Buscar

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITOq

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: O USO DA LUCIDADE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O lúdico faz parte de nossa vida desde o nascimento por meio de diferentes tipos de jogos. Estes são de exercício (caracterizado pela repetição) e simbólico (o faz de conta) estão muito presentes no cotidiano da criança desde cedo, além do jogo de regras, que tem um papel mais significativo conforme elas ficam maiores. Além disso, esses recursos pedagógicos contribuem não apenas para a aquisição de conhecimentos de forma prazerosa em sala de aula, mas desenvolve na criança, de forma mais eficiente, à compreensão de normas e as regras tanto no ambiente escolar quanto no espaço informal fora da escola. 
Nesse sentido, a arte de jogar e de brincar está presente na vida da maioria das crianças e dos indivíduos em geral. Associando essa capacidade inerente ao ser humano às práticas pedagógicas inovadoras, chega-se à ludicidade. Entretanto, não se recomenda brincar por brincar ou jogar por jogar. Para isso, torna-se necessário que o educador seja mediador e responsável por elaborar e não deixar que essas atividades se transformem em baderna nem sejam encaradas pelos estudantes como uma simples recreação sem sentido. 
	Nessa perspectiva, para Oliveira (1999, p.67), “O jogo cria uma situação de regras que proporcionam uma zona de desenvolvimento proximal do aluno”. Nessa perspectiva, a função do professor é muito importante para que isso aconteça, claro, o educador deve ter o cuidado de ser apenas uma espécie de mediador, ali, o universo é do aluno, ele, (aluno) é o protagonista.

Continue navegando