Buscar

Prova de Sociologia, Filosofia e Ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Sociologia, Filosofia e Ética - Exercício do Conhecimento
Questão 1 de 5
No quadro da democracia liberal, cidadania corresponde ao conjunto das liberdades individuais — os chamados direitos civis de locomoção, pensamento e expressão, integridade física, associação, etc. O advento da democracia social acrescentou, àqueles direitos do indivíduo, os direitos trabalhistas, ou direitos a prestações de natureza social reclamadas ao Estado (educação, saúde, seguridade e previdência). Em ambos os casos o cidadão, nesta concepção, é titular de direitos e liberdades em relação ao Estado e a outros particulares — mas permanece situado fora do âmbito estatal, não assumindo qualquer titularidade quanto a funções públicas. Mantém-se, assim, a perspectiva do constitucionalismo clássico: direitos do homem e do cidadão são exercidos frente ao Estado, mas não dentro do aparelho estatal. (BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Cidadania e democracia. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451994000200002. Acesso em 02. Dez. 2019)
Com bases comparativas no texto, analise as afirmações a seguir:
I- O Estado deve promover e garantir, por meio de políticas públicas, que todos tenham acesso aos direitos.
II- Em um regime democrático, como o nosso, é imprescindível que o debate em torno das políticas públicas seja feito de forma transparente, daí porque, todos os entes públicos (União, Estado e Municípios) devem manter em suas páginas oficiais, um portal de transparência, com as todas as informações sobre os gastos públicos, para que o cidadão possa acompanhar e fazer o controle destes gastos.
III- Audiências públicas, criação de conselhos entre outros, são instrumento necessário para a participação da sociedade.
IV- Uma educação de qualidade promove o bem estar coletivo e constrói no cidadão as condições para que possa controlar a execução das políticas públicas, ou seja, o efetivo acesso aos direitos.
As afirmações corretas em relação em relação a cidadania e democracia se encontram nas alternativas:
A - Apenas III e IV estão corretas.
B - Apenas I e IV estão corretas.
C - As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D - As afirmativas I, II e III estão corretas.
E - As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.check_circleResposta correta
Questão 2 de 5
Os fenômenos que Durkheim denomina fatos sociais compreendem toda maneira de agir, fixa ou não, susceptível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou, ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter (LAKATOS, 1997, p. 64). Segundo Durkheim, os fatos sociais são o objeto central da sociologia e possuem três características básicas: exterioridade, coercitividade e objetividade.
Sobre os fatos sociais, segundo Durkheim, analise as afirmações a seguir:
I- A exterioridade, se refere aos fatos que estão fora do indivíduo e sobre o qual o mesmo não tem controle, por exemplo, o modo de vestir de um determinado povo
II- A coercitividade são as ações, normas costumes que exercem pressão e controle sobre o indivíduo, como por exemplo, usar as roupas padronizadas pelo grupo social, pois se usar roupa fora desse padrão, será de alguma forma hostilizado pelos outros membros da sociedade.
III- A objetividade (universalidade), se refere como os fatos surgem, os quais são dependentes do indivíduo.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas a afirmativa III.
B - Apenas as afirmativas I e II.check_circleResposta correta
C - Apenas as afirmativas II e III.
D - As afirmativas I, II e III estão corretas.
E - Somente a afirmativa I.
Questão 3 de 5
“As ciências sociais estão sendo desafiadas a pensar a globalização do mundo. No fim do século XX, quando se anuncia o XXI, elas se defrontam com os dilemas que se abrem com a globalização das coisas, gentes e ideias. Há processos e estruturas sociais, econômicos, políticos, culturais e outros que apenas começam a ser estudados. Além do que é local, nacional e regional, colocam-se problemas novos e fundamentais com a emergência da sociedade global. As fronteiras geográficas e históricas, culturais e civilizatórias parecem modificar-se em direções e formas surpreendentes. Indivíduo, grupo, classe, coletividade e povo são colocados diante de outros horizontes. O próprio pensamento científico é desafiado a elaborar conceitos e interpretações para dar conta de realidades pouco conhecidas. As teorias da globalização, que começam a ser esboçadas, revelam o empenho das ciências sociais em explicar o que há de novo no que vai pelo mundo.” (IANNI, Octavio. Globalização: Novo paradigma das ciências sociais. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141994000200009, Acesso em 09. Dez. 2019)
Em relação ao fenômeno da globalização, assinale a alternativa correta:
A - As informações são disseminadas instantaneamente, ocorre o surgimento de empresas multinacionais e transnacionais, blocos econômicos e diminuição de barreiras comerciais.check_circleResposta correta
B - Ocorre o desaparecimento de blocos econômicos e o aumento de barreiras comerciais protecionistas.
