Buscar

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: GST1665_EX_A1_201804166103_V1 
	29/08/2020
	Aluno(a): ROBÉRIO DOS SANTOS LEAL
	2020.2 - F
	Disciplina: GST1665 - ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 
	201804166103
	
	 
		1
        Questão
	
	
	Bebe (pronuncia-se `bibi¿) é uma rede de lojas e site (www.bebe.com) fundada em 1976 em São Francisco, nos Estados Unidos, com a proposta de ser a referência da moda para a mulher moderna, sexy e de atitude. As lojas e o site da Bebe deviam ser um destino obrigatório para a moda chic e contemporânea, criada pelo fundador Manny Mashouf. Após 40 anos no mercado americano e com franquias espalhadas pelo mundo, parece que o negócio desandou. Vários jornais norte-americanos estão noticiando que devido a prejuízos constantes nos últimos anos (mais de US$ 200 milhões em 2016) esta rede varejista especializada está fechando todas suas lojas. Até o final de maio, 2017, todas a lojas estarão fechadas, permanecendo, por enquanto, com o site. Embora seja uma decisão dura, foi a forma que a empresa encontrou para encerrar dignamente uma jornada de pioneirismo e sucesso na indústria da moda. Considerando as linhas estratégicas empresariais estudadas, podemos afirmar que a decisão da Bebe é uma:
		
	
	Estratégia de Crescimento.
	 
	Estratégia de Redução.
	
	Estratégia de Concentração.
	
	Estratégia Combinada.
	
	Estratégia de Estabilidade.
	Respondido em 29/08/2020 12:22:34
	
Explicação:
O texto se refere a estratégia de redução de custos, visando a sobrevivência da empresa, cujas ações são direcionadas na redução de pessoal, níveis de estoque, diminuir compras, efetuar leasingde equipamentos, procurar aumentar a produtividade, entre outros. Esta estratégia ocorre quando o ambiente e a empresa em si encontram-se em situação ruim, desfavorável.
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	A REAL Esportes, líder nacional no segmento de artigos esportivos, acaba de vender a sua linha de uniformes esportivos para uma grande empresa de reconhecimento nacional no ramo da construção civil. Alguns fatos já de conhecimento do mercado podem explicar a realização do negócio. A Construtora ABC, já consolidada no mercado de origem, tem buscado diferentes opções de crescimento, em especial agregando competências em mercados diversos. Já a REAL Esportes decidiu pelo negócio em decorrência da necessidade de reduzir seus custos de produção e otimizar seus resultados. Com base no enunciado, marque a alternativa que apresenta a correta classificação da estratégia utilizada pelas empresas.
		
	 
	A estratégia utilizada pela Construtora ABC foi a de crescimento por diversificação conglomerada tendo em vista a atuação diversa da empresa comprada, seja na linha de produtos seja no mercado de atuação.
	
	Sob a ótica da REAL Esportes, a estratégia utilizada foi a de concentração tendo em vista que buscava alcançar uma vantagem competitiva por meio do conhecimento especializado em um determinado segmento.
	
	A estratégia utilizada pela REAL Esportes foi a de redução de despesas por meio da liquidação pois visava a redução das perdas de um negócio sem retorno.
	
	Podemos dizer que a estratégia utilizada pela Construtora ABC foi a diversificação relacionada pois a empresa por ela comprada tem similaridades em relação à produção, tecnologia e mercado.
	
	Sob a ótica da Construtora ABC, a estratégia utilizada foi a de diversificação concentrada tendo em vista que buscava alcançar vantagem competitiva por meio da aquisição de empresa com linha de negócios completamente diferente.
	Respondido em 29/08/2020 12:22:40
	
Explicação:
A estratégia de crescimento de diversificação, envolve o crescimento através da aquisição de empresas em outras indústrias ou linhas de negócios. Quando a empresa adquirida tem produção, tecnologia, produtos, canais de distribuição e/ou mercados similares aos da empresa compradora, a estratégia é chamada de diversificação relacionada ou concentrada. Ela é utilizada quando a organização pode adquirir maior eficiência ou impacto no mercado através do uso de recursos compartilhados. 
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Uma Indústria Automotiva deseja aumentar sua participação no mercado nos próximos anos. Entre os objetivos da indústria estão: conquistar novos mercados, aumentar suas vendas e melhorar sua competitividade no setor. As estratégias utilizadas para se alcançar tais objetivos envolvem: I. Integração Vertical: levará a Indústria à compra de uma empresa que produz componentes para a fabricação de seus carros e possibilitará maior controle da qualidade de seus processos produtivos. II. Integração Horizontal: a Indústria por meio de uma aliança estratégica com outra grande empresa do setor compartilhará recursos e competências, além de reduzir riscos e custos com a empresa parceira. III. Crescimento Interno Horizontal: a compra de novas empresas que operem no mesmo negócio levará a indústria ao alcance de seus objetivos com resultados que envolvem maior participação de mercado e competitivo no setor. IV. Crescimento Interno Vertical: a Indústria irá adquirir um novo negócio relacionado ao canal de fornecedor/ distribuição da empresa. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II apenas.
	 
	I apenas.
	
	I e IV
	
	III e IV
	
	I e III
	Respondido em 29/08/2020 12:22:58
	
Explicação:
A afirmativa II está incorreta porque a integração horizontal não tem como estratégia de crescimento a formação de alianças com outras empresas
A afirmativa III está incorreta porque na integração horizontal uma empresa (ou grupo empresarial) adquire outra(s) empresa(s) que produz(em) o mesmo tipo de produto, ou seja, compra empresas concorrentes, que estão no mesmo estágio de produção
A afirmativa IV está incorreta porque na integração vertical a mesma empresa (ou grupo empresarial) assumir vários ¿estágios sucessivos do processo total de produção¿, na cadeia produtiva.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Em relação a Administração Estratégica, podemos afirmar que:
		
	
	As mudanças ocorrem dentro de regras conhecidas de causa e efeito e, sendo assim, o planejamento ocorre de forma periódica
	 
	As mudanças seguem tendências estabelecidas , logo o planejamento é uma extensão de planos anteriores.
	
	Tinha como ferramenta de execução o Esquema Orçamentário Global em que através de um plano anual especificavam-se os objetivos pretendidos, as receitas e as despesas.
	
	As mudanças podem ser entendidas e previstas, portanto os planos são implementados como foram concebidos.
	 
	Não se limita a planejar estrategicamente, mas também a organizar, dirigir e controlar estrategicamente.
	Respondido em 29/08/2020 12:23:03
	
Explicação:
A Administração Estratégica é um processo contínuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente por meio da organização, direção e controle dos processo internos.
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	O cenário competitivo da sociedade atual é marcado pela emergência da economia global em ambientes hipercompetitivos. Diante deste cenário pode-se afirmar: I Há uma dinâmica da manobra estratégica entre combatentes globais e inovadores, que se posicionam por preço, qualidade, know-how e pioneirismo, e tendem a proteção ou invasão de mercados. II As mercadorias, serviços, pessoas, know-how e ideias tendem a se moverem livremente no mundo, com difusão global de inovações o que leva a necessários ajustes de índole política, econômica e cultural. III A influência crescente das mudanças tecnológicas e sua difusão causam impacto no conhecimento. De acordo com as afirmações acima estão corretas:
		
	 
	I, II e III.
	
	I e II.
	
	Apenas a III.
	
	I e III.
	
	II e III.
	Respondido em 29/08/2020 12:23:10
	
Explicação:
As três afirmativas estão corretas a respeito do cenário competitivo da sociedade atual numa economia global em ambientes hipercompetitivos.
	
	
	 
		6
        Questão
Degeus (1997) afirma que ¿o melhor aprendizado é aquele que ocorre em equipes que aceitam que todo é maior que a soma de todas as partes¿. Assinale a alternativa que representa o conceito sobre qual o autor está tratando:
		
	
	Pensamento cartesiano.
	
	Pensamento filosófico.
	
	Pensamento newtoniano.
	 
	Pensamento sistêmico.
	
	Pensamento empírico.
	Respondido em 29/08/2020 12:23:15
	
Explicação:
Pensamento sistêmico é o conceito que reflete a afirmação o melhor aprendizado é aquele que ocorre em equipes que aceitam que todo é maior que a soma de todas as partes.
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Considerando os conflitos existentes entre a Alta Administração e os Acionistas, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta:
I - Ao tentar atender a seus interesses pessoais, a Alta Administração pode excluir os acionistas de todas as decisões tomadas, não se preocupando em informar o destino da empresa.
II - O gerente, usando sistemas de tomada de decisões, tem como função gerar informações orçamentárias que causadora de conflitos.
III - O papel da Alta Administração é fundamental para as tomadas de decisão estratégicas.
IV - O Acionista é considerado, mesmo que de pequena parcela, proprietário da empresa.
		
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
	 
	Somente as afirmativas III e IV estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas
	Respondido em 29/08/2020 12:23:18
	
Explicação:
O gerente deve ser se preocupar em produzir dados que irão embasar as decisões de forma correta e impessoal, pois a alta administração deve prestar contas das decisões ao acionistas e não exluí-los dos processos.
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Em relação à Administração Estratégia, NÃO é correto afirmar:
		
	 
	O Planejamento Estratégico deve visar a análise de mudanças do ambiente sem, necessariamente, dar ênfase na elaboração e uso da estratégia.
	
