Buscar

educação e sociologia - resenha critica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha de Obra: Educação e Sociologia 
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1975, 91p.
 Émile Durkheim nasceu no dia 15 de abril de 1858, em Épinal, na França. Foi psicólogo, filósofo e sociólogo e sua primeira obra com importância relevante foi “Divisão do trabalho social” em 1893. Faleceu em Paris, na França, no dia 15 de Novembro de 1917. O livro “Educação e Sociologia” é uma publicação póstuma de 1923.
 A obra “Educação e Sociologia” discorre sobre a importância da sociedade no processo de educação, visto que, segundo o autor, a forma como a sociedade de um determinado lugar se organiza diz muito sobre qual tipo de indivíduo ela precisa para funcionar e essa necessidade influencia na forma como suas crianças serão educadas. Logo, Durkheim nos deixa entender que a educação é a socialização da criança e esta se dá por meio da ação de gerações mais velhas paras as gerações mais novas.
 Outro ponto que é mostrado no livro é a importância da educação para o convívio em sociedade, pois o ser humano nasce apenas com o seu ser individual em que se organizam seus instintos e os fatos relacionados a sua vida pessoal. Portanto, a educação se mostra como fator que organiza o ser social (conjunto de ideias, sentimentos e hábitos que refletem em cada pessoa que está inserida num determinado grupo) afim de que seja possível uma convivência harmoniosa entre o indivíduo e a sociedade. Então, a família e os mestres devem ter cuidado como educadores pois é preciso transmitir para o educando uma noção de como sua sociedade se organiza com a finalidade de que este não seja nem muito passadista nem futurista, causando até um atrito entre ele e o seu meio.
 Segundo os textos lidos, a educação é moldada no reflexo do tempo e das instituições da sociedade de um determinado lugar, por isso para efetuá-la de forma efetiva é necessário entender seus processos históricos e seu contexto social. O sistema educativo deve formar no indivíduo uma consciência de deveres que vão lhe promover autonomia para reformar e adaptar seus instintos e regras impostas nos meio onde cresceu primeiramente para melhor conviver na sociedade em que participará ativamente. É abordada a importância do Estado no processo de educação pois o mesmo tem como função proteger, ensinar e velar para que não seja ignorados pela escola e crianças o respeito à razão da ciência, das ideias e sentimentos em que se baseia a moral democrática. 
 O livro é muito bem estruturado e permite uma melhor concepção a respeito do que é a educação e como o ato de educar influencia no indivíduo e posteriormente na sociedade. O	utro ponto que se torna muito importante é a noção que Durkheim transmite a respeito da educação como instituição social e como a sociedade no geral se reflete no indivíduo que mesmo herdando de seus pais alguns caracteres é por meio da educação que estes serão melhor desenvolvidos ou controlados de acordo com a necessidade do meio em que participará ativamente. A educação se transforma no decorrer da história e esta só é reformulada a partir da ação de um grupo com muita influência no meio social e quando as estruturas da sociedade são reformadas. O ato de educar por ser realizado da geração mais velha para geração mais nova, se torna até mesmo um ato inconsciente pois quem faz parte daquela geração reproduz palavras e gestos que constantemente são absorvidos e repetidos pelos indivíduos que fazem parte desta geração, logo, é necessário que durante a ação de educar reflita-se sobre sua importância para o contexto em que está sendo utilizada e é importante também que transformem os educandos em questionadores para que estes além de conviver em harmonia com a sociedade possa analisá-la de forma crítica a fim de torna-la melhor e até mesmo não se tornar um objeto cujas vontades e pensamentos sejam controlados pela mesma ou por um grupo influente nesta.
 
Universidade Federal do Recôncavo Baiano
Licenciatura em Ciências Sociais 
1° semestre 
Yane Pereira das Chagas

Continue navegando