Buscar

7- A EMPRESA COMO SISTEMA E SEU AMBIENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

7- A EMPRESA COMO SISTEMA E SEU AMBIENTE
1. A Revolução Industrial foi um marco nos arranjos de produção, alterando drasticamente a forma como os bens eram produzidos. Sobre esse período, é correto afirmar:
A. Foi marcado pela falta de especialização nas atividades. Cada trabalhador produzia todas as etapas de um produto, do início ao fim.
B. A industrialização provocou um aumento nos preços dos bens que eram ofertados à população.
C. Na prática, houve pouca alteração nas rotinas de produção, sendo a principal mudança a inserção de algumas máquinas que substituíam o trabalho manual.
D. As fábricas começaram a ser vistas como um sistema, em que cada funcionário ficava responsável por uma parte do processo, o que tornou a produção mais rápida e, consequentemente, mais barata.
E. Um traço característico foi a redução no número de vagas de emprego e no tamanho das empresas.
2. Existem ligeiras diferenças nas abordagens de gestão de processos e gestão por processos. Grosseiramente, poderíamos resumir dizendo que a gestão de processos tem um foco nas tarefas e atividades executadas na organização, e que a gestão por processos tem uma visão mais sistêmica, que não olha só para a atividade, mas, adapta as estruturas organizacionais para melhor atender a esses processos. No entanto, ambas têm vínculos, como:
A. A organização por processos elimina a necessidade de monitoramento das atividades organizacionais.
B. A gestão por processos exerce impacto limitado nas atividades operacionais do negócio. Assim, as atividades estratégicas não fazem parte da gestão por processos.
C. Quando falamos de gestão de processos, devemos ter claro que se trata dos processos operacionais de fabricação. Os demais processos, como as atividades administrativas e financeiras, não podem ser tratados da mesma forma.
D. A organização orientada por processos precisa, necessariamente, de processos bem monitorados, caso contrário inviabiliza a possibilidade de tê-los funcionando eficientemente de forma sistêmica.
E. A gestão por processos garante uma visão sistêmica, porém não promove impactos sobre custos ou lucratividade da organização.
3. A evolução do mercado mundial, possível por uma série de fatores, como ambientes políticos estáveis, avanço nas tecnologias de informação e a digitalização dos processos, vem possibilitando que as empresas se tornem sistemas mais complexos, ocasionando um distanciamento gradual entre a propriedade das empresas e sua gestão. Isso permite, por exemplo, que um proprietário chinês tenha uma empresa em São Paulo onde só trabalhem brasileiros. Sobre os desafios de governança que esse modelo apresenta, qual das alternativas a seguir está correta?
A. Em razão da maior complexidade dos negócios, os controles internos integrantes das práticas de governança são capazes de promover a proteção dos ativos da organização apenas contra perdas derivadas de ações intencionais.
B. A contraposição de interesses entre as partes é conhecida como conflito de agentes e se caracteriza pelas diferentes necessidades existentes entre a empresa e os clientes.
C. Um dos benefícios centrais das práticas de governança é equalizar os interesses de administradores e direção ou investidores acionistas.
D. As práticas de governança se concentram principalmente nas questões contábeis do negócio.
E. Com o aumento no tamanho das organizações e a dispersão da propriedade, surgiu a necessidade de controle interno além do âmbito financeiro-contábil, bem como de gestão do negócio. Com isso, os controles internos substituíram de maneira satisfatória as práticas de governança.
4. 
O IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) é uma das mais atuantes entidades promotoras da governança no país. No seu manual de boas práticas, o IBGC afirma:
"Os agentes de governança têm responsabilidade em assegurar que toda a organização esteja em conformidade com os seus princípios e valores, refletidos em políticas, procedimentos e normas internas, e com as leis e os dispositivos regulatórios a que esteja submetida."
Essa afirmação está diretamente relacionada com:
A. A atuação das auditorias externas.
B. As atribuições do conselho fiscal.
C. O sistema de conformidade (compliance) da organização.
D. O presidente do conselho de administração.
E. O direito dos acionistas minoritários.
5. O Relatório Coso consiste em parecer norteador das práticas de controle interno utilizado como modelo de referência por organizações de diversos países, com a intenção de prevenir e evitar fraudes nos procedimentos e processos internos das empresas. Partindo de suas recomendações, é verdadeiro afirmar:
A. O controle interno é considerado um fim em si mesmo.
B. O controle interno é visto como uma carga burocrática inevitável imposta pelos organismos reguladores.
C. A responsabilidade pelos controles é atribuída aos manuais de procedimentos que orientam os controles internos.
D. O grau de segurança viabilizado pelo sistema de controle é total e absoluto.
E. O controle interno é composto por cinco elementos interligados, entre os quais está o entorno (ou ambiente) do controle.

Outros materiais