	A estratégia no campo empresarial, consiste em escolher alternativas para atingir objetivos em sintonia com as ameaças e oportunidades, considerando as capacidades da empresa (pontos fortes e fracos).
	
	Quanto a implementação da estratégica, a organização deve responder antecipadamente as mudanças dos fatores relativos às forças competitivas.
	
	Genericamente e estratégia é a seleção dos meios, de qualquer natureza, que se empregam para realizar objetivo
	
	Na gestão estratégica deve haver flexibilidade, informação e conhecimento com ênfase na integração da estratégia.
	Respondido em 29/08/2020 12:23:24
	
Explicação:
O Planejamento Estratégico utiliza a análise ambietal para formular a sua estratégia.
	
	
	
	
 
 
		
	
	
	 
	
		
		 
	ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: GST1665_EX_A1_201804166103_V2 
	29/08/2020
	Aluno(a): ROBÉRIO DOS SANTOS LEAL
	
	Disciplina: GST1665 - ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 
	201804166103
	
	 
		1
        Questão
	
	
	Considerando a matriz de expansão produto- mercado de Ansoff, marque a alternativa que apresenta a estratégica a ser aplicada em um cenário de NOVOS PRODUTOS e NOVOS MERCADOS.
		
	
	Estratégia de Desenvolvimento de Mercado
	
	Estratégia de Penetração de Mercado
	
	Estratégia de Inovação e Incrementação.
	
	Estratégia de Desenvolvimento de Produto
	 
	Estratégia de Diversificação
	Respondido em 29/08/2020 13:47:58
	
Explicação:
Uma estratégia de diversificação de produto consiste em investir no desenvolvimento de novos produtos ou em alterar características as características dos produtos mantendo-se a sua distribuição no mesmo mercado. Enquanto a diversificação de mercado consiste em expandir a venda de produtos para novos mercados. A principal vantagem consiste em alargar a carteira de clientes e em tirar benefícios da curva de aprendizagem. Diversificar o mercado, não significa apenas expandir-se para novas regiões, mas também a possibilidade de exploração de novos canais de distribuição.
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Em relação a Estratégia de Concentração é correto afirmar:
		
	
	Visa o crescimento do negócio, por meio do aumento da produtividade e/ou elevar seu market share.
	
	Não busca crescimento em novos negócios, nem nos existentes quando isso pode comprometer a lucratividade. Visa manter as linhas de negócios que possui.
	 
	Não busca crescimento, nem redução. Visa melhor aproveitamento dos recursos.
	
	É quando combina duas ou mais estratégias diferentes, normalmente, são utilizadas pelas grandes organizações e de negócios diversificados.
	
	É aplicada quando o desempenho do negócio ou das unidades de negócio é abaixo do esperado, ou quando a sobrevivência doa empresa está em jogo
	Respondido em 29/08/2020 13:48:06
	
Explicação:
A estratégia de concentração ocorre quando a empresa seleciona um único segmento como prioritário, como o mais importante, e concentra todos os seus esforços nele, objetivando aproveitar melhor os seus recursos empresariais.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Quanto a Estratégia Combinada, é correto afirmar:
		
	
	Não busca crescimento, nem redução. Visa melhor aproveitamento dos recursos.
	
	Visa o crescimento do negócio, por meio do aumento da produtividade e/ou elevar seu market share.
	
	Não busca crescimento em novos negócios, nem nos existentes quando isso pode comprometer a lucratividade. Visa manter as linhas de negócios que possui.
	
	É aplicada quando o desempenho do negócio ou das unidades de negócio é abaixo do esperado, ou quando a sobrevivência doa empresa está em jogo.
	 
	É quando combina duas ou mais estratégias diferentes, normalmente, são utilizadas pelas grandes organizações e de negócios diversificados.
	Respondido em 29/08/2020 13:48:13
	
Explicação:
É quando combina duas ou mais estratégias diferentes, normalmente, são utilizadas pelas grandes organizações e de negócios diversificados.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Uma empresa de chocolates estruturada no sistema de franquias, que atua na região Sudeste, ao observar a expansão de unidades de franquias pelas regiões do país, define como meta de crescimento abrir até dezembro de 2017, vinte novas lojas na região Sul, onde ainda não possui unidades. A partir das informações apresentadas, conclui-se que a estratégia de crescimento da empresa de chocolates denomina-se:
		
	 
	Desenvolvimento de mercado.
	
	Desenvolvimento de produto.
	
	Penetração de produtos.
	
	Diferenciação de distribuição.
	
	Diversificação total.
	Respondido em 29/08/2020 13:48:21
	
Explicação:
A estratégia de desenvolvimento de mercdo visa atingir novos mercados, onde ainda não atua, com seus produtos atuais
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Uma rede paulistana de hotéis possui investimentos onde parte de seus recursos estão aplicados em um fundo imobiliário. Nas próximas semanas, os recursos financeiros do fundo de investimento serão usado para comprar 3 empreendimentos (hotéis) e integrá-los à rede de 25 hotéis, que hoje fatura 255 milhões de reais. Outros 20 empreendimentos (hotéis) estão no radar em todas as regiões do Brasil. As organizações produtivas costumam definir como objetivo principal o aumento nas vendas, o incremento nos lucros, o aumento na participação de mercado ou, ainda, outras medidas de desempenho relacionadas ao crescimento e ao desenvolvimento do negócio. Metas de crescimento podem ser perseguidas por meio de estratégias diversas. Que estratégia corporativa ou organizacional foi utilizada pela rede de hotéis de que trata o caso acima para promover seu crescimento com os novos hotéis?
		
	
	Joint venture.
	 
	Integração horizontal.
	
	Diversificação.
	
	Fusão.
	
	Integração vertical.
	Respondido em 29/08/2020 13:48:26
	
Explicação:
A integração horizontal, envolve o crescimento através da aquisição de empresas
concorrentes numa mesma linha de negócios. É adotada num esforço para aumentar seu porte, vendas, lucros e participação potencial no mercado de uma organização
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Uma rede paulistana de hotéis possui investimentos onde parte de seus recursos estão aplicados em um fundo imobiliário. Nas próximas semanas, os recursos financeiros do fundo de investimento serão usado para construir 3 empreendimentos (hotéis) e integrá-los à rede de 25 hotéis, que hoje fatura 255 milhões de reais. Outros 20 empreendimentos (hotéis) estão no radar em todas as regiões do Brasil. As organizações produtivas costumam definir como objetivo principal o aumento nas vendas, o incremento nos lucros, o aumento na participação de mercado ou, ainda, outras medidas de desempenho relacionadas ao crescimento e ao desenvolvimento do negócio. Metas de crescimento podem ser perseguidas por meio de estratégias diversas. Que estratégia corporativa ou organizacional foi utilizada pela rede de hotéis de que trata o caso acima para promover seu crescimento com os novos hotéis?
		
	
	Integração horizontal.
	
	Joint venture.
	 
	Crescimento Interno horizontal.
	
	Crescimento Inteno vertical.
	
	Diversificação.
	Respondido em 29/08/2020 13:48:30
	
Explicação:
A estratégia de crescimento interno horizontal uma empresa (ou grupo empresarial) adquire outra(s) empresa(s) que produz(em) o mesmo tipo de produto, ou seja, compra empresas concorrentes, que estão no mesmo estágio de produção.
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	"No ano de 2000, a marca OVOMALTINE, extremamente reconhecida na Suíça, foi adquirida pelo laboratório Novartis. Porém, dois anos depois, no mês de outubro, a inglesa ABF (Associated British Foods), uma das maiores empresas alimentícias da Europa e proprietária dos óleos Mazola, do fermento Fleischmann e dos chás Twinnings, adquiriu a divisão de alimentos e bebidas da Novartis, que incluía a marca OVOMALTINE. Com isso a Novartis objetivava melhorar seus resultados e criar uma vantagem competitiva por meio do conhecimento especializado em um mercado especifico. Pela primeira vez em sua história a marca Ovomaltine não era uma propriedade de uma empresa farmacêutica, e sim alimentícia". (www.mundodasmarcas.com.br. Acesso em 08/08/2016).
Com base no enunciado, podemos afirmar que:
		
	
	A estratégia utilizada pela ABF foi de integração vertical tendo em vista que comprou um negócio com características similares em um mercado bastante competitivo que é o de alimentos.
	
	A estratégia da Novartis foi de desinvestimento tendo em vista que encerrou um negócio que não dava o retorno desejado.
	
	A estratégia da Novartis foi de redução de despesas por meio da liquidação de um negócio visando melhorar a sua posição financeira.
	
	A ABF usou uma estratégia de diversificação concentrada tendo em vista que comprou um negócio de alimento de uma empresa do mercado farmacêutico.
	 
