Buscar

filmes monomoleculares insolúveis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmica: Geovana Alda Pereira RA: 95204
Aplicação de Filmes Monomoleculares Insolúveis: Redução da evaporação de água por filmes monomoleculares
A evaporação de águas de lagos e represas podem causar enormes perdas de água doce, em algumas regiões, esse fenômeno da evaporação aumenta a salinidade da água impedindo seu uso, antes mesmo dos reservatórios secarem. Visto isso, foram criados diferentes métodos para reduzir a evaporação das águas, não interferindo seu ciclo hidrológico e reduzindo a velocidade de evaporação. 
No presente trabalho, será apresentado, o método de redução por meio do espalhamento de filmes sobre a água, em especial os filmes moleculares. Estes filmes possuem como finalidade, produzir um efeito de barreira que atenuam as ondas e diminuem a área de superfície líquida exposta ao sol e ao vento, reduzindo assim a evaporação.
Os filmes monomoleculares possuem espessura de uma molécula, por este motivo são praticamente invisíveis Eles podem ser definidos como formas que possuem dois estados onde a pressão é medida em termos de força por unidade de comprimento e a densidade é caracterizada em termos de área por molécula. As monocamadas são formadas por dois tipo de hidrocarboneto, ácidos e álcoois, possui em sua estrutura uma molécula hidrofílica, atraída pela água (hidroxila) ficando assim submersa na água e uma molécula hidrofóbica (insolúvel em água) ficando na parte de cima da água. (figura – 01 e 02)
As moléculas da monocamada interagem com as moléculas da superfície e formam uma nova superfície com propriedades, isso inclui a tensão superficial, que diminui devido à repulsão entre as cadeias carbônicas que causa uma força a tensão superficial. 
As composições de antievaporantes à base de surfactantes são obtidas na forma sólida. No caso dos álcoois graxos, o espalhamento do filme na superfície da água pode ser facilitado pelo uso de um ou mais aditivos, os quais evitam também a aglomeração das partículas. 
Referências Bibliográficas: AGOSTINHO, L. L. F. ; FRISCHKORN Hörst; FERREIRA, A. C. da S.; PÁDUA, V. L. [2004]. I-143 – INFLUENCIA DA APLICAÇÃO DE FILMES MONOMOLECULARES PARA REDUÇÃO DA EVAPORAÇÃO NA QUALIDADE DA ÁGUA DE RESERVATÓRIOS SUPERFICIAIS - 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. <http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/550/1/2005_eve_llfagostinho.pdf>
Marcos Gugliott. 2014. Redução da evaporação de água por filmes monomoleculares – Conselho Regional de Química – IV Região <https://www.crq4.org.br/informativomat_1227>

Continue navegando