Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A liberdade sindical é a manifestação do direito de associação. Pressupõe a garantia, prevista no ordenamento jurídico, da existência de sindicatos. Se a lei de um Estado garante o direito de associação de pessoas e interesses profissionais e econômicos, estes podem se agrupar em organizações sindicais da categoria profissional (trabalhadores) e categoria econômica (empregadores).
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma das limitações que o sindicato possui:
(A) Princípio de unicidade: os sindicatos poderão criar mais de um sindicato na mesma base territorial apenas na categoria econômica.
(B) Princípio de unicidade: impede a criação de mais de um sindicato representativo na mesma base territorial.
(C) Princípio de unicidade: os sindicatos podem atuar apenas em uma categoria numa mesma base territorial.
(D) Princípio de unicidade: os sindicatos precisam de autorizações do Estado para atuar com sua representação.

O sindicalismo surge como um movimento de lutas, de conquista de direitos para a classe operária. Esse movimento consiste no direito de trabalhadores e empregadores organizarem as organizações sindicais que reputarem convenientes, na forma que desejarem, ditando suas regras de funcionamento e ações que devam ser empreendidas, podendo nelas ingressar ou não, permanecendo enquanto for sua vontade.
Sobre a liberdade sindical no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No Brasil, a liberdade sindical é plena, uma vez que é aplicado o princípio da pluralidade sindical.
( ) O Brasil é criticado por não ter ratificado a Convenção nº 87 da OIT, que prevê a plena liberdade sindical.
( ) O princípio da unicidade sindical não impede a criação de mais de um sindicato, seja representativo de categoria profissional (empregadores) ou da categoria econômica (trabalhadores), numa mesma base territorial.
( ) Não será reconhecido mais de um sindicato representativo da mesma categoria econômica ou profissional, ou profissão liberal, em uma dada base territorial.
A- V - F - V - V.
B- V - F - F - V.
C -F - V - F - V.
D- F - V - V - F.

No Brasil, a história demonstra que a implantação dos sindicatos e da cultura sindical se deu de forma mais tardia que na Europa. Isso porque, pelas configurações do Estado brasileiro, tinha-se muitos latifúndios e uma economia mais voltada para as plantações e agricultura, e não para as indústrias, o que não era propício para o desenvolvimento dos sindicatos, inclusive pela dificuldade de união dos trabalhadores.
Sobre sindicatos, analise as seguintes afirmativas:
I- O movimento sindical, no Brasil, é fortalecido entre o final do século XIX e início do século XX. Até porque, foi apenas no ano de 1888 que aconteceu a promulgação da Lei Áurea, que acabou com a escravidão no país; bem como, no ano de 1891, que a primeira Constituição Republicana foi promulgada no Brasil, na qual passou a ser prevista a liberdade de associação.
II- No Brasil, surgem primeiramente as chamadas Ligas Operárias, voltadas a prestar assistência aos trabalhadores por meio do fornecimento de informação dos direitos que eles possuíam, ou até mesmo o fornecimento de materiais para que os trabalhadores pudessem se socorrer mutuamente, já formando esse sentimento de acolhimento e união entre eles.
III- Nos anos de 1903 e 1907, houve a criação de dois decretos que foram de extrema importância para o início do movimento sindical, uma vez que, respectivamente, o Decreto nº 979, de 1903, permitia a união, em sindicatos, de pessoas que trabalhassem em âmbito rural para estudo, custeio e defesa de seus interesses; da mesma forma que o Decreto nº 1.637, de 1907, passou a prever a possibilidade de criação de sindicatos profissionais no âmbito rural.
IV- Em consonância com referida importância e visando à proteção dos trabalhadores e até mesmo da associação dos próprios empregadores, a legislação brasileira não se furtou em garantir a presença dos sindicatos no ordenamento brasileiro e no dia a dia das relações coletivas de trabalho, formadas em sua maioria com a presença dos sindicados profissionais e econômicos.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B Somente a sentença IV está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.