	A Novartis usou uma combinação de estratégias: uma estratégia de redução de despesa por desinvestimento combinada com uma estratégia de concentração.
	Respondido em 29/08/2020 13:48:37
	
Explicação:
A estratégia de redução de despesa por desinvestimento ou vendas de negócios para empresas concorrentes é um tipo de estratégia empresarial que tende a diminuir o tamanho da empresa eliminando os ¿desperdícios¿ ou mesmo fechando uma unidade de negócio pela venda de seus ativos, devido a perda de eficiência e, consequentemente, reduzindo a sua competitividade. Enquanto a estratégia de concentração ocorre quando a empresa seleciona um único segmento como prioritário, como o mais importante, e concentra todos os seus esforços nele. Isto pode ocorrer por uma série de motivos: proximidade geográfica, potencial de mercado significativo, ou potenciais margens de lucro.
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	O planejamento foi assumindo diferentes enfoques na medida que evoluía o pensamento estratégico, indo desde o simples planejamento financeiro até à Administração Estratégica Competitiva. Qual a ênfase que dada ao planejamento na fase do Planejamento a Longo Prazo?
		
	
	Na definição de estratégias
	
	No orçamento
	 
	Na previsão do futuro
	
	Na análise e implementação
	
	No planejamento participativo
	Respondido em 29/08/2020 13:48:44
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
 
 
		
	
	
	 
	
		
		 
	ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: GST1665_EX_A1_201804166103_V3 
	29/08/2020
	Aluno(a): ROBÉRIO DOS SANTOS LEAL
	2020.2 - F
	Disciplina: GST1665 - ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 
	201804166103
	
	 
		1
        Questão
	
	
	O planejamento foi assumindo diferentes enfoques na medida que evoluía o pensamento estratégico, indo desde o simples planejamento financeiro até à Administração Estratégica Competitiva. Qual a ênfase dada ao planejamento na fase do Planejamento Financeiro?
		
	
	Na definição de estratégias
	
	Na análise e implementação
	
	No planejamento participativo
	
	Na previsão do futuro
	 
	No orçamento anual
	Respondido em 29/08/2020 13:51:14
	
Explicação:
O orçamento anual é uma ferramenta do planejamento financeiro.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Considere as 4 afirmativas a seguir e assinale a opção correta. 
1. A prática de uma administração não estratégica estimula o desenvolvimento de improvisações, visão sistêmica e de longo prazo.
2. Estudos indicam que o planejamento estratégico organizado de "fora para dentro" é sempre mais produtivo do que aquele de "dentro para fora".
3. Analisar cenários, diagnosticar o próprio perfil e definir missão/visão são consideradas etapas filosóficas que antecedem a definição das ações palpáveis: os objetivos empresariais.
4. A criatividade, por ser marcada pela subjetividade e ser uma prática rara nos negócios, não é um ramo de interesse para a administração estratégica.
		
	
	As afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
	 
	As afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
	
	As afirmativas 2 e 3 são falsas
	 
	As afirmativas 1 e 4 são falsas
	
	As afirmativas 3 e 4 são verdadeiras
	Respondido em 29/08/2020 13:51:18
	
Explicação:
A alternativa I é falsa por causa da frase "a prática de um administração não estratégica", pois a administração. A alternativa IV é falsa porque a criatividade nas empresas é algo valorizado e de interesse para a administração estratégica, na soluções de problemas corporativos.
 
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	A administração estratégica é definida como um processo interativo porque
		
	
	As empresas se comportam de maneira parecida em um mesmo ambiente.
	
	É específica para a organização e seu(s) setor(es) em particular.
	
	As estratégias geralmente são vagas.
	
	O ambiente normalmente é estático
	 
	Consiste em uma série de etapas que são repetidas ciclicamente.
	Respondido em 29/08/2020 13:51:25
	
Explicação:
A administração estratégica é definida como um processo interativo porque consiste em uma série de etapas que são repetidas sistematicamente.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Aliança Estratégica entre duas ou mais empresas juridicamente independentes que se associam visando investir em um projeto para alcançar objetivos bem definidos e comuns e com tempo determinado para a conclusão determinado em contrato:
		
	
	Holding
	
	Cartel
	 
	Joint Venture
	
	Conglomerado
	
	APL
	Respondido em 29/08/2020 13:51:30
	
Explicação:
Join Venture significa a união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	(FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS/ 2010) A empresa TheBoxCompany produz caixas de papelão customizadas. Recentemente, a empresa optou por comprar a empresa que lhe fornecia o papelão para produzir as caixas. Qual tipo de
estratégia corporativa foi adotado?
		
	
	Diversificação não relacionada.
	
	Joint venture.
	 
	Integração vertical.
	
	Aliança estratégica.
	
	Expansão relacionada.
	Respondido em 29/08/2020 13:51:33
	
Explicação:
A integração vertical é o processo de agregação de dois ou mais elos de uma cadeia de valor. Na produção de um determinado produto, a integração vertical ocorre quando uma empresa passa a controlar operações a montante ou a jusante.
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Enquanto ciência, a administração estuda as necessidades sócio-técnicas-econômica da organização, seu conjunto de diretrizes, cultura, processos, recursos e capital, possibilitando a realização de seu negócio de forma estruturada, integrada e consolidada. Na concepção sistêmica, a administração é entendida como um mecanismo estruturador e articulador de processos e recursos empresariais para a consecução dos resultados almejados: geração de bens, lucro e promoção do bem-estar social. Assim, marque a alternativa que apresenta qual a função da administração estratégica para as organizações segundo a bibliografia estudada?
		
	
	Encontra-se baseada na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes no seu mercado independente da missão, visão e valores
	
	É um conjunto sequencial e particular de ações com objetivo comum. Pode ter os mais variados propósitos: criar, inventar, projetar, transformar, produzir, controlar, manter e usar produtos ou sistemas, partindo do plano tático.
	 
	Administração Estratégica, é um sistema de gestão tendo como matriz, a elaboração e a gestão de planos de longo prazo, acompanhada pela interação das competências organizacionais, visando garantir à organização, uma vantagem competitiva.
	
	Administração Estratégica, é um sistema de gestão tendo como matriz, a elaboração e a gestão de planos de curto prazo, acompanhada individual de cada setor da empresa de maneira independente das competências organizacionais, visando garantir à organização, uma vantagem competitiva.
	
	Administração estratégica, são planos desenvolvidos pelo operacional da empresa para alcançar resultados, para o alcance, use-se algumas palavras-chave que sempre permitirão um boa estratégia
	Respondido em 29/08/2020 13:51:37
	
Explicação:
Administração Estratégica, é um sistema de gestão tendo como matriz, a elaboração e a gestão de planos de longo prazo, acompanhada pela interação das competências organizacionais, visando garantir à organização, uma vantagem competitiva
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Permitir que gerentes que ocupam níveis mais baixos participem do processo de administração estratégica __________.
		
	 
	Leva a um nível mais alto de envolvimento e compromisso organizacional.
	
	Leva a uma situação em que cada gerente tenta obter o melhor para si mesmo.
	
	Resulta em uma situação em que nenhuma decisão é tomada.
	
	Resolve todos os conflitos entre as equipes.
	
	Leva a metas e objetivos disfuncionais.
	Respondido em 29/08/2020 13:51:44
	
Explicação:
Os gerentes se sentem envolvidos nos processos e ficam mais compromissados com a organização.
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	A Administração Estratégica evolui-se a partir de várias contribuições teóricas, dentre elas dois autores defendem que "a estratégia é uma hipótese que pode dar ou não certo porque o futuro sempre será incerto". Para melhor compreensão e execução das estratégias desenvolveram um modelo denominado Balanced Score Card (BSC), no qual deveriam ser ordenadas as estratégias dentro de perspectivas: finanças, processos internos, clientes/mercado e crescimento (pessoas e tecnologias). Esse conjunto denomina-se como Mapa Estratégico. Assinale os teóricos desta afirmativa:
		
	
	(      ) Peter Drucker (1954)
	
	(      ) Alfred Chandler (1960)
	 
	(      ) Kaplan & Norton (1990)
	
	(      ) Igor Ansoff (1960)
	
	(      ) Henry Mintzberg (1980)
	Respondido em 29/08/2020 13:51:50
	
Explicação:
O BSC foi criado pelos Professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton.
	
	
	
	
 
 
		
	
	
	 
	
		
		 
	ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: GST1665_EX_A1_201804166103_V4 
	29/08/2020
	Aluno(a): ROBÉRIO DOS SANTOS LEAL
	2020.2 - F
	Disciplina: GST1665 - ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 
	201804166103
	
	 
		1
        Questão
	
	
	Dentre as ferramentas abaixo, identifique aquela que permite um melhor acompanhamento pelo nível estratégico da organização, auxiliando na correta implementação da estratégia organizacional e utilizando-se, inclusive, de mapas estratégicos:
		
	
	Análise estrutural da indústria (Porter)
	 
	BSC
	 
	Matriz FOFA
	
	BCG
	
	SWOT
	Respondido em 29/08/2020 13:52:14
	
Explicação:
O mdelo BSC compara diferentes produtos ou unidades de negócio de uma empresa, baseada em volume, participação de mercado e crescimento de mercado, com o objetivo de se tomar as decisões estratégicas mais adequadas sobre cada produto ou negócio analisado.
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	A Drogaria Injeção e a Drogaria Agulha fecharam um acordo de fusão de suas operações, criando a maior rede de farmácias do Brasil, com quase 700 lojas em cinco Estados e faturamento de R$ 4,4 bilhões. Pelos termos do acordo, as duas empresas vão compartilhar em partes iguais o controle da rede de farmácias. Uma nova holding receberá os ativos das duas empresas. Considerando o texto, conclui-se, com base na abordagem das forças competitivas de Michael Porter, que:
		
	
	a globalização contribui para a redução do processo de concentração entre as empresas do setor de farmácias no varejo brasileiro.
	
	o processo de concentração entre empresas do setor de farmácias no varejo brasileiro diminui o poder de negociação com fornecedores.
	 
	o processo de aquisição ou fusão entre empresas do setor de farmácias no varejo brasileiro aumenta seu poder de negociação com fornecedores.
	
	há ampliação de ameaças de novos entrantes quando há aumento na concentração de empresas que participam do setor de farmácias no varejo brasileiro.
	
	o processo de concentração entre empresas do setor de farmácias no varejo brasileiro incentiva o adiamento da compra dos produtos
	Respondido em 29/08/2020 13:52:25
	
Explicação:
A fusão uma companhia se une a outra para formar uma nova organização e, no caso em questão, empresas do setor de farmácias no varejo brasileiro aumentaram seu poder de negociação com fornecedores
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Em relação a Estratégia de Crescimento, é correto afirmar:
		
	
	É aplicada quando o desempenho do negócio ou das unidades de negócio é abaixo do esperado, ou quando a sobrevivência doa empresa está em jogo
	
	Não busca crescimento, nem redução. Visa melhor aproveitamento dos recursos.
	 
