Buscar

878Y - CONTR E AUTOMACAO INDUSTRIAL - MODULO6 - OK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

878Y - CONTR E AUTOMACAO INDUSTRIAL - MODULO 6
Exercício 1:
A Figura 1 ilustra uma plataforma semi-submersível sendo movimentada pelas ondas. O alarme de nível alto é constantemente atingido por causa do movimento do fluido dentro do separador (tanque de armazenagem e separação de óleo, gás e água). Neste caso, é comumente utilizado um filtro no ladder, onde somente ocorrerá o alarme se o sensor permanecer atuado por 3 segundos ou mais
A que tipo de temporizador corresponde esta forma de atuação?
B - Timer On-Delay – TON.
Exercício 2:
Num dado CLP, um programa de aplicação possui tempo de varredura de 100ms. Os tempos de respostas dos módulos de entrada nas transições de 0 para 1 e de 1 para 0 são, respectivamente, 5ms e 10ms. Deseja-se detectar pelo CLP um sinal discreto, periódico e do tipo onda quadrada. Executando o programa de aplicação, o período mínimo da onda quadrada, em ms, deverá ser de:
A - 10
Exercício 3:
Um PLC possui um cartão de entradas e saídas com um conversor D/A de 8 bits. Sabendo que em sua saída temos uma tensão de 0 (zero) Volts até uma máxima de 5 (cinco) Volts, assinale a opção que terá a tensão de saída, em V, correspondente a uma entrada binária 10000000.
A - 5,0.
Exercício 4:
Analise as seguintes questões relacionadas a Controladores Lógicos Programáveis (CLPs):
I. Os CLPs atuais contam com avançados microcontroladores que proporcionam elevada velocidade de processamento e versatilidade de programação. Eles têm sido desenvolvidos cada vez menores, mais baratos e contam com interfaces inteligentes que permitem a expansão de pontos de entrada e de saída para processamento distribuído.
II. Os CLPs são capazes de se comunicarem com outros sistemas de controle, gerando relatórios, agendamento de produção e diagnóstico de suas próprias falhas, de máquinas ou de processos. A tendência é que os futuros CLPs continuem com alto poder de processamento, maior versatilidade, maior integração com outros equipamentos e sistemas de comunicação.
III. Como características básicas de um CLP, pode-se destacar: programabilidade, alta confiabilidade, imunidade a ruídos, isolação óptica de entradas e saídas, detecção de falhas, modularidade, start-up rápido, operação em condições ambientais severas.
IV. Para programação de CLPs o padrão IEC 1131-3 define duas linguagens gráficas e duas linguagens textuais. As linguagens gráficas utilizam símbolos para programar instruções de controle, enquanto que as linguagens baseadas em texto usam caracteres para programação de instruções.
A seqüência CORRETA é:
D - Apenas as assertivas I, II, III e IV estão corretas.
Exercício 5:
O controlador lógico programável (CLP) possui como módulos internos básicos:
D - Dispositivo de entrada de dados, bloco de lógica digital, memória e dispositivo de saída de dados.
Exercício 6:
Os controladores lógicos programáveis (CLP’s) são sistemas eletrônicos digitais que utilizam microprocessadores e executam diversas operações predeterminadas com o objetivo de controlar os mais diversos tipos de máquinas e processos. Julgue os itens abaixo, com relação aos CLP’s:
I. - A principal restrição à aplicação dos CLP’s na automação dos processos industriais está relacionada ao atraso de alguns milissegundos, devido ao tempo necessário para a execução do seu ciclo de varredura.
II. - Uma vez programado o CLP para a execução de uma determinada tarefa automática de comando e controle, não é mais possível alterar sua programação. 
III. Um recurso desejável dos CLP’s é a capacidade de detecção e indicação de eventuais falhas internas, ou seja, a autodiagnóstico.
IV. Para a utilização das interfaces de entrada e saída digitais dos CLP’s, são empregados conversores A/D (analógico/digital) e D/A (digital/analógico) apropriados aos sinais de outros dispositivos. V - As instruções ou os comandos de programação dos CLP’s denominados temporizador e contador funcionam de forma semelhante, registrando, normalmente, ano, mês, dia, hora, minuto e segundo, em tempo real.
Qual(is) está(ão) correta(s)?
D - Apenas a III e a IV.
Exercício 7:
Um controlador lógico programável que utiliza as variáveis de tensão e corrente, mais uma chave de nível de contato seco, para ligar e desligar um motor, deverá ter, no mínimo,
E - 2 ED e 2 SD.
Exercício 8:
Em relação à automação de processos industriais, identifique a alternativa cujas afirmações estejam corretas:
I. Nos dias atuais o Controlador Lógico Programável (CLP) é um componente indispensável em sistemas automatizados. 
II. Os transdutores são os componentes utilizados como atuadores em processos industriais automatizados.
III. Em um Diagrama Funcional Seqüencial (SFC), a etapa inicial é ativada a partir de alguma condição pré-definida.
IV. Em um Diagrama Funcional Seqüencial (SFC), podem existir tantas etapas iniciais quantas se fizerem necessárias e o ativamento incondicional de todas elas, simultaneamente, não gera ambigüidades.
V. - Quando forem usados cabos de dados com fibras óticas, que conduzem essencialmente ondas eletromagnéticas, especial cuidado deve ser tomado em relação à blindagem eletromagnética destes cabos, a fim de controlar os efeitos deste tipo de interferência.
B - I e V

Outros materiais