Existem alguns princípios que norteiam as relações coletivas de trabalho. Com referência aos princípios, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- O princípio da autorregulamentação.
II- O princípio da adequação setorial.
III- O princípio da boa-fé/transparência.
IV- O princípio da liberdade sindical.
( ) Limita o princípio da autorregulamentação, fazendo-nos entender que, por maior que seja a liberdade negocial, alguns direitos são imutáveis – vide artigo 611-B, CLT –, bem como as normas constitucionais que protegem a dignidade dos seres humanos.
( ) É a capacidade que as categorias possuem de se unir em uma associação de caráter sindical sem a intervenção do poder público.
( ) Ensina que as negociações coletivas devem sempre ser pautadas na busca por uma negociação justa e clara, em que as partes visam a adequação do contrato a realidade, mas sem pretender prejudicar a parte contrária.
( ) É um dos mais importantes no que se refere às negociações coletivas, uma vez que sem ele restaria esvaziado o sentido da existência dos sindicatos e das relações coletivas.
A) IV – III – I – II.
B) I – II – IV – III.
C) III – IV – II – I.
D) II – IV – III – I.

A negociação sindical é normalmente uma situação complicada que requer certos cuidados, pois uma atitude extrema, uma palavra mal colocada ou mal interpretada pode colocar toda a negociação em risco. Nesse sentido, existem algumas formas de prevenir que os conflitos aconteçam, adotando-se posturas que reflitam ética e justiça.
Assim, quais são as principais estratégias para se prevenir um conflito?
A- Levantar as necessidades e respeitar as opiniões alheias, ser fiel às reinvindicações propostas, não cedendo por qualquer motivo.
B- Estar disposto a chegar a um consenso, respeitar as opiniões e as necessidades do outro e cumprir com o acordo estabelecido.
C- Estar disposto a dialogar sem ceder, respeitar as opiniões e as necessidades do outro e cumprir com o acordo estabelecido.
D- Levantar as necessidades alheias, utilizar um mediador e ser firme para não dar chance para que a outra parte inicie um confronto.

Para garantir seu funcionamento, os sindicatos precisam de receita. Essa receita, por sua vez, é alcançada por meio das contribuições que formam o custeio do sindicato. Quanto às contribuições, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Entre as contribuições de custeio, temos a contribuição patronal, sindical e confederativa.
II- Entre as contribuições de custeio, temos a contribuição sindical, confederativa, assistencial.
III- Entre as contribuições de custeio, temos a mensalidade sindical, confederativa e assistencial patronal.
A- Somente a sentença III está correta.
B- As sentenças I e II estão corretas.
C- Somente a sentença II está correta.
D- Somente a sentença I está correta.

Sindicatos são entidades associativas que agrupam pessoas unidas por um determinado vínculo, seja ele profissional ou econômico. Com relação à organização e função da diretoria de um sindicato, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Realiza a administração do sindicato.
II- É composta por no mínimo três e no máximo sete membros com estabilidade.
III- Os membros são eleitos pela assembleia geral.
IV- É Responsável pela eleição do presidente do sindicato.
A- As sentenças I, II e IV estão corretas.
B- As sentenças I e II estão corretas.
C- As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
D- Somente a sentença III está correta.