	É quando combina duas ou mais estratégias diferentes, normalmente, são utilizadas pelas grandes organizações e de negócios diversificados.
	
	Não busca crescimento em novos negócios, nem nos existentes quando isso pode comprometer a lucratividade. Visa manter as linhas de negócios que possui.
	 
	Visa o crescimento do negócio, por meio do aumento da produtividade e/ou elevar seu market share.
	Respondido em 29/08/2020 13:52:30
	
Explicação:
As estratégias de crescimento procura por meio de ações bem sucedidas alcançar crescimento nas vendas, lucros e participação no mercado, ou ainda, um aumento do valor da empresa. Para Certo (1993), as estratégias de crescimento podem ser perseguidas por meio de recursos como a integração vertical, integração horizontal, diversificação, fusões e ¿joint ventures¿.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	A fusão é uma das técnicas de reorganização empresarial em que ocorre a união de duas ou mais empresas que se extinguem para formar uma nova sociedade. É correto afirmarmos que nesses processos de fusão a cultura organizacional da nova empresa que surge comporta-se como?
A nova cultura será fruto da mais antiga, ou seja, a cultura da empresa mais antiga prevalece sobre a outra.
	 
	Forma-se uma nova cultura organizacional, onde normalmente a base conceitual dela são os princípios, valores e propósitos pretendidos pela nova gestão conjunta.
	
	O mercado é quem ditará a nova cultura a ser inserida na nova empresa.
	
	A nova cultura será fruto da mais jovem, ou seja, a cultura da empresa mais jovem por estar melhor alinhada ao mercado moderno prevalece sobre a outra.
	
	Nenhuma das demais alternativas está correta.
	Respondido em 29/08/2020 13:52:40
	
Explicação:
Fusão consiste numa operação em que se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova, com uma nova cultura organizacional, onde normalmente a base conceitual dela são os princípios, valores e propósitos pretendidos pela nova gestão conjunta.
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Uma indústria de alimentos definiu a estratégia de aumentar sua receita direcionando suas vendas para as grandes redes de supermercados atingindo um mercado maior. A despeito disso, os vendedores acreditam ser mais fácil vender para pequenas redes e dedicam mais energia a esse segmento, na busca pelas mesmas metas.
Em consequencia as vendas podem aumentar conforme prescrito no plano, mas não exatamenta da forma prevista, pois o crescimento se daria nas redes de menor porte.
O exemplo descrito ilustra um caso tipico de aparecimento de uma estratégia:
		
	
	Prescritiva
	
	Mercadológica
	
	Estática
	 
	Emergente
	
	Temporária
	Respondido em 29/08/2020 13:52:49
	
Explicação:
Abordagens emergentes modificam o plano prescritivo original, colidindo ou cooperando com este plano estratégico previamente estabelecido. Os vendedores modificam o plano original, embora ajudem a cumprir as mesmas metas de vendas.
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Considerando as diversas afirmações e pensamentos sobre o estudo da Administração Estratégica, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta: I - A Administração Estratégica pode ser entendida como um processo contínuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente. II - O estudo da Administração Estratégica teve sua forma definida pela primeira vez após a Fundação Ford e a Carnegie Corporation patrocinarem, nos anos 1950, uma pesquisa no currículo das escolas de negócios. III - O estudo da Administração estratégica privilegia a resolução de problemas em áreas específicas, tais como marketing ou finanças. IV - A Administração Estratégica permite a construção de modelos de resolução de problemas, minimizando o exercício das qualidades de julgamento e tomada de decisões.
		
	 
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	Somente as afirmativas II e IV estão corretas
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas
	
	Somente as afirmativas III e IV estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas
	Respondido em 29/08/2020 13:52:55
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	A Administração Estratégica Competitiva é a marca registrada dos anos 90, quando surge o novo paradigma, apresentando as seguintes características:
		
	
	Visão estratégica, Alinhamento com a razão da empresa, Adaptação à tendência de globalização, Domínio da tecnologia de informação e Compreensão das mudanças como fator de oportunidade.
	 
	Visão estratégica, Alinhamento com a missão da empresa, Adaptação à tendência de globalização, Domínio da tecnologia de informação e Compreensão das mudanças como fator de oportunidade.
	
	Visão estratégica, Alinhamento com a missão da empresa, readaptação à tendência de globalização, Domínio da tecnologia de informação e Compreensão das mudanças como fator de equilíbrio
	
	Visão estratégica, Alinhamento com a distribuição da empresa, Adaptação à tendência de globalização, Domínio da tecnologia de informação e Compreensão das mudanças como fator de oportunidade.
	
	Visão estratégica, Alinhamento com a missão da empresa, readaptação à tendência de globalização, Domínio da tecnologia de informação e pressão das mudanças como fator de equilíbrio.
	Respondido em 29/08/2020 13:53:02
	
Explicação:
Visão estratégica, Alinhamento com a missão da empresa, Adaptação à tendência de globalização, Domínio da tecnologia de informação e Compreensão das mudanças como fator de oportunidade.
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	O processo de Administração Estratégica é uma sequência de etapas, que incluem estratégias diversas que deverão incluir tarefas e atividades que poderão ser úteis para entender as opções de uma organização. Interprete e marque a sequência correta desse processo
		
	 
	Diagnóstico da situação atual / análise interna e externa / formulação de estratégia / implementação / controle.
	
	Diagnóstico da situação atual / formulação de estratégia / implementação / controle / análise interna e externa.
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	Formulação de estratégica / diagnóstico da situação atual / análise interna e externa / implementação / controle
	
	Implementação / controle / análise interna e externa / formulação de estratégia
	Respondido em 29/08/2020 13:54:22
	
Explicação:
As etapas do processo da administração nas empresas sâo: Diagnóstico da situação atual / análise interna e externa / formulação de estratégia / implementação / controle.
	
	
	
	
 
 
		
	
	
	 
	
		
		 
	ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: GST1665_EX_A1_201804166103_V5 
	29/08/2020
	Aluno(a): ROBÉRIO DOS SANTOS LEAL
	2020.2 - F
	Disciplina: GST1665 - ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 
	201804166103
	
	 
		1
        Questão
	
	
	O planejamento foi assumindo diferentes enfoques na medida que evoluía o pensamento estratégico, indo desde o simples planejamento financeiro até à Administração Estratégica Competitiva. Qual a ênfase que dada ao planejamento na fase da Vantagem Competitiva?
		
	 
	No valor que se cria para o consumidor
	
	Na definição de estratégias
	
	Na previsão do futuro
	
	No orçamento
	
	No planejamento participativo
	Respondido em 29/08/2020 13:54:51
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Entre as escolas de estratégia, há uma que acredita que os processos de formação da estratégia nascem em função da estrutura, do estágio, da força e do contexto cultural da organização, pois estes assumem o papel integrador e aponta para os desejos coletivos tentando preservar a estabilidade estratégica, quando não resistindo ativamente às mudanças. Essa escola é denominada Escola ________________:
		
	 
	Cultural
	
	do Aprendizado
	
	Ambiental
	
	Cognitiva
	
	do Poder
	Respondido em 29/08/2020 13:54:57
	
Explicação:
Culturais e sociais envolve os aspectos do estilos de vida, grupos sociais, preocupações sociais, mudanças nos valores da sociedade ou consumo de drogas, entre outros.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Entrada de vários concorrentes, aumento do lucros, queda nos preços e nos custos e aparecimento de diversas versões de produtos referem-se a características do ciclo de vida d produto intitulado de:
		
	
	Estabilidade
	 
	Crescimento
	
	Introdução
	
	Maturidade
	
	Declínio
	Respondido em 29/08/2020 13:55:05
	
Explicação:
A estratégia de crescimento é utilizada, de forma eficaz, expandir negócios e aproveitando as possibilidades empresariais existentes através de recursos que a empresa já possui, é necessário análise e planejamento contínuo.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Relacionado com o desenvolvimento do processo da administração estratégica de determinada organização, seus membros precisam primeiramente: (ROBBINS, 2004, p.63)
		
	
	Analisar o ambiente
	
	Formular estratégias
Implementar as estratégias
	 
	Identificar a missão, objetivos e estratégias atuais da organização
	
	Analisar os recursos da organização
	Respondido em 29/08/2020 13:55:08
	
Explicação:
Para uma gestão estratégica eficaz é necessário inicialmente Identificar a missão, objetivos e estratégias atuais da organização.
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	1. No histórico da evolução dos tipos de administração, a década de 90 foi pautada na Administração Estratégica Competitiva que tinha como uma de suas características:
		
	
	focar no financeiro para obtenção de resultados.
	
	deslocar o foco das decisões empresariais do foco financeiro.
	 
	compreender as mudanças como fator de oportunidade.
	
	coordenar todos os recursos com o objetivo de integração entre planejamento e controle.
	
	manter a solvência da empresa com foco no planejamento financeiro.
	Respondido em 29/08/2020 13:55:14
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Planejamento pode ser conceituado como um processo sistemático para a tomada de decisões, visando garantir o sucesso da empresa em seu ambiente atual e futuro. Assinale a opção INCORRETA.
		
