Buscar

SIMULADO ESTACIO TECNOLOGIA CONSTRUÇÃO CIVIL

Prévia do material em texto

1a Questão 
	
	
	
	
	Numa determinada obra de terraplenagem, foram usados equipamentos especializados para os mais diversos fins (escavadeira, trator, etc). Podemos assim dizer que o serviço de movimento de terra deste caso foi um:
		
	
	sistema mecanizado
	
	sistema automático
	
	sistema motorizado
	
	sistema de corte e aterro
	
	sistema escavo-transporte 
	
Explicação: Classificação estabelecida.
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	(COSEAC, 2008) Na demolição de paredes externas de edifícios com mais de três pavimentos, bandejas devem ser instaladas com inclinação e dimensão mínimas, respectivamente, de: 
		
	
	45º e 2,50m; 
	
	30º e 2,50m.
	
	45º e 1,50m; 
	
	50º e 2,00m; 
	
	60º e 1,00m; 
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Os serviços topográficos podem ser usados em certas atividades no desenvolvimento de uma obra, exceto:
		
	
	No cálculo do volume de material de descarte (bota-fora).
	
	No planejamento da terraplenagem.
	
	Na locação das fundações.
	
	Na comparação com as metragens e confrontações das medidas constantes na escritura do terreno. 
	
	No monitoramento de recalques.
	
Explicação: 
O material a ser descartado deverá ser recolhido por caminhões ou ser estocado em caçambas, devendo-se considerar o grau de empolamento, de acordo com as características do solo.
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	A PLANIMETRIA não fornece, como resultado:
		
	
	Ângulos horizontais
	
	O perímetro.
	
	A locação de elementos existentes (árvores, postes, construções existentes).
	
	A área do terreno.
	
	As curvas de nível.
	
Explicação: 
As curvas de nível são obtidas através da ALTIMETRIA.
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	A única alternativa que traduz CORRETAMENTE a importância de bem locar uma obra, é:
		
	
	Como referencial da locação de uma obra ¿ a partir do qual são traçados os eixos principais e as localizações das fundações ¿ pode-se tomar, por exemplo, um automóvel parado na rua defronte ao terreno ou mesmo uma pessoa que, parada por um tempo determinado, serve de parâmetro para a localização dos eixos.
	
	(a) A locação da obra não deve admitir erros ou imprecisões nas medições. Qualquer cálculo mal feito pode refletir na obra como um todo: do comprometimento do tamanho dos ambientes às questões de alinhamento, ortogonalidade ou mesmo de obediência às medidas definidas em projeto.
	
	Na fase de locar uma obra fica implícita a ocorrência de erros, justificados por ser um trabalho que não consegue ser feito com muita precisão, dadas as limitações dos materiais / equipamentos utilizados: trenas, linhas, madeiras, mangueiras de nível, pontaletes. As eventuais imprecisões nas medidas são, sempre que possível, absorvidas por acertos efetuados pelo engenheiro da obra ao longo da construção.
	
	Esta etapa de construção é fundamental para todas as fases seguintes, pois dela depende o levantamento planialtimétrico, a definição das questões topográficas e de movimentações de terra e, consequentemente, o cálculo dos volumes finais de corte e aterro ¿ atividades estas muito importantes no orçamento final da obra.
	
	Os pontos para a execução de sondagens nos terrenos são definidos (e localizados) na etapa que imediatamente antecede a elaboração da sondagem, ou seja, na locação da obra no terreno. Isso se justifica porque é mais interessante sondar os pontos do terreno que futuramente receberão elementos importantes, como as fundações por exemplo (dadas as exigências de cargas suportadas pelo solo).
	
Explicação: 
A locação não deve admitir erros, pois este procedimento marca os locais exatos onde as fundações serão executadas.
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Toda obra tem fases específicas que devem ser seguidas para o bom andamento da mesma. O instrumento utilizado para acompanhar a execução de uma obra, no que diz respeito ao cumprimento dos prazos estabelecidos é o(a):
		
	
	Diário de obra.
	
	Caderno de encargos.
	
	Cronograma físico-financeiro.
	
	Anotação de responsabilidade técnica.
	
	Relação de materiais do almoxarifado.
	
Explicação: 
Ele especifica, em termos percentuais, quais etapas estariam concluídas mês a mês, inclusive demonstrando a quantidade de valor monetário que um determinado mês consumiu do orçamento total.
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	A NR-18, Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção, estabelece o seguinte preceito quando executamos uma demolição:
		
	
	O material proveniente da demolição não deverá ficar acumulado na estrutura.
	
	A demolição de uma construção poderá ser executada uniforme e concomitantemente em cada pavimento, formando grupos com quantidades iguais de operários espalhados em cada andar.
	
	Ao invés de tentar reaproveitar ou reciclar resíduos, é aconselhável a demolição completa e uniforme. A tendência atual é, portanto, considerar todo material retirado como entulho a ser descartado. Isso poupará tempo, e não é compensador.
	
	O terreno e as construções existentes deverão ser previamente encharcadas e saturadas de água. Isso visa condensar o entulho a ser retirado.
	
	A área em questão deverá estar coberta com lonas plásticas ou chapas de compensado, a fim de evitar a projeção de partículas para áreas superiores.
	
Explicação: 
Acumular material da estrutura sobrecarrega a laje, o que poderá causar desmoronamento.
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Os serviços preliminares são aqueles considerados como se fossem serviços de apoio à execução do serviço principal. São atividades que fazem parte dos serviços preliminares de obras, exceto:
		
	
	Levantamento topográfico.
	
	Limpeza do terreno.
	
	Serviços de impermeabilização.
	
	Ligação de água e eletricidade.
	
	Sondagem de simples reconhecimento.
	
Explicação: 
A impermeabilização ocorre durante a construção de lajes e reservatórios.

Continue navegando