O sucesso da negociação coletiva, seja entre sindicatos de empregadores e de trabalhadores (convenção coletiva), seja entre empresas e os sindicatos representativos dos seus empregados (contrato ou acordo coletivo), depende de vários fatores.
A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA:
A Garantia da liberdade e da autonomia sindical.
B Espaço para a complementação e suplementação do sistema legal de proteção do trabalho.
C Autonomia patronal.
D Razoável índice de sindicalização do grupo representado.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) regulamentou a liberdade sindical. Porém, a resolução da OIT não foi incorporada ao ordenamento do Brasil. A Constituição Federa (CF) de 1988 em seu artigo 5º garante a liberdade a todos os brasileiros sem qualquer distinção. A CF também garante a livre associação profissional ou sindical assegurando a liberdade sindical em todas as esferas da vida.
Assim, assinale a alternativa CORRETA que caracteriza a liberdade sindical no Brasil:
A- A liberdade sindical no Brasil é o reconhecimento do direito à associação no âmbito trabalhista.
B- A liberdade sindical no Brasil é a forma de organização dos trabalhadores amparada pela OIT.
C- A liberdade sindical no Brasil é a garantia da relação trabalhista estabelecida pelo sindicato patronal.
D- A liberdade sindical no Brasil é o ordenamento jurídico internacional das relações de trabalho.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A liberdade sindical é a manifestação do direito de associação. Pressupõe a garantia, prevista no ordenamento jurídico, da existência de sindicatos. Se a lei de um Estado garante o direito de associação de pessoas e interesses profissionais e econômicos, estes podem se agrupar em organizações sindicais da categoria profissional (trabalhadores) e categoria econômica (empregadores).
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma das limitações que o sindicato possui:
(A) Princípio de unicidade: os sindicatos poderão criar mais de um sindicato na mesma base territorial apenas na categoria econômica.
(B) Princípio de unicidade: impede a criação de mais de um sindicato representativo na mesma base territorial.
(C) Princípio de unicidade: os sindicatos podem atuar apenas em uma categoria numa mesma base territorial.
(D) Princípio de unicidade: os sindicatos precisam de autorizações do Estado para atuar com sua representação.

O sindicalismo surge como um movimento de lutas, de conquista de direitos para a classe operária. Esse movimento consiste no direito de trabalhadores e empregadores organizarem as organizações sindicais que reputarem convenientes, na forma que desejarem, ditando suas regras de funcionamento e ações que devam ser empreendidas, podendo nelas ingressar ou não, permanecendo enquanto for sua vontade.
Sobre a liberdade sindical no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No Brasil, a liberdade sindical é plena, uma vez que é aplicado o princípio da pluralidade sindical.
( ) O Brasil é criticado por não ter ratificado a Convenção nº 87 da OIT, que prevê a plena liberdade sindical.
( ) O princípio da unicidade sindical não impede a criação de mais de um sindicato, seja representativo de categoria profissional (empregadores) ou da categoria econômica (trabalhadores), numa mesma base territorial.
( ) Não será reconhecido mais de um sindicato representativo da mesma categoria econômica ou profissional, ou profissão liberal, em uma dada base territorial.
A- V - F - V - V.
B- V - F - F - V.
C -F - V - F - V.
D- F - V - V - F.

No Brasil, a história demonstra que a implantação dos sindicatos e da cultura sindical se deu de forma mais tardia que na Europa. Isso porque, pelas configurações do Estado brasileiro, tinha-se muitos latifúndios e uma economia mais voltada para as plantações e agricultura, e não para as indústrias, o que não era propício para o desenvolvimento dos sindicatos, inclusive pela dificuldade de união dos trabalhadores.
Sobre sindicatos, analise as seguintes afirmativas:
I- O movimento sindical, no Brasil, é fortalecido entre o final do século XIX e início do século XX. Até porque, foi apenas no ano de 1888 que aconteceu a promulgação da Lei Áurea, que acabou com a escravidão no país; bem como, no ano de 1891, que a primeira Constituição Republicana foi promulgada no Brasil, na qual passou a ser prevista a liberdade de associação.
II- No Brasil, surgem primeiramente as chamadas Ligas Operárias, voltadas a prestar assistência aos trabalhadores por meio do fornecimento de informação dos direitos que eles possuíam, ou até mesmo o fornecimento de materiais para que os trabalhadores pudessem se socorrer mutuamente, já formando esse sentimento de acolhimento e união entre eles.
III- Nos anos de 1903 e 1907, houve a criação de dois decretos que foram de extrema importância para o início do movimento sindical, uma vez que, respectivamente, o Decreto nº 979, de 1903, permitia a união, em sindicatos, de pessoas que trabalhassem em âmbito rural para estudo, custeio e defesa de seus interesses; da mesma forma que o Decreto nº 1.637, de 1907, passou a prever a possibilidade de criação de sindicatos profissionais no âmbito rural.
IV- Em consonância com referida importância e visando à proteção dos trabalhadores e até mesmo da associação dos próprios empregadores, a legislação brasileira não se furtou em garantir a presença dos sindicatos no ordenamento brasileiro e no dia a dia das relações coletivas de trabalho, formadas em sua maioria com a presença dos sindicados profissionais e econômicos.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B Somente a sentença IV está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.