	
	O documento formal que representa a consolidação do processo de planejamento é denominado plano.
	
	O princípio da precedência significa que o planejamento ocorre antes das funções administrativas organizar, coordenar, comandar e controlar.
	
	O tipo de planejamento que busca otimizar os resultados de determinadas áreas da organização é denominado planejamento tático.
	 
	Planejar se relaciona à tomada de decisões futuras baseada na análise ambiental.
	
	O planejamento pode ser estratégico, tático e operacional
	Respondido em 29/08/2020 13:55:21
	
Explicação:
Planejar é tomar decisões atuais visando benefícios futuros.
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	O processo de administração estratégica segue tipicamente a sequência que começa com (1) uma análise da situação dos ambientes geral e operacional da organização, incluindo recursos internos e públicos interessados internos e externos; (2) estabelecimento de direção estratégica, refletida na declaração de missão e na visão organizacional; (3) formulação de estratégias específicas; e (4) implementação da estratégia. Com relação à afirmação acima, leia atentamente as assertivas a seguir e assinale posteriormente a alternativa CORRETA. I. Ao fazer uma análise da situação, todos os públicos interessados dentro e fora da empresa, bem como quaisquer outras forças externas importantes, devem ser analisados. II. A direção estratégica está relacionada às metas e aos objetivos de longo prazo da organização. III. Formulação da estratégia é o processo de análise das oportunidades e ameaças e das forças e fraquezas para posterior definição dos rumos organizacionais. IV. A parte relativa à implementação da estratégia consiste em administrar relações com os públicos interessados e com os recursos organizacionais de forma a mover a organização para executar de forma bem-sucedida suas estratégias, de acordo com a ¿direção estratégica da empresa¿.
		
	
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	 
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	
	Todas as assertivas estão corretas.
	Respondido em 29/08/2020 13:55:25
	
Explicação:
A afirmativa III está incorreta porque a formulação da estratégia é o curso de ação com vistas a garantir que a organização alcance seus objetivos. Formular estratégias é projetar e selecionar estratégias que levem à realização dos objetivos organizacionais.
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Sobre as características da Administração Estratégica competitiva, NÃO É CORRETO:
		
	 
	A Visão Estratégica cria condições para ações reativas
	
	Domínio da tecnologia de informação
	
	Alinhamento com a Missão da empresa
	
	Adaptação à tendência de globalização
	
	Compreensão das mudanças como fator de oportunidade
	Respondido em 29/08/2020 13:55:34
	
Explicação:
A Visão Estratégica cria condições para ações pró-ativas e não reativas.
	
	
	
	
 
 
		
	
	
	 
	
		
		 
	ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: GST1665_EX_A1_201804166103_V6 
	29/08/2020
	Aluno(a): ROBÉRIO DOS SANTOS LEAL
	2020.2 - F
	Disciplina: GST1665 - ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 
	201804166103
	
	 
		1
        Questão
	
	
	¿O Uber, empresa que virou sinônimo de aplicativo para transporte, enfrenta uma enxurrada de críticas e agora, no Brasil, uma nova lei poderá inviabilizar sua existência. (....) (1) Diante da pressão dos taxistas, os grandes prejudicados com o novo serviço. (2) Deputados federais aprovaram na semana passada um projeto de lei que cria uma série de entraves burocráticos para o transporte em carros particulares. (3) (...) a proposta da Câmara dos Deputados chega em um péssimo momento, com potencial destrutivo em relação aos investimentos no setor (4) (...). O próprio Uber acaba de investir 200 milhões de reais para montar uma central de atendimento aos usuários em São Paulo. (5) ¿As cidades brasileiras têm um potencial de crescimento muito maior do que o das americanas, porque aqui o transporte público não consegue atender à necessidade de parcela expressiva da população¿, diz Peter Fernandez, CEO da 99 (empresa concorrente direta do Uber) [Texto extraído da Revista Veja. Edição 2525; ano 50; nº 16. 12/04/2017, p. 36-38]. Sobre o texto acima, analise as afirmativas a seguir. I. O trecho (3) ¿a proposta da Câmara dos Deputados chega em um péssimo momento, com potencial destrutivo em relação aos investimentos no setor¿ denuncia o componente econômico do macroambiente. II. O trecho (4) ¿O próprio Uber acaba de investir 200 milhões de reais para montar uma central de atendimento aos usuários em São Paulo¿, indica a doção de estratégia de continuação. III. O trecho (5) ¿As cidades brasileiras têm um potencial de crescimento muito maior do que o das americanas, porque aqui o transporte público não consegue atender à necessidade de parcela expressiva da população¿ denuncia uma tendência de motivação externa para o Uber. É correto o que se afirma em:
		
	
	(I) e (III) apenas.
	 
	(II), (III) apenas.
	
	(I), (II), (III)
	
	Apenas II.
	
	(I) e (II) apenas.
	Respondido em 29/08/2020 13:58:04
	
Explicação:
A afirmativa I está incorreta porque a proposta da Câmara dos Deputados vem para trazer segurança jurídica para todos que trabalam com o aplicativo UBER
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	O planejamento foi assumindo diferentes enfoques na medida que evoluía o pensamento estratégico, indo desde o simples planejamento financeiro até à Administração Estratégica Competitiva. Qual a ênfase que dada ao planejamento na fase do Planejamento Estratégico?
		
	
	Na previsão do futuro
	
	No orçamento
	
	No valor que se cria para o consumidor
	 
	Na definição de estratégias duradouras
	
	No posicionamento futuro da organização
	Respondido em 29/08/2020 13:58:40
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Dentre os itens constantes de um Plano Estratégico, existe o da "relação custo x benefício", que consiste:
		
	 
	No descritivo dos benefícios previstos na conclusão do plano, e seus custos relativos
	 
	Nos benefícios resultantes da execução do plano como um todo, mesmo com alto custo
	
	Nas operações financeiras realizadas após a conclusão do plano
	
	Na previsão de descontos obtidos com a conclusão do plano.
	
	Na descrição dos benefícios promovidos por menor custo de aquisição
	Respondido em 29/08/2020 13:58:44
	
Explicação:
O custo-benefício é o que define as melhores escolhas que os agentes econômicos fazem. Através deste conceito é que as pessoas ou empresas compram ou realizam aquilo em que os benefícios são maiores que o custos de comprar ou produzir
4
        Questão
	
	
	No ano de 1987 até meados de 1996 ocorreu a integração das fábricas e operações de duas grandes empresas automobilísticas no Brasil, Volkswagen e Ford, resultando na Autolatina. O projeto visava potencializar os pontos fortes de cada uma destas empresas e compartilhar os custos de produção. Em 2016, a Ambev (a gigante fabricante de cervejas e refrigerantes) e Whirlpool (fabricante de produtos da linha branca, sob as marcas Brastemp e Cnsul) criaram a empresa B.blend para distribuir no Brasil as cápsulas de refrigerantes, sucos, chás e chocolates que faz muito sucesso em países da Europa e América do Norte. O resultado superou muito as expectativas. Tanto é que foi decidido montar uma fábrica em Minas Gerais, deixando de importar as capsulas da Alemanha. Esses são dois exemplos de estratégia de crescimento baseado em:
		
	 
	Joint Venture
	
	Fusão
	 
	Diversificação
	
	Integração Horizontal
	
	Integração vertical
	Respondido em 29/08/2020 13:58:48
	
Explicação:
Joint venture que significa a união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro. As empresas que se juntam são independentes juridicamente e no processo de criação da joint venture podem definir se criam uma nova empresa ou se fazem uma associação (consórcios de empresas). Essa aliança compromete as empresas envolvidas a partilharem a gestão, os lucros, os riscos e os prejuízos. Para constituir uma joint venture, é necessário cumprir várias etapas e estabelecer objetivos, estrutura e a sua forma.
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	A Administração Estratégica é importante para as empresas, pois auxilia o gestor a dedicar tempo para criar, adaptar e reformular o posicionamento das organizações em relação a:
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Transformar ameaças em oportunidades e definir novos rumos para a organização.
	
	Mobilizar recursos para objetivos comuns.
	
	Assumir o controle sobre o seu destino e enxergar as oportunidades.
	
