Buscar

ECOLOGIA E MANEJO DOS SOLOS unidade 3

Prévia do material em texto

O solo é o recurso natural que cobre a superfície da Terra de fundamental importância para a sobrevivência dos seres vivos, principalmente das plantas, que necessitam de seus componentes, como nutrientes e água, para poderem crescer e se desenvolver. Podemos dizer que o solo serve como substrato físico e nutritivo para o sistema radicular das plantas e é capaz de regular o ambiente, uma vez que filtra e acumula diversos compostos que circulam pelo ecossistema. No entanto, algumas condições físicas do solo podem influenciar no transporte de nutrientes e absorção dos mesmos. Com base nessa afirmação, cite e explique três condições que influenciam no transporte de nutrientes do solo.
A concentração do nutriente na solução do solo é de importância primária para o suprimento deste nutriente para a raiz (Marshner, 1995). Os nutrientes são transportados até às raízes por meio de três mecanismos: intercepção radicular, difusão e fluxo de massa.
Os nutrientes deslocam-se na solução do solo em direção às raízes, quer por movimento na massa de água que está a ser absorvida pelas plantas, processo designado por fluxo de massa, quer por difusão dos locais de maior para os de menor concentração.
No solo, os nutrientes podem se mover para as superfícies radiculares dissolvidos no fluxo em massa de água ou por difusão. No fluxo em massa, os nutrientes são carreados pela água que está se movendo do solo para a raiz. Na difusão, nutrientes minerais movem-se de uma região de maior para outra de menor concentração.
A captação de água e de sais minerais, nas plantas, ocorre na sua maioria ao nível da epiderme da raiz, especialmente através dos pêlos radiculares. Estas estruturas são extensões de células epidérmicas que aumentam a área da superfície de contacto com o solo, e consequentemente a capacidade de absorção.
A disponibilidade e a capacidade de absorção são afetadas pelas variações das temperaturas uma vez que ela influencia a atividade microbiológica, solubilidade de compostos, absorção radicular, permeabilidade das raízes e atividades metabólicas. De forma geral a atividade biológica no solo aumenta com o aumento da temperatura.
Alguns estudos demonstram que para as diferentes nutrientes a dependência da temperatura também é diferente em termo de absorção, oque torna essa relação entre a absorção de nutrientes e temperatura complexa.
Os principais fatores químicos que influenciam a dinâmica de nutrientes no solo são as composições mineralógica do solo, a disponibilidade de nutrientes, a presença de elementos tóxicos, o teor da matéria orgânica, as reações de sorção e precipitação e a salinidade. Da mesma forma que a textura e a estrutura, esses fatores atuam de maneira simultânea, interagindo entre si, e portanto, não devem ser considerados isoladamente. A menor e a maior reserva de nutrientes no solo e a presença de elementos tóxicos para as plantas estão associadas com a composição mineralógica, herdada na maioria dos casos, do material de origem.
A umidade do solo varia muito durante o ciclo vegetativo, havendo uma diminuição gradual com o passar do tempo. A umidade de forma adequada no solo permite que os nutrientes sejam transportados por fluxo de massa a superfície radicular e em muitos casos dentro das raízes das plantas.
A condição de umidade do solo afeta o desenvolvimento radicular das plantas e com isso a interceptação radicular dos nutrientes, solos com muitos teores de água diminuem a areação do solo e atrapalha o crescimento das raízes, porém solos pouco úmidos atrapalham o fluxo de água a ponto de impedir a absorção pelas raízes.

Continue navegando