Existem alguns princípios que norteiam as relações coletivas de trabalho. Com referência aos princípios, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- O princípio da autorregulamentação.
II- O princípio da adequação setorial.
III- O princípio da boa-fé/transparência.
IV- O princípio da liberdade sindical.
( ) Limita o princípio da autorregulamentação, fazendo-nos entender que, por maior que seja a liberdade negocial, alguns direitos são imutáveis – vide artigo 611-B, CLT –, bem como as normas constitucionais que protegem a dignidade dos seres humanos.
( ) É a capacidade que as categorias possuem de se unir em uma associação de caráter sindical sem a intervenção do poder público.
( ) Ensina que as negociações coletivas devem sempre ser pautadas na busca por uma negociação justa e clara, em que as partes visam a adequação do contrato a realidade, mas sem pretender prejudicar a parte contrária.
( ) É um dos mais importantes no que se refere às negociações coletivas, uma vez que sem ele restaria esvaziado o sentido da existência dos sindicatos e das relações coletivas.
A) IV – III – I – II.
B) I – II – IV – III.
C) III – IV – II – I.
D) II – IV – III – I.

A negociação sindical é normalmente uma situação complicada que requer certos cuidados, pois uma atitude extrema, uma palavra mal colocada ou mal interpretada pode colocar toda a negociação em risco. Nesse sentido, existem algumas formas de prevenir que os conflitos aconteçam, adotando-se posturas que reflitam ética e justiça.
Assim, quais são as principais estratégias para se prevenir um conflito?
A- Levantar as necessidades e respeitar as opiniões alheias, ser fiel às reinvindicações propostas, não cedendo por qualquer motivo.
B- Estar disposto a chegar a um consenso, respeitar as opiniões e as necessidades do outro e cumprir com o acordo estabelecido.
C- Estar disposto a dialogar sem ceder, respeitar as opiniões e as necessidades do outro e cumprir com o acordo estabelecido.
D- Levantar as necessidades alheias, utilizar um mediador e ser firme para não dar chance para que a outra parte inicie um confronto.

Para garantir seu funcionamento, os sindicatos precisam de receita. Essa receita, por sua vez, é alcançada por meio das contribuições que formam o custeio do sindicato. Quanto às contribuições, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Entre as contribuições de custeio, temos a contribuição patronal, sindical e confederativa.
II- Entre as contribuições de custeio, temos a contribuição sindical, confederativa, assistencial.
III- Entre as contribuições de custeio, temos a mensalidade sindical, confederativa e assistencial patronal.
A- Somente a sentença III está correta.
B- As sentenças I e II estão corretas.
C- Somente a sentença II está correta.
D- Somente a sentença I está correta.

Sindicatos são entidades associativas que agrupam pessoas unidas por um determinado vínculo, seja ele profissional ou econômico. Com relação à organização e função da diretoria de um sindicato, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Realiza a administração do sindicato.
II- É composta por no mínimo três e no máximo sete membros com estabilidade.
III- Os membros são eleitos pela assembleia geral.
IV- É Responsável pela eleição do presidente do sindicato.
A- As sentenças I, II e IV estão corretas.
B- As sentenças I e II estão corretas.
C- As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
D- Somente a sentença III está correta.