	Implementar mudanças
	Respondido em 29/08/2020 13:58:57
	
Explicação:
A administração estratégica é o campo onde é efetuado o planejamento estratégico da empresa tendo como base sua missão, visão e valores. Neste campo são estabelecidos conjuntos de opções, diretrizes e valores determinados pelos líderes (alta administração) da empresa, para que a organização possa ter um bom desenvolvimento a longo prazo.
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), ¿uma concentração, em termos de mercado, de cerca de 30% não é nenhum `bicho de sete cabeças¿. Há uma concentração em São Paulo, mas no restante do país a situação é diferente¿.
Segundo a Abras, a participação das vendas das maiores empresas do setor de supermercados no Brasil passou de 40%, em 2009, para 43% em 2010. Embora a concentração avance, ainda está longe da realidade na Europa, onde as cinco maiores redes respondem por 70% a 80% das vendas, destacou a Abras.
PETRY, R. Competição continua mesmo com fusão entre Carrefour e Pão de Açúcar. São Paulo: Agência Estado, 2011 (adaptado). 
Considerando o texto, conclui-se, com base na abordagem das cinco forças competitivas de Michael Porter, que:
 
		
	
	O processo de concentração entre empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro aumenta o poder de negociação dos compradores (clientes).
	
	A globalização contribui para a redução do processo de concentração entre as empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro.
	
	 Há ampliação de ameaças de novos entrantes quando há aumento na concentração de empresas que participam do setor de supermercados no varejo brasileiro.
	 
	O processo de aquisição ou fusão entre empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro aumenta seu poder de negociação com fornecedores e compradores.
	
	O processo de concentração entre empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro aumenta o poder de negociação dos fornecedores.
	Respondido em 29/08/2020 13:59:06
	
Explicação:
Na fusão, uma companhia se une a outra para formar uma nova organização, que no caso do setor de de supermercados no varejo brasileiro aumenta seu poder de negociação com fornecedores e compradores, devido a concentração mercadológica.
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	A partir dos anos 60 que o termo estratégia adquire maior relevância e com possibilidades de aplicação nas organizações, dado o incremento da complexidade do ambiente organizacional e as suas implicações nas formas de gestão. Neste sentido, MINTZBERG (2000) propõe uma tipologia que consolida todos os enfoques e abordagens da estratégia e suas múltiplas formas de aplicação no contexto organizacional, através da proposição de dez escolas. A seguir temos características de três escolas: A) A formação da estratégia deve ser um processo analítico de seleção das posições genéricas no mercado econômico e competitivo. B) A estratégia como um processo de concepção. Há um ajuste entre as forças e as fraquezas internas da empresa com as ameaças e oportunidades externas de seu ambiente; C) A estratégia como um processo visionário. Essas características pertencem respectivamente:
		
	
	Escola do Design, Escola do Posicionamento, Escola do Planejamento.
	
	Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola Empreendedora.
	 
	Escola do Posicionamento, Escola do Design, Escola Empreendedora.
	
	Escola do Design, Escola do Posicionamento, Escola do Planejamento.
	
	Escola do Posicionamento, Escola do Planejamento, Escola Empreendedora.
	Respondido em 29/08/2020 13:59:12
	
Explicação:
A formação de estratégia de poscionamento é vista como um processo analítico. O administrador é mais analista, faz uma análise dos fatos passados e dos dados estatísticos, a fim de planejar o futuro. Michael Porter foi o impulsionador desta escola, contribuindo com ferramentas como as "cinco forças de Porter", que influenciam a concorrência, e as "estratégias genéricas de Porter" que busca alcançar um desempenho acima da média numa indústria. O papel desta escola é apoiar o processo de formulação de estratégia, e não criar estratégias, pois a análise de dados é um processo estático e ordenado e não dinâmico, rico e confuso como o de formulação de estratégia.
A formação de estratégia de design é vista como um processo de concepção. Busca uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas, a fim de posicionar a empresa em seu ambiente. A responsabilidade pela percepção e controle da concepção estratégica é do executivo principal da organização, o que é criticado, pois a plena participação de outros atores enriquece a análise e escolha da melhor estratégia.
A formação de estratégia empreendedora é vista como um processo visionário. Este processo está na mente do líder, o empreendedor que tem uma visão de futuro da organização e um senso de direção a longo prazo. Assim, a visão estratégica é maleável, deliberada (foco no controle) e emergente (foco no aprendizado). As estratégias visionárias são pró-ativas, com liderança personalizada, o que possibilita inovações e diferenciação para a organização. Contudo, por ser dependente de um único indivíduo ¿ o líder ¿ a estratégia possui um processo obscuro, enterrado na cognição humana.
 
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Qual das escolas de administração estratégica pode ser relacionada com a frase a seguir: ¿Formulação de estratégia como um processo formal.¿
		
	
	Escola Cognitiva
	 
	Escola do Planejamento
	
	Escola do Design
	
	Escola de Configuração
	
	Escola do Posicionamento
	Respondido em 29/08/2020 13:59:16
	
Explicação:
A escola de planejamento reflete a maior parte das idéias da escola de design, acrescentando a concepção de que o processo estratégico não é apenas cerebral, mas também formal. A formalidade significa que o processo estratégico
pode ser decomposto em passos distintos, delineados por listas de verificações e sustentado por técnicas como orçamentação, programas e planos operacionais. A estratégia e sua formação nessa escola são definidas como um processo formal.
	
	
	
	
 
 
		
	
	
	 
	
		
		 
	ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: GST1665_EX_A1_201804166103_V7 
	29/08/2020
	Aluno(a): ROBÉRIO DOS SANTOS LEAL
	2020.2 - F
	Disciplina: GST1665 - ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 
	201804166103
	
	 
		1
        Questão
	
	
	Assinale a alternativa que NÃO APRESENTA atributos de um sistema de medição de desempenho estratégico:
		
	 
	Visibilidade para todas as pessoas dentro da organização
	
	Adaptabilidade às mudanças nas necessidades de informações
	
	Alinhamento com objetivos traçados
	
	Visibilidade para todos os níveis interessados
	
	Disponibilidade no momento da tomada de ação
	Respondido em 29/08/2020 13:59:58
	
Explicação:
O controle estratégico na organização é orientada pelo estabelecimento de medidas de acompanhamento, que possam dar garantias de avaliação. Sua função principal é ajudar os gestores das estratégias para que os objetivos anteriormente definidos sejam cumpridos.
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Uma Indústria Automotiva deseja aumentar sua participação no mercado nos próximos anos. Entre os objetivos da indústria estão: conquistar novos mercados, aumentar suas vendas e melhorar sua competitividade no setor. As estratégias utilizadas para se alcançar tais objetivos envolvem: I. Integração Vertical: levará a Indústria à compra de uma empresa que produz componentes para a fabricação de seus carros e possibilitará maior controle da qualidade de seus processos produtivos. II. Integração Horizontal: a Indústria por meio de uma aliança estratégica com outra grande empresa do setor compartilhará recursos e competências, além de reduzir riscos e custos com a empresa parceira. III. Crescimento Interno Horizontal: a compra de novas empresas que operem no mesmo negócio levará a indústria ao alcance de seus objetivos com resultados que envolvem maior participação de mercado e competitivo no setor. IV. Crescimento Interno Vertical: a Indústria irá desenvolver e atuar em um novo negócio relacionado ao canal de fornecedor/ distribuição da empresa. É correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I e IV
	
	II e III
	
	I apenas.
	
	II apenas.
	
	III e IV
	Respondido em 29/08/2020 14:00:09
	
Explicação:
A afirmativa II está incorreta porque a integração horizontal é uma estratégia de compra de empresas concorrentes numa mesma linha de negócios e não com formação de alianças.
A afirmativa III está incorreta porque a integração horizontal visa aumentar seu porte, vendas, lucros e participação potencial no mercado de uma organização e reduzindo a concorrência e, não necessariamente que ela será mais competitiva.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Relacionado com as vantagens do planejamento para as empresas, identifique, entre as afirmativas abaixo, aquela que se apresenta incorreta. (PAULINYI, 2002)
		
	
	A análise e solução de problemas eliminam ineficiências, os atritos e desperdícios dentro da organização. A empresa liberta-se de fardos que, além de improdutivos, freiam os esforços para adicionar valor ao processo produtivo.
	
	O planejamento sempre é feito no sentido de mudar, transformar, revitalizar, inventar ou recriar a organização, seja ele praticado na sua forma corretiva de problemas, seja na sua forma de busca do ideal.
	 
	O planejamento existe para uniformizar ou homogeneizar a organização. Só assim, a organização terá capacidade para aprender, aceitando as mudanças, se adaptando às ambiguidades relacionadas com a competição ambienta.
	
	O planejamento não pode e não existe para controlar variáveis ambientais, fora do controle da empresa. Tampouco o planejamento pode reduzir ou eliminar os riscos inerentes à ação gerencial.
	
