Buscar

A3 Ecologia e Manejo dos Solos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade A3 Ecologia e Manejo dos Solos 
A fração sólida do solo é o depósito de nutrientes que as plantas precisam absorver para seu desenvolvimento, nesse processo de absorção existem algumas condições que podem influenciar no transporte de nutrientes, dentre elas estão: 
- Umidade do solo: É variável e diminui gradualmente ao longo do tempo.  Essa umidade permite que os nutrientes sejam transportados por fluxo de massa para a superfície da raiz, influenciando também o desenvolvimento da raiz e a absorção de nutrientes.  Solos com alto teor de água reduzem a aeração do solo e dificultam o crescimento das raízes, e solos com baixa umidade dificultam o fluxo de água e sua absorção pelas raízes. 
- Temperatura do Solo: A disponibilidade de nutrientes e a capacidade de absorção são afetadas pela variação da temperatura, uma vez que ela influencia a atividade microbiológica, solubilidade de compostos, absorção radicular, permeabilidade das raízes e atividade metabólica. De forma geral a atividade biológica no solo aumenta com o aumento de temperatura. Alguns estudos demonstram que para a diferentes nutrientes a dependência da temperatura também é diferente em termos de absorção, o que torna essa relação entre absorção de nutrientes e a temperatura complexa. 
- Textura do solo: Tem grande influência no comportamento físico-hídrico e químico do solo e adquire importância também nas relações solo-água-planta-atmosfera, interferindo na capacidade de infiltração da água, na evaporação e no suprimento e absorção de nutrientes.

Continue navegando