Buscar

Historia do roacutan e seus riscos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Descoberta e Aprovação Pré-Mercado : 1970-1982
Em 1975, quando pesquisadores americanos da Hoffmann-La Roche começaram a estudar o produto químico, isotretinoína, eles ficaram impressionados com sua notável eficácia. (Accutane and Pregnancy, WASH. POST , Apr. 26, 1988 at A17).A droga, que a Roche Laboratories vende como Accutane, é um antídoto extremamente poderoso para acne, incomparável a qualquer outro tratamento. 85% dos pacientes que tomam Accutane atingem remissão total após um tratamento típico (cerca de cinco meses). (Robert S. Stern, A Uniquely Effective Drug Is Teratogenic: The Case of Isotretinoin, 320 NEW ENG. J. MED 1007 (1989). FDA Consumer Magazine revista própria da FDA declarou a droga como "o maior avanço no tratamento medicamentoso para acne nos últimos 20 anos". (Michelle Meadows, The Power of Accutane, FDA CONSUMER , Mar. 1, 2001, at 18). 
Dr. Werner Bollag estudou pela primeira vez o composto químico, ácido retinóico de 13 cis nos laboratórios Roche na Suíça durante a década de 1960. Bollag testou o composto como um tratamento para câncer de pele, e em 1971, descobriu a capacidade da droga de curar acne. Mas Bollag também percebeu que a droga poderia causar sérios defeitos congênitos. O composto derivado da vitamina A, um teratogênio conhecido. Quando se mostrou ineficaz como uma terapia contra o câncer, ele abandonou o projeto. Em um artigo frequentemente citado da Terapia retinóides, Bollag explicou: "Naquela época [a década de 1970], no clima psicológico engendrado pela tragédia da talidomida, seria inconcebível desenvolver um agente com propriedades teratogênicas para o tratamento de uma queixa tão comum como acne." (Quoted in Diane Nygaard, Accutane: Is the Drug a Prescription for Birth Defects, TRIAL , Dec. 1988 at 81; Krause supra note 14, at 7.)
A isotretinoína tornou-se Accutane, e em ensaios clínicos os pesquisadores cuidadosamente evitaram expor mulheres grávidas à droga. Hoffmann-La Roche havia conduzido estudos em animais, e descendentes de indivíduos mostraram deformidades faciais muito parecidas com as que foram vistas posteriormente em bebês accutanos.(Nygaard supra note 17at 81 (citing FDA’s, Summary Basis of Approval, NDA 18-662, Jan. 15, 1982). Em depoimento, David Benjamin, que monitorou os ensaios clínicos em 1977 e 1978, explicou: "Senti que o risco de dar à luz a uma criança deformada... era tão grande a fim de torná-lo eticamente impróprio e cientificamente tolo dar Accutane para mulheres que não estavam usando uma forma eficaz de contracepção." De acordo com Benjamin, uma mulher envolvida em um ensaio clínico engravidou, e a empresa a instigou a fazer um aborto. (Mark D. Somerson and Jill Riepenhoff, Patient was Urged to Get an Abortion; Researcher Feared Defects in Accutane User’s Baby, COLUMBUS DISPATCH , Apr. 8, 1996 at 1C (quoting Benjamin’s 1994 affadavit for Fetterolf v. Hoffmann-La Roche, 651 N.E.2d 1309, Ohio 1995). Quando Roche submeteu a Accutane à aprovação da FDA em julho de 1981, a empresa informou que nenhum bebê humano havia sido exposto à droga.
Em janeiro de 1982, o Comitê Consultivo de Medicamentos Dermatológicos sugeriu que a FDA aprovasse o Accutane. Mas a Comissão também pediu que o rótulo fosse revisto. Em sua aplicação para Accutane, Roche havia escrito "Teratogenicidade foi observada em ratos em uma dose de 150 mg/dia. Em coelhos, uma dose de 10 mg/dia era teratogênica e abortos induzidos. Não há estudos adequados e bem controlados em gestantes." (Quoted in Jill Riepenhoff and Mark D. Somerson, Company Soft-Pedaled Accutane Tie to Birth Defects in 1982, COLUMBUS DISPATCH , May 19, 1996 at 2D). Em maio de 1982, nove meses após o pedido ter sido apresentado, a FDA anunciou a aprovação da Accutane. A droga tinha sido classificada como "1A", prioridade máxima, e agraciada com aprovação rápida. De acordo com um porta-voz de Hoffmann-La Roche citado no Washington Post , "A aprovação veio tão rápido que foi uma grande surpresa para todos..." Pego de surpresa, Hoffmann-La Roche levou mais quatro meses se preparando para lançar a droga. Os Estados Unidos foram o primeiro país a aprovar a Accutane. (Penny Chorlton, FDA Outpaced Firm on Acne Drug, THE WASH. POST , Sept. 14, 1982 at A17).