	O planejamento não pretende definir um futuro único para a empresa. Examina diversas possibilidades futuras. Assim procedendo, reduz eventuais surpresas pelo fato de algumas delas já terem sido consideradas em alguma fase do planejamento.
	Respondido em 29/08/2020 14:00:13
	
Explicação:
A questão esta errada porque o planejamento é responsável por guiar os passos da organização durante um determinado período de tempo, para que, ao final desse ciclo, os objetivos tenham sido alcançados.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Sobre o Processo de Administração Estratégica, podemos afirmar que: I. O ambiente geral é o nível externo à organização. Um de seus componentes é o Legal, que consiste na legislação aprovada, ou seja, as regras ou leis que todos os membros de uma sociedade devem seguir. II. Formulação de uma estratégia organizacional, que consiste a terceira etapa do processo de administração estratégica, é definida através de um conjunto da ação que visa uma garantia de que a organização alcance os objetivos. III. Na quarta etapa do processo de administração estratégica, ocorre o controle estratégico, que é um controle que consiste na monitoração e avaliação com o objetivo de melhorá-lo (processo) e garantir um funcionamento adequado. É correto o que se afirma em:
		
	
	(II), (III) apenas.
	
	Apenas II
	 
	(I) e (II) apenas.
	
	(I) e (III) apenas.
	
	(I), (II), (III)
	Respondido em 29/08/2020 14:00:19
	
Explicação:
A afirmativa III está incorreta porque na 4ª etapa do processo de implementação da administração é a fase de Implementação da estratégia organizacional, e não do controle estratégico.
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	O Modelo chamado de Análise SWOT foi idealizado pelos membros pertencentes a que Escola de Pensamento Estratégico?
		
	
	Escola de POSICIONAMENTO
	
	Escola de CONFIGURAÇÃO
	 
	Escola de DESIGN
	
	Escola de APRENDIZADO
	
	Escola AMBIENTAL
	Respondido em 29/08/2020 14:00:53
	
Explicação:
A escola de pensamento de design é vista como um processo de concepção. Busca uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas, a fim de posicionar a empresa em seu ambiente. A responsabilidade pela percepção e controle da concepção estratégica é do executivo principal da organização, o que é criticado, pois a plena participação de outros atores enriquece a análise e escolha da melhor estratégia. 
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Mesmo sabendo que não há consenso universal para as definições empregadas na área de estratégia empresarial, é possível usar alguns referenciais para estabelecer limites entre os muitos conceitos existentes. Considerando os avanços históricos, no que se refere à diferença entre Planejamento Estratégico e Administração Estratégica é correto afirmar que, na atualidade:
		
	
	Planejamento Estratégico é antecipar ações e resultados, por isso é mais necessário que a Administração Estratégica, que só se ocupa com o controle do processo
	
	O Planejamento Estratégico é mais abrangente que a Administração Estratégica, pois planejar é mais importante do que administrar; a formulação do plano garante um bom resultado
	
	A Administração Estratégica não necessita de Planejamento Estratégico pois se concentra na execução, considerando-a a parte mais importante da gestão.
	 
	A Administração Estratégica engloba o planejar, o executar e o controlar, todos estrategicamente; nessa abordagem, o planejamento é o primeiro passo de um processo interconectado
	
	O planejamento ¿de fora para dentro¿ é mais adequado para a Administração Estratégica do que a abordagem ¿de dentro para fora¿; não se recomendando a integração das abordagens
	Respondido em 29/08/2020 14:01:11
	
Explicação:
O planejamento estratégico é um processo analítico por planos, a administração estratégica é um processo de ação organizacional.O planejamento estratégico é um processo analítico por planos, a administração estratégica é um processo de ação organizacional.
7
        Questão
	
	
	Decisão 1: Acionar a máquina 5 com produção a ser mantida até o final do mês, para assim cumprir os objetivos estabelecidos para unidade produtiva no mês. Decisão 2: Adicionar mais tempo de cozimento ao produto X pois ele ainda não está no ponto correto. Decisão 3: Elevar em 25% a margem de lucro do negócio XYZ na região nordeste. Partindo para uma análise das decisões acima descritas podemos concluir que são respectivamente decisões dos níveis:
		
	 
	Tático; Operacional e Estratégico.
	
	Estratégico; Tático e Estratégico.
	
	Tático; Estratégico e Estratégico
	
	Tático; Operacional e Tático.
	
	Estratégico; Operacional e Tático.
	Respondido em 29/08/2020 14:01:21
	
Explicação:
A decisão 1 é tático porque envove objetivos de mais curto prazo com ações que, geralmente afetam somente parte da empresa. A decisão 2 é operacional porque envolve objetivos cotidianos, rotinas operacionais da empresa que afetam somente as unidades setoriais. A decisão 3 é estratégico porque está realcionado a objetivos de longo prazo com ações que afetam toda a empresa.
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	2-A remuneração Estratégica é aquela que :
		
	 
	c) ( ) Utiliza metas e desafios e tem rendimentos variáveis conforme os resultados;
	
	b) ( ) É aquela que verifica a média de mercado para estimular o profissional ;
	
	e) ( ) É aquela que é paga de acordo com o potencial de desempenho profissional ;
	
	d) ( ) É aquela que tem variação de rendimentos de acordo com o tempo de contrato no cargo;
	
	a) ( ) Utiliza salários fixos baseados nos cargos ;
	Respondido em 29/08/2020 14:01:26
	
Explicação: Hoje, para trabalha em Recursos Humanos, fazemos um comparativo com O Cenário Competitivo do Século XXI e a Economia Globalizada Aspectos que define empresa dentro da classe social.
	
	
	
	
 
 
		
	
	
	 
	
		
		 
	ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: GST1665_EX_A1_201804166103_V8 
	29/08/2020
	Aluno(a): ROBÉRIO DOS SANTOS LEAL
	2020.2 - F
	Disciplina: GST1665 - ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 
	201804166103
	
	 
		1
        Questão
	
	
	O processo de adoção da metodologia de planejamento estratégico nas empresas brasileiras tem-se mostrado gradativo, porém contínuo. Executivos e empresários têm reconhecido que esta parece ser a melhor alternativa para uma organização que procura garantir sua sobrevivência e desenvolvimento, através de maior interação com o ambiente no qual opera. Com base no texto acima, com caráter meramente motivador, avalie as assertivas abaixo, para em seguida marcar a única alternativa correta. I. O ambiente geral é o nível de um ambiente externo à organização composto de componentes que normalmente têm amplo escopo e pouca aplicação imediata para administrar uma organização. II. O componente político do ambiente geral compreende os elementos que estão relacionados à obrigação governamental. III. O ambiente operacional é o nível do ambiente externo à organização composto de setores que normalmente têm implicações específicas e relativamente mais imediatas na administração da organização. É correto o que se afirma em:
		
	 
	(I), (II), (III)
	
	Apenas I.
	
	(II), (III) apenas.
	
	(I) e (II) apenas.
	
	(I) e (III) apenas.
	Respondido em 29/08/2020 14:01:50
	
Explicação:
As três assertivas estão corretas porque elas fazem parte da metodologia de planejamento estratégico.
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Uma das estratégias de crescimento é a do Crescimento Interno ou Orgânico. Em que consiste essa estratégia?
		
	 
	É trabalhada por meio da elevação de vendas, da capacidade de produção e da força de trabalho da própria organização.
	
	Trabalha-se para formar cooperativas, com empresas do mesmo setor. A lógica é crescer todos juntos de forma orgânica.
	
	O direcionamento é para as parcerias com os principais concorrentes, chamadas de parcerias orgânicas.
	
	Trabalha-se com o objetivo de crescer e no mais breve espaço de tempo comprar outras empresas do mesmo segmento.
	
	Direcionamento para o resultado dos esforços internos dos principais gestores da empresa em economizarem despesas e elevarem as vendas dos seus principais produtos.
	Respondido em 29/08/2020 14:01:59
	
Explicação:
A estratégia de crescimento interno é conseguido por meio do aumento de vendas, da capacidade de produção e da força de trabalho. 
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Através do diagnóstico da empresa ¿Jeitin Mineiro¿ produtos orgânicos, constata-se um cenário que ainda se encontra em situação desfavorável, mas o ambiente está oferecendo boas oportunidades para alavancar os negócios. A empresa tem predominância de pontos fracos e o ambiente está proporcionando situações favoráveis que podem transformar-se em oportunidades. Para a situação descrita, qual a estratégia a ser adotada?
		
	 
	Crescimento
	
	Redução de Custos
	
	Manutenção ou Estabilidade.
	
	Sobrevivência.
	
	Desenvolvimento
	Respondido em 29/08/2020 14:02:06
	
Explicação:
A estratégia de crescimento é aplicada por uma empresa visando promover de forma eficaz expandir negócios e aproveitando as possibilidades empresariais existentes através de recursos que a empresa já possui, é necessário análise e planejamento contínuo.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Segundo Porte (2003) o processo de administração estratégica começa com a análise do ambiente, ou seja, com o processo de monitorar o ambiente organizacional para identificar os riscos e oportunidades presentes e futuras. Sobre o texto acima, com caráter meramente motivador, porém, enfatizando o ambiente organizacional, avalie as assertivas abaixo, para em seguida marcar a única alternativa correta. I. O componente cliente do ambiente interno reflete as características e o comportamento daqueles que compram mercadorias e serviços fornecidos pela organização. II. O ambiente geral é o nível de um ambiente externo à organização composto de componentes que normalmente têm amplo escopo e pouca aplicação imediata para administrar uma organização. III. O componente político do ambiente geral compreende os elementos que estão relacionados à obrigação governamental. É correto o que se afirma em:
		
	
	(I), (II), (III)
	 
	(II), (III) apenas.
	
