionado deve ser classificado como:
	
	
	
	
	Perda física.
	
	
	Perda líquida.
	
	
	Perda incidental.
	
	
	Desperdício.
	
	
	Perda não física.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Qual a função do sulfato de alumínio líquido no tratamento da água?
	
	
	
	
	agregar partículas
	
	
	retirar o odor da água
	
	
	clarear a água
	
	
	matar as bactérias
	
	
	não possui função
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Como podemos encontrar a água subterrânea?
	
	
	
	
	poços cacimbas e poços arterianos
	
	
	lençóis não confinados ou freáticos e lençois confinados ou artesianos
	
	
	poços artesianos e aquífero guarani
	
	
	lençóis freáticos e poços cacimba
	
	
	Rios e lagos
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Devemos abordar o controle e a vigilância da qualidade da água para consumo sob uma visão sistêmica do assunto, entendendo, respeitando, fiscalizando e analisando a dinâmica da água desde seu reservatório subterrâneo, passando pelo seu manancial, até o consumo. Sabemos que várias substâncias, como metais pesados e agrotóxicos, não são efetivamente removidas em processos convencionais de tratamento. No Brasil, o padrão de potabilidade é composto pelos seguintes parâmetros, com exceção de:
	
	
	
	
	Agroquímicos.
	
	
	Inorgânicos.
	
	
	Temperatura.
	
	
	Orgânicos.
	
	
	Desinfetantes.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Em uma estação de tratamento de esgotos ocorrem os fenômenos básicos de autodepuração com a introdução de tecnologia que tem por finalidade fazer com que a depuração se desenvolva em condições controladas (controle da eficiência) e em taxas mais elevadas (solução mais compacta). Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto:
	
	
	
	
	Os processos mais utilizados são valos de oxidação, lodos ativados, filtros biológicos e reatores anaeróbios.
	
	
	Valos de Oxidação: São unidades de tratamento onde os fenômenos de autodepuração são causados pelo contato íntimo entre o esgoto bruto, oxigênio dissolvido e a massa biológica mantida em suspensão.
	
	
	Como o tempo de detenção é baixo, é necessário um pós-tratamento para sua reutilização ou lançamento em corpos receptores.
	
	
	Valos de Oxidação: É um tratamento utilizado para esgotos de localidades e que disponham de grandes áreas para tratamento.
	
	
	Valos de Oxidação: Trata-se de um canal (valo) de pouca profundidade, onde um sistema de aeradores mecânicos aera o líquido e o mantém em circulação contínua
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Marque a alternativa correta em relação ao saneamento ambiental.
	
	
	
	
	Provoca benefícios ao meio antrópico, porém, em relação ao meio biótico, os efeitos da implementação do saneamento ambiental são considerados quase nulos
	
	
	É empregado na maioria das cidades brasileiras devido aos baixos custos de implantação e operação
	
	
	Pode ser conceituado como um conjunto de equipamentos e processos de diminuição dos impactos adversos provenientes da implantação e operação de cidades, pois contempla sistemas de coleta e tratamento de esgoto, sistema de drenagem de águas pluviais etc.
	
	
	O processo de eutrofização dos corpos hídricos possui incipiente relação com o saneamento ambiental
	
	
	Geralmente ocorre a insatisfação das comunidades onde o saneamento ambiental é implementado, pois seus efeitos não são imediatos.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Um sistema de drenagem de águas pluviais é composto de uma série de unidades e dispositivos hidráulicos para os quais existe uma terminologia própria. As estruturas hidráulicas para captação das águas superficiais transportadas pelas sarjetas e sarjetões são então denominadas de:
	
	
	
	
	Bombas hidráulicas.
	
	
	Bocas coletoras.
	
	
	Condutos de ligação.
	
	
	Bacias de drenagem.
	
	
	Greides.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Referente aos fatores que influenciam na implantação de uma indústria em um determinado local . Marque a questão falsa:
	
	
	
	
	Concepção e características básicas da unidade industrial.
	
	
	Necessidade de recursos naturais próximos (rios, lagos, florestas etc).
	
	
	Impermeabilização do solo devido às edificações.
	
	
	Espaço necessário.
	
	
	Planejamento e zoneamento da cidade.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		A Mistura Rápida é a operação unitária que consiste em distribuir rápido e homogeneamente um coagulante ou outro reagente químico na água a ser tratada, utilizando-se energia hidráulica, mecânica ou outro meio. Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto:
	
	
	
	
	Misturadores Hidráulicos: A energia gasta é proveniente de salto (vertedor) ou de um ressalto hidráulico (calha parshall).
	
	
	Difusores: Dispositivo inserido numa seção transversal do fluido de água com o objetivo de distribuir em regente de modo uniforme em diversos pontos.
	
	
	Misturadores Hidráulicos: Dispositivo inserido numa seção transversal do fluido de água com o objetivo de distribuir em regente de modo uniforme em diversos pontos.
	
	
	Misturadores Mecânicos: São aqueles que utilizam energia produzida por dispositivos eletromecânicos, para produzir a dispersão dos reagentes. Contam de duas partes: O tanque de mistura e o agitador.
	
	
	Misturadores Hidráulicos: São aqueles que utilizam a energia hidráulica para produzir a dispersão dos reagentes.
	
	
	 
	 
	 Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	 Gravada