Buscar

apresentacao tcc desigualdade entre escolas públicas e privadas

Prévia do material em texto

· Boa noite a todos hoje eu Estéfani e minha colega Nayara estamos aqui para defender o nosso tema de trabalho de conclusão de curso.
· Então, o trabalho apresenta os apontamentos históricos sobre as diferenças entre o ensino oferecido ao povo e o destinado as elites no Brasil, tivemos como orientador o professor Mestre Celso Carvalho Junior.
· A existência da desigualdade social é uma questão muito importante para ser levantada, será mesmo que existe uma diferença na educação, saúde, cultura equivalente as classes sociais.
· Essa frase de Barão de Itararé remeti muito a diferença, pois ela diz que: “Os homens nascem iguais, mas no dia seguinte já são diferentes”
· Eu acredito que sim nascemos todos iguais, pois nascemos sem nenhum conhecimento diante o mundo aqui fora, mais em seguida já podemos notar a desigualdade ao ver a diferença de hospital, a diferença de instrutora para a chegada do bebê.
· Por que isso acontece? Porque a população é dividida em classes sociais, e essa divisão é feita de acordo com os bens materiais, faturamentos entre outros
· A classe alta, sempre acaba sendo privilegiada porque, porque os cargos mais altos sempre são ocupados por pessoas da classe superior, sendo assim um sempre está ajudando o outro.
· E na educação isso não é diferente porque se a educação fosse a mesma para todos, não existiria diferentes tipos de escolas seria apenas uma rede para todos e não como temos uma rede pública e uma rede privada.
· A educação da rede pública acabou sendo muito precária, pois através de pesquisas conseguimos observar que quando ela surgiu ela não tinha uma administração de qualidade, ela era deixada de lado e o investimento era mínimo.
· Objetivo central do trabalho foi apresentar a diferença entre a educação oferecida para a classe opressora e a educação oferecida para a classe oprimida nos diferentes períodos da história brasileira. Sendo eles o:
Período imperial;
Período republicano; 
Golpe civil-militar até a redemocratização.
· A desigualdade social nos diferentes períodos
· No primeiro período que foi o período imperial de 1822 até 1889 a educação apresentou várias falhas, como a falta de investimento na educação, na formação de professores, na criação de novas escolas e faculdades;
· A educação nesse período era muito desigual pois os filhos da elite usufruíam de tutores particulares enquanto os filhos das demais classes trabalhavam com seus pais, para ajudarem no sustento da casa. O ensino era bem elitista;
· As escolas que existiam, contava com a falta de investimento, precariedade de materiais de apoio, a precariedade na formação dos professores, e na precariedade nos prédios escolares, infelizmente o sistema de educação ficou indeferido e sem qualidade;
· Um dos marcos desse período foi a constituição de 1822, que trouxe várias leis que garantissem o ensino, como o ensino gratuito; 
· O ensino mutuo onde a monarquia queria economizar fazendo um professor ensinar vários alunos e esses alunos ensinarem mais alunos, com uma precária na formação;
· A descentralização do ensino;
· As escolas normais que formavam os professores, para darem aulas, mas essa formação também era muito precária;
· E também a inserção da mulher nas escolas e faculdades.

Mais conteúdos dessa disciplina