Retirado da bula de Roche.
Distúrbios hepatobiliares: A função hepática ou enzimas devem ser examinadas antes e 1 mês após o início do tratamento.
Metabolismo lipídico: Os lípides séricos (em jejum) também devem ser examinados antes, um mês após e, subsequentemente, a cada três meses ou mais frequentemente, se houver indicação clínica. Os lípides séricos geralmente retornam ao normal ao se reduzir a dose ou descontinuar o tratamento. As alterações nos lípides séricos podem responder a medidas dietéticas.
Distúrbios psiquiátricos: Depressão, sintomas psicóticos, raras tentativas de suicídio e suicídio foram relatados em pacientes tratados com Roacutan. Embora uma relação causal não tenha sido estabelecida para esses eventos, cuidados especiais precisam ser tomados em pacientes com história de depressão e todos os pacientes devem ser supervisionados quanto à ocorrência de sinais de depressão e encaminhados para tratamento apropriado, caso necessário. A interrupção de Roacutan pode não resultar em alívio dos sintomas, e a avaliação psicológica ou psiquiátrica pode ser necessária.
Distúrbios do musculoesquelético e do tecido conectivo: Alterações ósseas, incluindo fechamento precoce de epífises, hiperosteose e calcificações de tendões e ligamentos, têm ocorrido após vários anos de administração de altas doses para tratamento de desordens da queratinização. A dose diária é cumulativa, e a duração do tratamento desses pacientes geralmente excede àquela recomendada para o tratamento da acne. Dessa forma, uma avaliação cuidadosa do risco / benefício deve ser realizada para cada paciente.
Distúrbios do sangue: Diminuição da contagem de células vermelhas, diminuição da contagem de células brancas (incluindo neutropenia grave e raros relatos de agranulocitose). Roacutan deverá ser interrompido se ocorrer redução clinicamente significativa na contagem de células brancas.
Distúrbios do tecido cutâneo e subcutâneo: Exacerbações agudas do quadro de acne são ocasionalmente vistas no período inicial do tratamento (usualmente de sete a dez dias) e, geralmente, não necessitam de ajuste de dose.
Distúrbios visuais: Problemas visuais devem ser cuidadosamente monitorados. Ressecamento ocular, blefarite, conjuntivite, opacidades nas córneas, diminuição da visão noturna e ceratite geralmente são resolvidos após descontinuação do tratamento.
Distúrbio gastrintestinal: Roacutan tem sido associado com doença inflamatória intestinal (incluindo ileíte regional e doença de Crohn) em pacientes sem história prévia de desordens intestinais. Pacientes com diarreia grave (hemorrágica) devem descontinuar Roacutan imediatamente.
Reações alérgicas: Reações anafiláticas têm sido raramente relatadas e apenas após exposição prévia a retinoides. Reações alérgicas cutâneas são relatadas raramente.
Homens e mulheres com potencial reprodutivo Fertilidade: A isotretinoína, em doses terapêuticas, não afeta o número, a motilidade e a morfologia dos espermatozoides e não compromete a formação e o desenvolvimento do embrião, por parte dos homens que utilizam isotretinoína (vide item “Características farmacológicas”). 
Teste de gravidez Mulheres com potencial reprodutivo devem realizar teste de gravidez antes do tratamento, durante o tratamento e cinco semanas após o término do tratamento com Roacutan (vide item “Advertências e precauções”). 
Contracepção Roacutan, por ser teratogênico, mulheres com potencial reprodutivo devem cumprir com as informações presentes no material informativo, disponível nos portais www.roche.com.br e www.dialogoroche.com.br (vide item “Advertências e precauções - Material informativo”). Mulheres com potencial reprodutivo devem utilizar pelo menos um método contraceptivo altamente eficaz (i.e. método independente do utilizador), ou dois métodos contraceptivos complementaresdependentes do utilizador. Contracepção deve ser utilizada por pelo menos 1 mês antes do início da terapêutica com Roacutan, durante a terapêutica e 1 mês após a descontinuação da terapêutica, mesmo em pacientes com amenorreia (vide item “Advertências e precauções”).

Outros materiais