Buscar

tecnicas de conservação, preservação e getão de documentos Avaliação final e objetiva

Prévia do material em texto

Alterar modo de visualização
Peso da Avaliação3,00
Prova44637988
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros9/1
Nota9,00
1Sobre a gestão e preservação de documentos digitais, a Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital é uma das políticas nacionais elaboradas para as instituições brasileiras. A Carta publicada pelo CONARQ em 2005 define que os documentos arquivísticos precisam manter sua fidedignidade e autenticidade para serem capazes de fornecer evidências das suas ações, contribuindo para a ampliação da memória social. Sobre as recomendações do documento para os arquivos digitais, analise as sentenças a seguir: I- A obsolescência tecnológica dos documentos arquivísticos digitais é o grande desafio atual. II- O planejamento e a concepção de sistemas eletrônicos precisam garantir a ausência de perdas e adulteração de registros. III- É muito importante divulgar a respeito da complexidade e dos custos da preservação digital, bem como sobre a multiplicidade de atores envolvidos nas ações de PPD. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença I está correta.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
C
Somente a sentença III está correta.
D
Somente a sentença II está correta.
2As três áreas científicas que são parte da Ciência da Informação possuem reciprocidade na responsabilidade de preservar os testemunhos humanos, sejam eles em suportes materiais, imateriais ou virtuais. Importa que consistam em lidar com a recuperação de informações. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As áreas da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia não possuem subordinação científica. ( ) Cada área da Ciência da Informação possui sua especificidade teórica e metodológica. ( ) A interdisciplinaridade que caracteriza as três áreas da Ciência da Informação está ligada à materialidade das suas coleções. ( ) Museus, arquivos e bibliotecas possuem em comum a responsabilidade sobre o compartilhamento da informação e do conhecimento com seus públicos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - F.
B
V - F - F - V.
C
F - V - V - F.
D
V - V - F - V.
3O conceito de segurança para acervos e funcionários é abordado por Teixeira e Ghizoni (2012). Segundo os autores, envolve cuidados de proteção contra roubo, depredações, danos gerais causados por condições de guarda e exposição inadequada e medidas de salvaguarda contra catástrofes. Sobre as medidas de segurança aos objetos, analise as afirmativas a seguir: I- Máscaras, chapéus, cestos etc. são peças que precisam de sustentação para não deformarem sua estrutura. II- Esculturas e estátuas devem ser retiradas de sua base e protegidas em seus relevos e extremidades. III- Uma pintura deve ser sustentada pela sua tela. IV- É recomendável o controle de acesso e de circulação de pessoas nos locais de guarda e preservação do acervo. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: TEIXEIRA, L.; GHIZONI, V. Conservação preventiva de acervos. Florianópolis: FCC, 2012.
A
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B
As afirmativas II e III estão corretas.
C
As afirmativas I, II e III estão corretas.
D
As afirmativas I e III estão corretas.
4Para Ferreira (2006, p. 20 apud SILVA, 2015, p. 59), a preservação digital consiste "na capacidade de garantir que a informação digital permaneça acessível e com qualidades de autenticidade suficientes para que possa ser interpretada no futuro, recorrendo a uma plataforma tecnológica diferente da utilizada no momento da sua criação". Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- O documento arquivístico digital é um documento digitalizado reconhecido e tratado como um documento arquivístico (forma fixa e conteúdo estável). PORQUE II- Possui como base três elementos: o hardware, o software e a informação que é registrada, codificada em dígitos binários e acessível por meio de sistema computacional. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: SILVA, F. R. Preservação digital: um diagnóstico da literatura especializada brasileira. Biblionline, João Pessoa, v. 11, n. 2, p. 57-72, 2015.
A
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
B
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
C
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D
As duas asserções são proposições falsas.
5Conforme definiu Bernardes (1998), a gestão de documentos tem como objetivo controlar a produção e a racionalização do fluxo documental, com interesse na preservação do patrimônio documental histórico e cultural. Sobre a avaliação do prazo dos documentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O recolhimento dos arquivos intermediários aos arquivos permanentes depende da utilidade do seu produtor, do prazo jurídico e administrativo de uso e da identificação do seu valor histórico. ( ) Avaliar, eliminar e recolher os documentos considerados com valor histórico é uma prática multidisciplinar. ( ) A tabela de temporalidade estabelecida e aprovada pelo CONARQ não tem alcance para os arquivos públicos. ( ) A avaliação documental possui como finalidade principal a definição da eficiência administrativa e jurídica para as pesquisas históricas com documentos de arquivos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BERNARDES, I. P. Como avaliar documentos de arquivos. São Paulo: Arquivo do Estado, 1998.
A
F - F - V - V.
B
F - V - F - V.
C
V - V - F - F.
D
V - F - V - F.
6A luz é um fator nocivo à deterioração do documento arquivístico. Cassares (2000) afirma que o papel se torna frágil, quebradiço, amarelado, escurecido sob condições fortes de exposição à luz. Sobre a fotossensibilidade dos documentos dos arquivos, analise as sentenças a seguir: I- Textos, figuras, imagens e encadernações têm sensibilidade da cor frente à ação da luz natural e artificial. II- Descoloração, amarelamento e escurecimento do papel são ações provocadas pela luz no papel. III- A iluminação favorece o aparecimento dos fungos, bactérias, roedores e insetos nos documentos armazenados nos arquivos. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: CASSARES, N. C. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado/Imprensa Oficial, 2000.
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
Somente a sentença II está correta.
C
Somente a sentença III está correta.
D
As sentenças I e III estão corretas.
7Para que se possa entender de maneira efetiva o processo de restauração de livros, e para que tal processo ocorra sem prejuízos à obra, primeiramente precisamos compreender quais são as partes de um livro. É válido ainda conhecer como funciona o seu processo de montagem. Com relação às partes de um livro e a sua montagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A encadernação e o corpo do livro são elaborados de forma separada. ( ) A encadernação e o corpo do livro não são elaborados simultaneamente. ( ) As folhas avulsas do texto são constituídas quando as beiradas dobradas de cada caderno são cortadas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V.
B
V - V - V.
C
F - F - V.
D
F - V - F.
8Os museus são reconhecidos em diferentes perspectivas de ação. Para uns, o alcance dessas instituições se dá na ênfase da antiguidade dos acervos. Para outros, na produção do conhecimento e da informação que produzem em favor dos públicos. No que se refere à legislação brasileira de museus e de que forma essas instituições são caracterizadas, assinale a alternativa CORRETA:
A
Instituições sem fins lucrativos abertas ao público da sociedade, visando ao desenvolvimento, à preservação técnica e à educação elitizada por meio de bens culturais com valor histórico e artístico representativo de classe.
B
Instituições com fins lucrativos que preservam, restauram, pesquisam, realizam exposições e conservação de bens históricos, artísticos e científicos para educação e deleite da sociedade.
C
Instituições sem fins lucrativosque conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, bens culturais materiais e imateriais.
D
Instituições que adquirem, conservam e expõem bens culturais para fins de serviços de turismo e educação.
9As intervenções de conservação preventiva não produzem resultados visíveis nos objetos. São voltadas para que as coleções sejam mantidas em bom estado, evitando danos. Quando se trata de uma atuação mais direta sobre as peças, temos as técnicas de conservação reparadora. Sobre a conservação reparadora, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o tipo de medida possível:
A
Controle das condições ambientais envolventes.
B
Confecção de capa e planificação de documentos.
C
Evitar qualquer tipo de dobras nos cantos das páginas.
D
Higienização de livros/documentos.
10Como medida de prevenção aos danos causados aos objetos museológicos, o sistema de camadas é uma proteção de diversos níveis. Embalagens, suportes, armazenamentos, sala, prédio, entorno e região são etapas que constituem barreiras de acesso ao objeto. Considerando o contexto dos tipos de ambientes do museu ao ambiente ao qual pertencem, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Microambiente. II- Médio ambiente. III- Macroambiente. ( ) Espaço externo, extrínseco ao local que o objeto está situado, como a edificação, o prédio. ( ) Área interna intermediária onde está localizado o objeto, podendo ou não estar exposto. ( ) Superfície de contato direto com a peça, cujos materiais devem ser altamente neutros e inócuos. ( ) Espaço da reserva técnica, armário ou gaveta de acondicionamento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - II - I - III.
B
I - III - III - II.
C
III - I - II - I.
D
III - II - I - II.

Continue navegando