Buscar

Psicologia em Situação de Emergência AS I Avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Psicologia em Situação de Emergência – AS I – Avaliação
PERGUNTA 1
Em 12 de janeiro de 2010, um terremoto de 7.0 na escala Richter atingiu o Haiti, foi considerado a pior tragédia em 200 anos da história do país. Este acontecimento de causa natural, com epicentro na capital do Haiti, Porto Príncipe, deixou cerca de 300 mil mortos e aproximadamente três milhões vítimas, um terremoto com grandes proporções.
Esse evento causou grande ruptura na vida dos haitianos, com perdas materiais, econômicas, ambientais e humanas, difíceis de serem reconstruídas. 
	
	
	a) O terremoto do Haiti pode ser classificado como um acidente, visto que os haitianos, no geral, ficaram de fora dos efeitos do terremoto, a vida cotidiana não foi alterada e os sistemas de resposta e ajuda às pessoas afetadas permaneceram ilesos.
	
	
	b) O terremoto do Haiti pode ser classificado como uma emergência, visto que houve uma ruptura da normalidade de um sistema, mas não excedeu a capacidade de resposta da comunidade afetada.
	
	
	c) O terremoto do Haiti pode ser classificado como um terremoto de proporções catastróficas, gerando vítimas em massa, classificado como de grande porte, onde a situação de normalidade depende de um suporte externo para ser estabelecida, sua evolução pode se considerar como súbita com efeitos rápidos, incontroláveis e devastadores.
	
	
	d) Não é importante enquadrar o terremoto do Haiti, visto que declará-lo como uma emergência, desastre, ou catástrofe não tem implicações na mobilização de recursos, para a gestão de e para o atendimento das próprias vítimas.
	
	
	e) O terremoto do Haiti pode ser classificado como um terremoto de proporções desastrosas, a população foi afetada indiscriminadamente e a vida social 
cotidiana foi alterada. Os sistemas de resposta institucional, públicos e privados, ficaram ilesos e ajudaram a comunidade afetada.
Podemos classificar esse acontecimento como?
PERGUNTA 2
Leia o texto a seguir.
Um ano depois do rompimento de barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG), a cidade registra um aumento de 400% na demanda por atendimento em saúde mental no sistema público de saúde, segundo dados da prefeitura (A GAZETA, 2020).
https://www.agazeta.com.br/brasil/demanda-por-atendimento-em-saude-mental-em-brumadinho-cresce-400-0120
Sobre a fase de reconstrução, é INCORRETO afirmar:
	
	a.
	Atuação pode se dar no atendimento às pessoas afetadas, por meio de escuta, de entrevistas de apoio, ou mesmo para a psicoeducação, com informações que possam ajudar as vítimas a se situarem e se orientarem diante da desordem ocasionada pela situação.
	
	b.
	Têm por propósito analisar o sofrimento psíquico e auxiliar as vítimas, minimizando os impactos provocados pelo desastre, bem como contribuir para atuações mais eficientes.
	
	c.
	As atuações podem se dar em três etapas: Pré-impacto, Impacto e Pós-impacto.
	
	d.
	O psicólogo irá intervir visando medidas que possam assegurar a saúde do indivíduo a curto, médio e longo prazo, promovendo a resiliência diante de novas situações que possam afetar a saúde mental da pessoa.
	
	e.
	O psicólogo irá averiguar as consequências provocadas pelo desastre, para aperfeiçoar as respostas em ocorrências semelhantes ao que já foi vivenciado.
PERGUNTA 3
Sobre a Defesa Civil, é correto afirmar.
	
	a.
	d) A fatalidade ou a incerteza do desastre impedem a adoção das medidas preventivas e mitigadoras da situação de risco.
	
	b.
	e) É vedado à defesa civil fomentar pesquisas sobre os eventos deflagradores de desastres.
	
	c.
	c) Atualmente, a maioria das Defesas Civis se estruturam em sistemas fechados, sem a participação dos governos locais.
	
	d.
	b) A atuação da defesa civil tem como principal objetivo a redução de riscos e de desastres.
	
	e.
	a) A atuação da defesa civil se dá de forma individualizada.
PERGUNTA 4
Acerca das contribuições da psicologia nas emergências e desastres, julgue os itens a seguir.
I. A importância da Psicologia em Situações de Emergências e Desastres é bem pontual, cabendo ao psicólogo uma atuação voltada apenas durante o desastre.
II. A atuação do psicólogo será feita nas três fases: no pré-desastre, durante o desastre e no pós-desastre. É por meio da percepção dos comportamentos dos indivíduos em todas as etapas do desastre que as intervenções da Psicologia devem ser desenvolvidas.
III. O psicólogo poderá atuar direta ou indiretamente; diretamente em relação ao atendimento às vítimas; indiretamente, participando na capacitação e no preparo psicológico das equipes.
IV. A Psicologia das emergências e desastres busca estudar as reações dos indivíduos e dos grupos humanos no antes, durante e depois da situação de emergência ou desastre, bem como implementa estratégias de intervenção psicossocial orientadas à mitigação e preparação da população.
É correto o que está contido em:
	
	
	a) III.
	
	
	b) II, III e IV.
	
	
	c) I, II, III e IV.
	
	
	d) IV.
	
	
	e) I, III e IV.

Continue navegando