Buscar

Modelo OSI - João Victor Menezes Queiroz


Continue navegando


Prévia do material em texto

Modelo OSI
Aluno: João Victor Menezes Queiroz
__________________________________________
Física
É a primeira camada do Modelo OSI, a camada física será a entrada ou o caminho que o pacote percorre para chegar ao seu destino final. Nesta camada são especificados os dispositivos, como os hubs e os meios de transmissão, como os cabos de redes. Os dados da camada são transmitidos por esses meios e processados na próxima camada.
Enlace
A camada de enlace servirá como um Fiscal para a primeira camada, irá assegurar a transferência confiável de dados entre sistemas conectados diretamente por um meio físico. O meio físico estará sujeito a ruídos e interferências, desse medo a camada de Enlace entrará em ação para tornar o deslocamento de dados mais seguro.
A Camada de Enlace de Dados envolve tipicamente as seguintes funções:
· Ativação e desativação do Enlace de Dados;
· Supervisão e Recuperação em caso de anormalidades;
· Sincronização;
· Segmentação e delimitação das unidades de dados;
· Controle de erros e seqüenciamento das unidades de dados;
· Controle de Fluxo.
Nesta camada são definidas as tecnologias como as VLans, ou topologias como a Token ring, ou a ponto-a-ponto. Também é nesta camada que dispositivos como os switches funcionam. A camada é dividida em duas subcamadas: a Camada MAC e a Camada LLC.
Redes
Já a camada de rede é responsável por fornecer um suporte de comunicação para as camadas superiores. É nesta camada que temos o endereçamento IP de origem e de destino, ela também pode priorizar alguns pacotes e decidir qual caminho seguir para enviar seus dados.
O Endereço MAC é o endereço físico de quem envia o pacote. Ou seja, se enviarmos um pacote e ele passar por cinco dispositivos diferentes (roteadores, switches, ou servidores, por exemplo) o endereço MAC é alterado no processo. Já o endereço IP não sofre essa alteração. Já o Endereço IP é a identificação da sua máquina na rede de dados. 
Transporte
A camada de transporte é a camada responsável pelo controle de transferências e deslocamento de dados nas redes, nesta camada que garante o envio e recebimento de pacotes de dados, ela gerencia o transporte dos para assegurar se os dados chegaram com êxito ao seu destino final.
Nesta camada lida muito com a qualidade de serviço, pois os dados precisam chegar corretamente e com consistência aos destinatários, ou seja, não pode chegar repetidos ou com erros. Porém, nem todos obedecem corretamente o protocolo da camada de transporte.
Os protocolos mais comuns desta camada são a TCP e UDP. O primeiro protocolo garante a entrega, já o UDP costuma ser mais rápido que o TCP, mas não garante a entrega de dados.
Sessão
A Camada de Sessão tem por objetivo o controle dos procedimentos de diálogos, ou seja, é responsável por estabelecer e encerrar a conexão entre os hosts, além de desenvolver a sincronização entre eles. Esta camada também provém algum suporte a elas, como registros de log e realizando tarefas de segurança.
A camada de Sessão inclui as seguintes funções, entre outras:
· Transferência de dados em ambas direções, normal ou expressa;
· Gerência de Token , permitindo às aplicações solicitar e transferir a primazia da comunicação ou de exercício de determinadas funções;
· Controle de Diálogo, permitindo às aplicações acordar a forma de diálogo, half duplex ou duplex;
· Sincronização e gerência de atividades, permitindo estratificar o diálogo, colocando títulos, subtítulos e marcas de delimitação.
Apresentação
Esta é a camada responsável por fazer a tradução dos dados para que a próxima camada o use. Nesta camada temos a conversão de códigos para caracteres, a conversão e compactação dos dados, além de realizar a criptografia desses dados. Isto significa que a forma como os conteúdos 
Aplicação
A camada de aplicação é responsável pela semântica da comunicação, foi modelada diferenciando elementos comuns a todas as aplicações como a CASE, que cuja objetivo é prover capacitações genéricas necessárias à transferência de informações, independentemente de sua natureza, de elementos de serviço de aplicação específicos ou de transferência de informações destinadas a atender requisitos específicos de determinadas aplicações. Resumidamente, a camada é criada para consumir os dados enviados e termos acessos aos programas que garantem a interação humano-máquina. É nesta camada que temos os protocolos mais conhecidos como o HTTP, FTP, além de serviços como o DNS.