Buscar

Discursiva de Contabilidade e Controladoria Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discursiva de Contabilidade e Controladoria Pública
NOTA 100
QUESTÃO 1/3- Contabilidade e Controladoria Pública
Nota:33.3
A Contabilidade Aplicada à Administração Pública, seja na área Federal, Estadual, Municipal ou no Distrito Federal, tem como carro chefe a Lei 4.320, de 17 de março de 1964, que estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados e do Distrito Federal. A referida lei está para a Contabilidade Aplicada à Administração Pública assim como a Lei das Sociedades por Ações, Lei 6404/76, está para a Contabilidade Aplicada à Atividade Empresarial.
De acordo com os estudos e o capítulo 3 de sua disciplina, explique o que é LIQUIDAÇÃO DA DESPESA:
Resposta:
Liquidação da despesa é a comprovação de que o bem fornecido ou serviço prestado está em total conformidade com as condições de entrega, critérios de qualidade, quantidade e valor disposto na nota fiscal, contrato, convênio, acordo ou ajuste.
Questão2/3- - Contabilidade e Controladoria Pública
Nota:33.3
Conforme disposto na Constituição Federal de 1988, art. 37 o princípio da legalidade é um dos princípios aplicados na administração pública direta e indireta de qualquer um dos Poderes da União, Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Em consonância com este princípio, o art. 5° da Constituição determina que Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Nesse sentido, as despesas públicas e receitas devem observar esse preceito.
Cite 3 leis que regem as receitas e despesas públicas:
Resposta:
Lei Orçamentaria Anula: a LOA é o orçamento propriamente dito, uma lei que estima e fixa as despesas públicas para o período de um exercício financeiro. A LOA contem todos os gastos do Governo Federal e seu projeto deve ser enviado ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto de cada ano. No Congresso os deputados e senadores discutem e fazem os ajustes que julgam necessários por meio de emendas e votam o relatório do projeto na forma de um parecer.
Lei de Diretrizes Orçamentarias: estabelece as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo despesas de capital para o exercício subsequente, orienta a elaboração da lei orçamentaria anual, dispõe sobre o critérios e a forma de limitação de empenho.
O Plano Plurianual: define objetivos e metas de médio prazo da administração pública para despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuadas. Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem ser incluído no PPA.
Questão3/3- Contabilidade e Controladoria Pública
Nota:33.3
Para fim de registro e controle de receita, existe uma classificação que distingue as diferentes entradas nos cofres públicos. A primeira diferenciação dessas entradas é com relação a previsão nas leis orçamentarias, dividindo-as em orçamentarias e extraorçamentarias . De acordo com o MCASP (2018), as receitas orçamentarias ainda são subdivididas por natureza e indicador de resultado primário.
Quanto à classificação por natureza, como são classificadas as receitas orçamentarias na categoria econômica?
Reposta:
As receitas orçamentarias são classificadas em duas categorias econômicas: receita corrente e receita capital. Receita corrente proveniente de recursos financeiros como por exemplo contribuições, tributos, agropecuária, industrial, patrimonial entre outros. Receita capital é a soma da realização de recursos financeiros originados da constituição de dividas e recursos recebidos de outras pessoas de direito público.

Continue navegando