Buscar

Simulado 1 Prova Economia I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: ECONOMIA I 
Nome: ___________________________________________ Matrícula: _________ 
Simulado 1º Prova1 
1- Explique o seguinte princípio da economia: ”Às vezes os governos podem melhorar os resultados dos mercados”. 
2- Descreva a curva de possibilidades de produção representada abaixo, salientando o que cada ponto marcado no gráfico representa. 
3- A curva de oferta mostra o que acontece com a quantidade oferecida de um bem quando seu preço varia, mantendo constante todos os outros determinantes da oferta. Quando um desses determinantes muda, a curva da oferta se desloca. Indique qual das variáveis abaixo, quando alterada, não desloca a curva da oferta: 
a) Tecnologia 
b) Preços dos insumos 
c) Expectativas 
d) Preço do bem 
e) Número de vendedores 
4- Ao lado de cada fato a seguir, coloque (+) (variação positiva), (-) (variação negativa) ou (0) (variação nula) para indicar a variação da respectiva variável. (OBS.: Faça um gráfico para justificar seu raciocínio) 
D, representa deslocamentos na demanda; 
O, representa deslocamentos na oferta; 
P, representa mudanças no preço; 
Q, representa mudanças na quantidade. 
Fato A: A renda do consumidor aumenta. Qual o efeito sobre margarina (um bem inferior)? Fato B: Uma regulamentação governamental aumenta o custo da construção de casas. Qual o efeito sobre o mercado de casas novas? 
Fato C: O governo impôs uma isenção/redução do IPI sobre automóveis. Qual o efeito sobre a demanda por carros usados? 
1 LEMBRE-SE: Esse simulado deve servir apenas para verificar se você assimilou bem o conteúdo e está bem preparado para a prova, mas não substitui a leitura dos textos, o comparecimento às aulas e a atenção a temas e detalhes não contemplados nas questões selecionadas para revisão. 
5- Suponha que as curvas de oferta e demanda de uma mercadoria X sejam dadas, respectivamente, por : 
Ox = 150 + 1P e Dx = 100 + 2P. 
a) Mostre as quantidades e preços de equilíbrio. 
6 - Julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e justifique sua resposta em ambos os casos. 
a) ( ) A comercialização de produtos pela internet, ao reduzir os custos das empresas que ofertam esses produtos, desloca a sua curva de oferta para baixo e para a direita. 
b) ( ) Se os bens e serviços finais são definidos como bens produzidos para utilização final, podemos concluir que os bens de capital não são bens finais. 
7. Nos itens a seguir, analise graficamente e explique o que acontece com as curvas de oferta e demanda por botinas nas situações dadas. 
a) O tempo chuvoso estimula o consumo de botas, um bem substituto à botina. b) O couro, matéria-prima para a fabricação de botinas, fica mais caro. 
c) O preço das botinas diminui. 
d) A renda dos consumidores de botinas aumenta. 
8. O governo da cidade do Recife, diante de um aumento inesperado dos gastos públicos, decide aumentar os impostos sobre alguns produtos para que o aumento da arrecadação possa suprir os gastos governamentais. Assim, manda realizar uma pesquisa para descobrir a elasticidade-preço da demanda de alguns bens produzidos e consumidos na cidade, e obtém os resultados da tabela abaixo. 
	BEM 
	ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA
	Calça jeans 
	0,5
	Camisa xadrez 
	1,0
	Botina 
	5,6
	Milho verde 
	3,2
	Feijão 
	0,2
Diante das informações fornecidas, e sabendo que o governo de Recife lançará impostos sobre apenas dois desses bens, indique sobre quais deles deveria recair um aumento dos impostos para que essa medida alcançasse maior eficácia. Explique sua resposta. 
9. Um determinado bem tem demanda elástica em relação a seu preço. Então, se o preço desse bem aumenta, tudo o mais permanecendo constante, o gasto total do consumidor com o bem: 
a) Aumenta b) Diminui c) Permanece constante d) diminui indefinidamente Justifique a sua resposta. 
10. Peter Parker, após ser promovido a fotógrafo efetivo do Clarim Diário, recebeu um aumento salarial. Muito feliz, saiu para comemorar indo ao Target, imenso supermercado que abastece Nova York. Chegando lá, descobriu algumas mudanças também nos preços dos produtos que iria consumir.
O pote de pasta de amendoim, que no mês anterior custava US$10, viu seu preço aumentado para US$15 no mês atual. Conversando com o gerente, descobriu que o pote de geléia de morango, cujo preço permaneceu constante e que no mês anterior vendera 180 mil unidades, passou a vender 288 mil unidades no mês atual. O gerente, afirmando conhecer bem o comportamento de seus clientes, garantiu-lhe que havia uma relação entre os dois movimentos. 
Com base nisso, faça o que se pede nos itens a seguir. 
a) Determine o valor da elasticidade-preço cruzada da demanda da pasta de amendoim com relação à geleia de morango. Explicite seus cálculos. 
b) O que os cálculos do item “a” podem dizer com respeito à relação existente entre os bens pasta de amendoim e geleia de morango? Explique sua resposta, explicitando os conceitos econômicos pertinentes.

Outros materiais