	(I) e (II) apenas.
	
	Apenas II.
	
	(I) e (III) apenas.
	Respondido em 29/08/2020 14:02:10
	
Explicação:
A afirmativa I está incorreta porque o componente cliente do ambiente interno reflete as características e o comportamento das pessoas a quem direcionamos os nossos serviços ou que recebe algum tipo de produto, necessário a realização do nosso trabalho.
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Administração Estratégica passa por uma série de etapas: análise do ambiente, estabelecimento da diretriz da organização, formulação e implantação da estratégia organizacional e exercício de controle estratégico. A Administração Estratégica é importante para as empresas, pois auxilia o gestor a dedicar tempo para criar, adaptar e reformular o posicionamento das organizações em relação a:
		
	
	Se esconder de ameaças
	 
	Assumir o controle do seu destino
	
	Estudar os requisitos de produtos para o mercado.
	
	Definir o uso dos recursos iguais para todos os objetivos da empresa
	
	Manter a empresa no rumo em que ela já está
	Respondido em 29/08/2020 14:02:19
	
Explicação:
A aplicação da administração estratégica por parte da gestão de uma empresa contribuiu para uma administração proativa.
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	É a estratégia que uma organização adota quando enfoca uma única linha de negócios, obtendo vantagem competitiva por meio de conhecimento especializado e eficiente.
		
	
	Estratégia de Desenvolvimento de Produto
	
	Estratégia de Desenvolvimento de Mercado
	
	Estratégia Funcional
	 
	Estratégia de concentração
	
	Estratégia Matriz BCG
	Respondido em 29/08/2020 14:02:26
	
Explicação:
O texto da questão se refere
a estratégia de concentração porque envolve uma empresa optar por concentrar a maioria de seus recursos no desenvolvimento de um produto específico ou pelo menos um pequeno grupo de produtos destinados a um mercado específico. Como uma abordagem para investir, uma estratégia de concentração chama para escolher um pequeno grupo de ações para compor o portfólio, ao invés de ir para um conjunto mais diversificado de investimentos
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	De acordo com Norton (1989), no ambiente organizacional, as mudanças ocorrem com altíssima velocidade, portanto, perceber tendências, visualizando as mudanças antes que elas ocorram, passa a ter um valor extraordinário como o fator decisivo do sucesso e, às vezes, da própria sobrevivência. Sobre o texto acima, com caráter meramente motivador, porém, enfatizando o ambiente organizacional, avalie as assertivas abaixo, para em seguida marcar a única alternativa correta. I. O componente social do ambiente geral descreve as características da sociedade na qual a organização existe. É importante que os administradores lembrem-se de que, embora as mudanças nos atributos de uma sociedade possam ocorrer lenta ou rapidamente, inevitavelmente elas ocorrerão. II. O componente cliente do ambiente operacional reflete as características e o comportamento daqueles que compram mercadorias e serviços fornecidos pela organização. III. O ambiente geral é o nível do ambiente externo à organização composto de setores que normalmente têm implicações específicas e relativamente mais imediatas na administração da organização É correto o que se afirma em:
		
	
	(I), (II), (III)
	 
	(I) e (II) apenas.
	
	(II), (III) apenas.
	
	Apenas II.
	
	(I) e (III) apenas.
	Respondido em 29/08/2020 14:02:41
	
Explicação:
A assertiva III está incorreta porque o ambiente geral envolve o nível interno e externo à organização.
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Em relação a Administração Estratégica, podemos afirmar que:
		
	
	As mudanças seguem tendências estabelecidas , logo o planejamento é uma extensão de planos anteriores.
	 
	Não se limita a planejar estrategicamente, mas também a organizar, dirigir e controlar estrategicamente.
	
	Tinha como ferramenta de execução o Esquema Orçamentário Global em que através de um plano anual especificavam-se os objetivos pretendidos, as receitas e as despesas.
	
	As mudanças ocorrem dentro de regras conhecidas de causa e efeito e, sendo assim, o planejamento ocorre de forma periódica
	
	As mudanças podem ser entendidas e previstas, portanto os planos são implementados como foram concebidos.
	Respondido em 29/08/2020 14:02:45
	
Explicação:
A Administração Estratégica é um processo contínuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente por meio da organização, direção e controle dos processo internos.
	
	
	
	
 
 
		
	
	
	 
	
		
		 
	ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: GST1665_EX_A1_201804166103_V9 
	29/08/2020
	Aluno(a): ROBÉRIO DOS SANTOS LEAL
	2020.2 - F
	Disciplina: GST1665 - ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 
	201804166103
	
	 
		1
        Questão
	
	
	Em relação à Administração Estratégia, NÃO é correto afirmar:
		
	
	Na gestão estratégica deve haver flexibilidade, informação e conhecimento com ênfase na integração da estratégia.
	 
	O Planejamento Estratégico deve visar a análise de mudanças do ambiente sem, necessariamente, dar ênfase na elaboração e uso da estratégia.
	
	Genericamente e estratégia é a seleção dos meios, de qualquer natureza, que se empregam para realizar objetivo
	
	Quanto a implementação da estratégica, a organização deve responder antecipadamente as mudanças dos fatores relativos às forças competitivas.
	
	A estratégia no campo empresarial, consiste em escolher alternativas para atingir objetivos em sintonia com as ameaças e oportunidades, considerando as capacidades da empresa (pontos fortes e fracos).
	Respondido em 29/08/2020 14:03:09
	
Explicação:
O Planejamento Estratégico utiliza a análise ambietal para formular a sua estratégia.
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Bebe (pronuncia-se `bibi¿) é uma rede de lojas e site (www.bebe.com) fundada em 1976 em São Francisco, nos Estados Unidos, com a proposta de ser a referência da moda para a mulher moderna, sexy e de atitude. As lojas e o site da Bebe deviam ser um destino obrigatório para a moda chic e contemporânea, criada pelo fundador Manny Mashouf. Após 40 anos no mercado americano e com franquias espalhadas pelo mundo, parece que o negócio desandou. Vários jornais norte-americanos estão noticiando que devido a prejuízos constantes nos últimos anos (mais de US$ 200 milhões em 2016) esta rede varejista especializada está fechando todas suas lojas. Até o final de maio, 2017, todas a lojas estarão fechadas, permanecendo, por enquanto, com o site. Embora seja uma decisão dura, foi a forma que a empresa encontrou para encerrar dignamente uma jornada de pioneirismo e sucesso na indústria da moda. Considerando as linhas estratégicas empresariais estudadas, podemos afirmar que a decisão da Bebe é uma:
		
	
	Estratégia de Estabilidade.
	 
	Estratégia de Redução.
	
	Estratégia Combinada.
	
	Estratégia de Concentração.
	
	Estratégia de Crescimento.
	Respondido em 29/08/2020 14:03:26
	
Explicação:
O texto se refere a estratégia de redução de custos, visando a sobrevivência da empresa, cujas ações são direcionadas na redução de pessoal, níveis de estoque, diminuir compras, efetuar leasingde equipamentos, procurar aumentar a produtividade, entre outros. Esta estratégia ocorre quando o ambiente e a empresa em si encontram-se em situação ruim, desfavorável.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	A REAL Esportes, líder nacional no segmento de artigos esportivos, acaba de vender a sua linha de uniformes esportivos para uma grande empresa de reconhecimento nacional no ramo da construção civil. Alguns fatos já de conhecimento do mercado podem explicar a realização do negócio. A Construtora ABC, já consolidada no mercado de origem, tem buscado diferentes opções de crescimento, em especial agregando competências em mercados diversos. Já a REAL Esportes decidiu pelo negócio em decorrência da necessidade de reduzir seus custos de produção e otimizar seus resultados. Com base no enunciado, marque a alternativa que apresenta a correta classificação da estratégia utilizada pelas empresas.
		
	
	Sob a ótica da REAL Esportes, a estratégia utilizada foi a de concentração tendo em vista que buscava alcançar uma vantagem competitiva por meio do conhecimento especializado em um determinado segmento.
	
	Podemos dizer que a estratégia utilizada pela Construtora ABC foi a diversificação relacionada pois a empresa por ela comprada tem similaridades em relação à produção, tecnologia e mercado.
	
	A estratégia utilizada pela REAL Esportes foi a de redução de despesas por meio da liquidação pois visava a redução das perdas de um negócio sem retorno.
	 
	A estratégia utilizada pela Construtora ABC foi a de crescimento por diversificação conglomerada tendo em vista a atuação diversa da empresa comprada, seja na linha de produtos seja no mercado de atuação.
	
	Sob a ótica da Construtora ABC, a estratégia utilizada foi a de diversificação concentrada tendo em vista que buscava alcançar vantagem competitiva por meio da aquisição de empresa com linha de negócios completamente diferente.
	Respondido em 29/08/2020 14:03:21
	
Explicação:
A estratégia de crescimento de diversificação, envolve o crescimento através da aquisição de empresas em outras indústrias ou linhas de negócios. Quando a empresa adquirida tem produção, tecnologia, produtos, canais de distribuição e/ou mercados similares aos da empresa compradora, a estratégia é chamada de diversificação relacionada ou concentrada. Ela é utilizada quando a organização pode adquirir maior eficiência ou impacto no mercado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais