Buscar

Prova Discursiva Linguistica Aplicada a Língua Inglesa II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
Linguística Aplicada à Língua Inglesa II (LLI49)
Período para responder
26/05/2021 - 18/06/2021
Peso
4,00
1 A teoria dos atos da fala surgiu na Filosofia da Linguagem, com John Langshaw Austin, seguido por John Searle. Para estes estudiosos, a linguagem pressupõe uma ação, ou seja, dizer significa fazer. Os atos da fala (speech acts) são, portanto, as ações realizadas por meio da linguagem. Com base no exposto, disserte sobre o conceito de "verbos performativos" e cite dois exemplos.
Os verbos performativos são verbos que transmitem a intenção das ações da teoria dos atos da fala. São através dos verbos performativos que consolidamos a ação que queremos realizar. Isso significa que quando uma pessoa enuncia algum destes verbos, ela está executando uma ação e não apenas verbalizando. Verbos performativos recebem este nome porque derivam do inglês “to perform” que corresponde a fazer algo. Uma das características dos verbos performativos é sempre ser usado no simple present.
Exemplos:
I promise this will not be repeated.
I apologize for the delay.
I recommend you to go to the doctor.
I insist that you stay a little longer here.
2 O nível fonêmico de consciência fonológica é o mais complexo entre já estudados. Ele se refere à capacidade de identificar os fonemas, a menor unidade sonora da língua, que distingue significados. Em alguns casos, a diferença de pronúncia não caracteriza um fonema, como é o caso, em português, da pronúncia "d" na palavra dia, por exemplo. Com base no exposto, disserte qual a diferença entre as duas formas de pronunciar "d" em língua portuguesa.
A consciência fonêmica é a habilidade de identificar e manipular os diferentes fonemas, inclusive aqueles que implicam na variação de pronuncia das palavras que é muito comum no português brasileiro devido aos sotaques regionais. Um exemplo disso é o som da letra “D”. Quando um falante pronuncia a palavra 'dia', à Fonética refere de que forma a consoante /d/ é pronunciada: /d/ /i/ /a/ ou /dj/ /i/ /a/. Tanto o som [d] como o som [dʒ] que ocorrem na pronúncia da palavra dia, dita como [‘dia] em certas regiões do Brasil e como [dʒia] (“djia”) em outras regiões, são fones do português brasileiro. Os fones são os sons produzidos na fala que variam de região para região. A ortografia representa os fonemas, e não os fones. Tanto quem pronuncia [‘dia] quanto quem pronuncia [dʒia] (“djia”) deve escrever (dia).

Continue navegando