Buscar

A3 GESTÃO DE PROJETOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO DE PROJETOS 3
1. Um dos grandes desafios de um projeto está na capacidade do gerente em conduzir a sua equipe ao atingimento dos objetivos traçados. O gerenciamento de recursos humanos, assim como a gestão de custos, escopo e tempo, é de fundamental importância para que o projeto tenha resultado positivo e a sua capacidade de gestão de pessoas nesse processo é crucial. Nesse sentido, descreva por que é importante o papel do gerente do projeto na condução da equipe e descreva como cada um dos perfis (competidor, líder, analítico e colaborador) pode contribuir para o sucesso do projeto.
-----------------------------------------------------
Funções do gerente de projetos
As principais funções do gerente de projetos é assegurar que o projeto fique dentro do escopo, do custo e do prazo acordados, monitorar os indicadores dos projetos, obter, selecionar e adquirir recursos humanos, financeiros e materiais, coordenar as partes interessadas, gerenciar conflitos, comunicar decisões e resultados, assegurar a aplicação da metodologia de gestão de projetos mais coerente e adequada para o contexto do projeto e o momento da empresa, receber, avaliar e executar solicitações de mudanças, entre outras.
Ele também deve ser capaz de motivar seus liderados, ser uma pessoa proativa e flexível e possuir boas habilidades de comunicação.
Em resumo, um bom gestor precisa ser assertivo, claro e entender bem quando e como delegar responsabilidades. Além disso, precisa confiar na sua equipe – e inspirar ela a confiar nele também. O gestor é um mediador e facilitador, e uma peça essencial para garantir que os melhores resultados possíveis sejam alcançados.
Vejam abaixo como os perfis podem contribuir para o sucesso do projeto.
Liderança: Competência fundamental para o gestor, afinal esse é o principal papel que deve exercer durante um projeto. Ela diz respeito à capacidade de um gerente inspirar respeito e confiança nos membros da equipe para que eles se sintam motivados a completar todas as tarefas necessárias para o sucesso do empreendimento.
Visão analítica: com auxílio das ferramentas técnicas de que dispõe, o profissional de gerenciamento de projetos deve praticar, acima de tudo, a sua visão analítica. Assim, ele se encontra devidamente capacitado para identificar e avaliar riscos, estudar os impactos das decisões tomadas, corrigir e aprimorar os procedimentos realizados e orientar a execução do projeto da forma mais célere possível.
Perfil Competidor: O profissional que possui o tipo de talento competidor tem encanto por desafios, pois, para ele, cada ação, cada tarefa, atividade ou cada batalha em seu dia a dia de trabalho e também na vida pessoal, é singular
Perfil Colaborador: Um gestor eficiente deve saber negociar e distribuir tarefas de forma segura, bem como mostrar segurança e respeito pelo trabalho de seus colaboradores. Porém, é preciso controlar e acompanhar o desenvolvimento de cada ação, ou seja, precisa ser um agente que administra pessoas, projetos, serviços e processos

Continue navegando