Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Nome: _____________________________________________ No _______ 5º ano _____
Professora:
Data: _____ / _____ / ______
FICHA 1 DE HG
O TEMPO E A HISTÓRIA
Relógios, calendários e agendas são alguns
exemplos de invenções feitas pelas sociedades
humanas para medir e controlar o tempo.
Atualmente, vários equipamentos nos auxiliam na
medição do tempo. Relógios de pulso, de parede,
de rua registram a hora exata; computadores,
celulares e tablets informam, além da hora, o dia, o
mês e o ano.
Mesmo sem relógios e calendários, desde
os tempos mais antigos os seres humanos notaram que depois do dia vinha a noite, que as
plantas, os animais e as pessoas envelheciam e que a Lua mudava de fases. Ou seja, os grupos
humanos percebiam a passagem do tempo observando a natureza, da qual eles também faziam
parte. Na natureza, a existência do dia e da noite é o fenômeno que
praticamente toda pessoa aprende a observar. A sucessão de dias e
noites está relacionada ao nascer e ao pôr do Sol. Por essa razão, o
Sol tornou-se a principal referência para medir a passagem do tempo.
Além do dia solar, as fases da Lua e o ciclo das estações também
serviram de referência para os povos antigos medirem o tempo. Com o
conhecimento adquirido por meio da observação desses fenômenos,
eles criaram os primeiros relógios para medir a passagem das horas, e
calendários, para calcular a sucessão dos dias, dos meses e dos anos.
O tempo medido pelos calendários
O calendário é um sistema de medição de dias inteiros, por isso, o tempo medido pelos
calendários é bem mais longo. As sociedades humanas criaram diferentes calendários ao longo
do tempo.
O dos egípcios, criado por volta de 6 mil anos atrás, está entre os mais antigos. Baseado
no ciclo lunar, ele tinha 12 meses que somavam 354 dias.
Os calendários cristão e judaico
O calendário que está na sua agenda marca os meses e os dias do ano em que estamos
atualmente. Vamos supor que o ano registrado seja 2020. Que fato considerado importante teria
marcado o início da contagem desse calendário?
Talvez você já saiba que o acontecimento foi o nascimento de Jesus Cristo, ponto de
partida do calendário cristão. Nesse calendário, os anos anteriores ao nascimento de Cristo são
contados de forma decrescente e vêm acompanhados da sigla a.C. (antes de Cristo). Os anos
posteriores ao nascimento de Cristo são identificados com a sigla d.C. (depois de Cristo).
Além do calendário cristão, existem outros tipos de calendários que têm origem religiosa.
No calendário judaico o marco inicial é a data em que Deus criou o Universo. Esse fato teria
ocorrido no ano 3760 a.C. do calendário cristão.
A divisão do tempo em períodos
Outra unidade de medida criada pelos estudiosos é o período. Cada um deles corresponde
a uma longa extensão de tempo em que as sociedades humanas apresentaram determinadas
características marcantes, diferentes das de outros períodos. A periodização mais utilizada em
livros de História foi criada por estudiosos europeus que dividiram a História em cinco períodos:
- Pré-história
- Idade Antiga ou Antiguidade
- Idade Medieval
- Idade Moderna
- Idade Contemporânea
Durante o nosso curso este semestre estudaremos dois períodos: a Pré-história e a Idade
Antiga. A pré-história remete a toda a história do homem que antecede a escrita e, por isso, os
conhecimentos que temos desse período são baseados na descoberta de fósseis e objetos da
época. Por volta de 4.000 a.C surge a escrita no Egito, o que marca o “fim” da pré-história e o
início da Idade Antiga, que vai até 476 d.C.
Textos adaptados para fins didáticos retirados do livro: Araribá
mais: história : manual do professor / organizadora Editora Moderna ; obra
coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora
responsável Ana Claudia Fernandes. – 1. ed. -- São Paulo : Moderna, 2018.
Exercício:
A linha do tempo é uma forma de representar determinados acontecimentos históricos no
tempo. Ela nos ajuda a visualizar a ordem em que os fatos ocorreram. Você já viu um exemplo de
linha do tempo na nossa aula e nesta ficha. Agora, você vai construir a linha do tempo da sua
vida. Para isso, siga os passos:
• Divida a reta que está abaixo no meio. Marque o ano do seu nascimento nesse ponto.
• Em seguida, para facilitar a visualização, marque cada ano de sua vida, até o ano atual.
• Pense em quatro acontecimentos importantes na sua história e na história de sua família.
Podem ser momentos alegres, tristes, engraçados…
• Localize na reta o ano correspondente a esses acontecimentos e registre-os.

Mais conteúdos dessa disciplina