C - Ocorre uma diminuição das relações econômicas entre os países, por conta do protecionismo comercial que a globalização proporciona.
D - Ocorre uma diminuição de empresas multinacionais e transnacionais, por conta do medo de se investir em outros países.
E - Ocorre uma diminuição na produção e consumo de bens e serviços globais.
Questão 4 de 5
Existencialismo é um conjunto de doutrinas filosóficas que tiveram como tema central a análise do homem em sua relação com o mundo, em oposição a filosofias tradicionais que idealizaram a condição humana. É também um fenômeno cultural, que teve seu apogeu na França do pós-guerra até meados da década de 1960, e que envolvia estilo de vida, moda, artes e ativismo político. Como movimento popular, o existencialismo influenciou também a música jovem a partir dos anos 1970. Apesar de sua fama de pessimista e lúgubre, o existencialismo, na verdade, é apenas uma filosofia que não faz concessões: coloca sobre o homem toda a responsabilidade por suas ações. O escritor, filósofo e dramaturgo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980), maior expoente da filosofia existencialista, parte do seguinte princípio: a existência precede a essência. Com isso, quer dizer que o homem primeiro existe no mundo e depois se realiza, se define por meio de suas ações e pelo que faz com sua vida.
Sobre o existencialismo, analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I- Jean-Paul Sartre é o filosofo existencialista de maior aceitação junto aos intelectuais.
II- Jean-Paul Sartre afirma que o homem é livre para exercitar sua subjetividade e responsável por seus atos, ou seja, cabe ao homem a escolha dos princípios e valores que fundamentam sua ação.
III- A liberdade de escolha confere ao homem plena liberdade. No transcorrer de sua vida, o homem é obrigado a fazer inúmeras escolhas diante de situações limites, que o levariam a exercitar a sua liberdade.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas na afirmativa III.
B - Apenas nas afirmativas I e II.
C - Apenas nas afirmativas II e III.
D - As afirmativas I, II e III estão corretas.check_circleResposta correta
E - Somente na afirmativa I.
Questão 5 de 5
A ciência já comprovou que a Terra é redonda (seu formato é o de um esferóide oblato). Além disso, existem provas do formato esférico da Terra como experimentos físicos, fotos de satélites e viagens espaciais. Mas, ainda assim, algumas pessoas defendem que o nosso planeta é plano - algo parecido com o formato de uma pizza ou uma moeda. O movimento terraplanista ganhou força a partir de 2014, tornando-se um fenômeno da internet. O assunto começou a ser discutido em vídeos do Youtube e em grupos de Facebook dos Estados Unidos, sendo que um dos maiores propagadores do movimento é o norte-americano Eric Dubay [...]. Os cientistas já contestaram essa teoria da terra plana, classificando-acomo pseudociência. Apesar de usar o raciocínio lógico, Dubay não chega a conclusões por métodos científicos. Perceber a Terra como plana não quer dizer que ela realmente deve ser plana. (Adaptado) (Disponível em: https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/ciencia---teoria-da-terra-plana-esta-cada-vez-mais-popular.htm. Acesso em 06. Dez. 2019)
O texto acima apresenta duas ideias, uma do senso comum e outra do senso científico, que contesta as ideias do senso comum. Em relação ao senso comum, é correto afirmar:
A -
Perceber a Terra como plana não quer dizer que ela realmente deve ser plana é senso comum, pois está baseado em pesquisas científicas.
B - Dubay , um dos propagadores da idéia da Terra plana, usa do senso comum, pois nas suas conclusões não são usados métodos científicos.check_circleResposta correta
C - No texto, a afirmação “ciência já comprovou que a Terra é redonda” corresponde ao senso comum, porque esta informação está baseada em pesquisas científicas.
D - Os cientistas que já contestaram essa teoria da Terra plana e as classificaram como pseudociência utilizam o senso comum nas suas afirmações.
E - Provas do formato esférico da Terra, como experimentos físicos, fotos de satélites e viagens espaciais evidenciam o senso comum no texto.

Continue navegando