O sucesso da negociação coletiva, seja entre sindicatos de empregadores e de trabalhadores (convenção coletiva), seja entre empresas e os sindicatos representativos dos seus empregados (contrato ou acordo coletivo), depende de vários fatores.
A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA:
A Garantia da liberdade e da autonomia sindical.
B Espaço para a complementação e suplementação do sistema legal de proteção do trabalho.
C Autonomia patronal.
D Razoável índice de sindicalização do grupo representado.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) regulamentou a liberdade sindical. Porém, a resolução da OIT não foi incorporada ao ordenamento do Brasil. A Constituição Federa (CF) de 1988 em seu artigo 5º garante a liberdade a todos os brasileiros sem qualquer distinção. A CF também garante a livre associação profissional ou sindical assegurando a liberdade sindical em todas as esferas da vida.
Assim, assinale a alternativa CORRETA que caracteriza a liberdade sindical no Brasil:
A- A liberdade sindical no Brasil é o reconhecimento do direito à associação no âmbito trabalhista.
B- A liberdade sindical no Brasil é a forma de organização dos trabalhadores amparada pela OIT.
C- A liberdade sindical no Brasil é a garantia da relação trabalhista estabelecida pelo sindicato patronal.
D- A liberdade sindical no Brasil é o ordenamento jurídico internacional das relações de trabalho.

Prévia do material em texto

1- A liberdade sindical é a manifestação do direito de associação. Pressupõe a garantia, 
prevista no ordenamento jurídico, da existência de sindicatos. Se a lei de um Estado garante 
o direito de associação de pessoas e interesses profissionais e econômicos, estes podem se 
agrupar em organizações sindicais da categoria profissional (trabalhadores) e categoria 
econômica (empregadores). 
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma das limitações que o sindicato possui: 
(A) Princípio de unicidade: os sindicatos poderão criar mais de um sindicato na mesma base 
territorial apenas na categoria econômica. 
(B) Princípio de unicidade: impede a criação de mais de um sindicato representativo na 
mesma base territorial. 
(C) Princípio de unicidade: os sindicatos podem atuar apenas em uma categoria numa 
mesma base territorial. 
(D) Princípio de unicidade: os sindicatos precisam de autorizações do Estado para atuar com 
sua representação. 
2 
O sindicalismo surge como um movimento de lutas, de conquista de direitos para a classe 
operária. Esse movimento consiste no direito de trabalhadores e empregadores 
organizarem as organizações sindicais que reputarem convenientes, na forma que 
desejarem, ditando suas regras de funcionamento e ações que devam ser empreendidas, 
podendo nelas ingressar ou não, permanecendo enquanto for sua vontade. Sobre a 
liberdade sindical no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) No Brasil, a liberdade sindical é plena, uma vez que é aplicado o princípio da pluralidade 
sindical. 
 
( ) O Brasil é criticado por não ter ratificado a Convenção nº 87 da OIT, que prevê a plena 
liberdade sindical. 
 
( ) O princípio da unicidade sindical não impede a criação de mais de um sindicato, seja 
representativo de categoria profissional (empregadores) ou da categoria econômica 
(trabalhadores), numa mesma base territorial. 
 
( ) Não será reconhecido mais de um sindicato representativo da mesma categoria 
econômica ou profissional, ou profissão liberal, em uma dada base territorial. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A- V - F - V - V. 
B- V - F - F - V. 
C -F - V - F - V. 
D- F - V - V - F. 
3 
No Brasil, a história demonstra que a implantação dos sindicatos e da cultura sindical se deu 
de forma mais tardia que na Europa. Isso porque, pelas configurações do Estado brasileiro, 
tinha-se muitos latifúndios e uma economia mais voltada para as plantações e agricultura, e 
não para as indústrias, o que não era propício para o desenvolvimento dos sindicatos, 
inclusive pela dificuldade de união dos trabalhadores. Sobre sindicatos, analise as seguintes 
afirmativas: 
 
I- O movimento sindical, no Brasil, é fortalecido entre o final do século XIX e início do século 
XX. Até porque, foi apenas no ano de 1888 que aconteceu a promulgação da Lei Áurea, que 
acabou com a escravidão no país; bem como, no ano de 1891, que a primeira Constituição 
Republicana foi promulgada no Brasil, na qual passou a ser prevista a liberdade de 
associação. 
 
II- No Brasil, surgem primeiramente as chamadas Ligas Operárias, voltadas a prestar 
assistência aos trabalhadores por meio do fornecimento de informação dos direitos que eles 
possuíam, ou até mesmo o fornecimento de materiais para que os trabalhadores pudessem 
se socorrer mutuamente, já formando esse sentimento de acolhimento e união entre eles. 
 
III- Nos anos de 1903 e 1907, houve a criação de dois decretos que foram de extrema 
importância para o início do movimento sindical, uma vez que, respectivamente, o Decreto 
nº 979, de 1903, permitia a união, em sindicatos, de pessoas que trabalhassem em âmbito 
rural para estudo, custeio e defesa de seus interesses; da mesma forma que o Decreto nº 
1.637, de 1907, passou a prever a possibilidade de criação de sindicatos profissionais no 
âmbito rural. 
 
IV- Em consonância com referida importância e visando à proteção dos trabalhadores e até 
mesmo da associação dos próprios empregadores, a legislação brasileira não se furtou em 
garantir a presença dos sindicatos no ordenamento brasileiro e no dia a dia das relações 
coletivas de trabalho, formadas em sua maioria com a presença dos sindicados profissionais 
e econômicos. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
(A) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
(B) Somente a sentença IV está correta. 
(C) Somente a sentença I está correta. 
(D) As sentenças II e III estão corretas. 
4 
Existem alguns princípios que norteiam as relações coletivas de trabalho. Com referência 
aos princípios, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
 
I- O princípio da autorregulamentação. 
 
II- O princípio da adequação setorial. 
 
III- O princípio da boa-fé/transparência. 
 
IV- O princípio da liberdade sindical. 
 
( ) Limita o princípio da autorregulamentação, fazendo-nos entender que, por maior que 
seja a liberdade negocial, alguns direitos são imutáveis – vide artigo 611-B, CLT –, bem como 
as normas constitucionais que protegem a dignidade dos seres humanos. 
 
( ) É a capacidade que as categorias possuem de se unir em uma associação de caráter 
sindical sem a intervenção do poder público. 
 
( ) Ensina que as negociações coletivas devem sempre ser pautadas na busca por uma 
negociação justa e clara, em que as partes visam a adequação do contrato a realidade, mas 
sem pretender prejudicar a parte contrária. 
 
( ) É um dos mais importantes no que se refere às negociações coletivas, uma vez que sem 
ele restaria esvaziado o sentido da existência dos sindicatos e das relações coletivas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A- II – IV – III – I. 
B- III – IV – II – I. 
C- IV – III – I – II. 
D- I – II – IV – III. 
5 
A negociação sindical é normalmente uma situação complicada que requer certos cuidados, 
pois uma atitude extrema, uma palavra mal colocada ou mal interpretada pode colocar toda 
a negociação em risco. Nesse sentido, existem algumas formas de prevenir que os conflitos 
aconteçam, adotando-se posturas que reflitam ética e justiça. 
Assim, quais são as principais estratégias para se prevenir um conflito? 
A- Levantar as necessidades e respeitar as opiniões alheias, ser fiel às reinvindicações 
propostas, não cedendo por qualquer motivo. 
B- Estar disposto a chegar a um consenso, respeitar as opiniões e as necessidades do outro e 
cumprir com o acordo estabelecido. 
C- Estar disposto a dialogar sem ceder, respeitar as opiniões e as necessidades do outro e 
cumprir com o acordo estabelecido. 
D- Levantar as necessidades alheias, utilizar um mediador e ser firme para não dar chance 
para que a outra parte inicie um confronto. 
6 
Para garantir seu funcionamento, os sindicatos precisam de receita. Essa receita, por sua 
vez, é alcançada por meio das contribuições que formam o custeio do sindicato. Quanto às 
contribuições, analise as afirmativas a seguir: 
 
I- Entre as contribuições de custeio, temos a contribuição patronal, sindical e confederativa. 
 
II- Entre as contribuições de custeio, temos a contribuição sindical, confederativa, 
assistencial. 
 
III- Entre as contribuições de custeio, temos a mensalidade sindical, confederativa e 
assistencial patronal. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
A- Somente a sentença III está correta. 
B- As sentenças I e II estão corretas. 
C- Somente a sentença II está correta. 
D- Somente a sentença I está correta. 
7 
Sindicatos são entidades associativas que agrupam pessoas unidas por um determinado 
vínculo, seja ele profissional ou econômico. Com relação à organização e função da diretoria 
de um sindicato, analise as afirmativas a seguir: 
 
I- Realiza a administração do sindicato. 
 
II- É composta por no mínimo três e no máximo sete membros com estabilidade. 
 
III- Os membros são eleitos pela assembleia geral. 
 
IV- É Responsávelpela eleição do presidente do sindicato. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
A- As sentenças I, II e IV estão corretas. 
B- As sentenças I e II estão corretas. 
C- As sentenças I, II, III e IV estão corretas. 
D- Somente a sentença III está correta. 
8 
Os sindicatos são formados por três órgãos diferentes, sendo eles Assembleia Geral, 
Diretoria e Conselho Fiscal, e cada um possui sua função específica. 
Sobre a Assembleia Geral, assinale a alternativa INCORRETA: 
A- Administração do sindicato. 
B- Eleições dos dirigentes. 
C- Aplicação do patrimônio. 
D- Aprovação das contas. 
9 
O sucesso da negociação coletiva, seja entre sindicatos de empregadores e de trabalhadores 
(convenção coletiva), seja entre empresas e os sindicatos representativos dos seus 
empregados (contrato ou acordo coletivo), depende de vários fatores. 
A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA: 
A- Espaço para a complementação e suplementação do sistema legal de proteção do 
trabalho. 
B- Autonomia patronal. 
C- Razoável índice de sindicalização do grupo representado. 
D- Garantia da liberdade e da autonomia sindical. 
10 
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) regulamentou a liberdade sindical. Porém, a 
resolução da OIT não foi incorporada ao ordenamento do Brasil. A Constituição Federa (CF) 
de 1988 em seu artigo 5º garante a liberdade a todos os brasileiros sem qualquer distinção. 
A CF também garante a livre associação profissional ou sindical assegurando a liberdade 
sindical em todas as esferas da vida. Assim, assinale a alternativa CORRETA que caracteriza a 
liberdade sindical no Brasil: 
A- A liberdade sindical no Brasil é o reconhecimento do direito à associação no âmbito 
trabalhista. 
B- A liberdade sindical no Brasil é a forma de organização dos trabalhadores amparada pela 
OIT. 
C- A liberdade sindical no Brasil é a garantia da relação trabalhista estabelecida pelo 
sindicato patronal. 
D- A liberdade sindical no Brasil é o ordenamento jurídico internacional das relações de 
trabalho. 
sindical no Brasil é a garantia da relação trabalhista estabelecida pelo sindicato patronal. 
D 
A liberdade sindical no Brasil é o ordenamento jurídico internacional das relações de 
trabalho.

Mais conteúdos dessa disciplina