Buscar

Classificação e Fases da Receita e Despesa Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1A Receita Pública, segundo o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público - MCASP -, apresenta-se dividida em dois grupos de Receitas que representam os ingressos de valores nos cofres público, que devem ser registrados e classificados conforme suas respectivas naturezas. Assim, com relação à classificação das Receitas Públicas, segundo o MCASP, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os dois grupos de Receitas:
A
Receitas Orçamentárias e Receita Extraorçamentária.
B
Receitas Comerciais e Receitas Agroindustriais.
C
Receita de Competência e Receita de Caixa.
D
Receita de Aluguéis e Receita de Serviços.
2Na área pública, as receitas também devem ser identificadas e reconhecidas, considerando que seus ingressos se realizam e se registram contabilmente como maneira de formalizar a sua ocorrência, assim, é fundamental, antes de qualquer classificação, evidenciar quando ocorrem ingressos de Receita na área pública. Diante desse cenário, sobre a definição de Receita Pública, assinale a alternativa CORRETA:
A
A Receita Pública acontece quando os recebimentos de vendas do Estado ocorrem, ou seja, o momento em que os clientes e contribuintes pagam juros sobre os impostos incidentes em suas atividades.
B
A Receita Pública acontece apenas com a entrada de recursos financeiros nos cofres públicos, assim, qualquer ingresso de valores advindos da cobrança de juros sobre impostos federais, estaduais e municipais deverá ser classificado como receita operacional.
C
Em seu sentido mais amplo, as Receitas Públicas representam os ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado, ainda segundo o Código Tributário, este ingresso de receita pode acontecer também através da entrada de bens no Estado.
D
Para o Código Tributário Nacional, o reconhecimento da Receita Pública deverá acontecer apenas em um período em cada semestre, normalmente sempre no início de cada ano e os desembolsos financeiros devem respeitar os limites da receita pública recebida.
3Considerando que as Receitas Públicas envolvem a contribuição de inúmeros autores, o Manual de Contabilidade Aplicado do Setor Público - MCCASP - trata de ingressos de valores nos cofres públicos. Estes ingressos de valores ocorrem de diferentes formas, por exemplo, podem ser de natureza constante ou aleatória. Sobre esses dois grandes grupos de receitas públicas, assinale a alternativa CORRETA:
A
Receitas Orçamentaria Efetiva e Orçamentária Definitiva.
B
Receitas de Ingresso de Valores e Receitas de Doações Recebidas.
C
Receitas Correntes e Receitas não Correntes.
D
Receitas Orçamentárias e Extraorçamentárias.
4A Lei nº 4320/64 descreve que a codificação das receitas deve ocorrer através de números em forma de codificação decimal, visto que, nesta codificação, a descrição ou denominação da receita também precisa ser descrita. Assim, com base nestas duas maneiras de identificação, criou-se a natureza das receitas. Sobre a definição das receitas correntes que integram categorias econômicas das receitas, analise as afirmativas a seguir: I- São receitas correntes aquelas com origem de recursos financeiros provenientes da constituição de dívidas, conversão em espécie, de bens e direitos, entre outros. II- São receitas correntes aquelas provenientes da arrecadação apenas de doações para a manutenção do patrimônio público. III- São receitas originadas de pessoas de direito público ou privado, desde que sejam destinadas a atender às despesas classificadas como Despesas Capital e, ainda, superávit do Orçamento Corrente. IV- São receitas correntes aquelas com origem na exploração dos descontos obtidos com fornecedores de curto prazo, sendo os valores obtidos como descontos considerados como receitas correntes. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm. Acesso em: 28 nov. 2019.
A
As afirmativas I e III estão corretas.
B
As afirmativas II e IV estão corretas.
C
Somente a afirmativa III está correta.
D
As afirmativas I e II estão corretas.
5As despesas orçamentárias previstas em Lei devem ser estruturadas a fim de evidenciar como serão atendidas as políticas públicas. Assim, organizam-se fases para a despesa orçamentária, que devem ser seguidas para a sua realização e acompanhamento. Sobre essas fases, assinale a alternativa CORRETA:
A
Arrecadação, Lançamento, Reserva de dotação, Empenho, Desembolso e Pagamento.
B
Fixação da despesa, Reserva de dotação, Licitação, Empenho, Liquidação e Pagamento.
C
Origem, Classificação, Realização, Liquidação e Empenho.
D
Aplicações, Recursos, Licitação, Reserva de pagamento, Desembolso e Quitação.
6A Lei Orçamentária Anual - LOA - e a Lei das Diretrizes Orçamentárias - LDO - determinam, respectivamente, que o orçamento público deve ser autorizado por Lei e definem ainda a destinação de receitas e despesas. Para tanto, devem obedecer alguns princípios orçamentários que evidenciam a política econômica e financeira e o programa de trabalho do governo. Sobre os princípios orçamentários da LOA, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Princípio da Universalidade. ( ) Princípio da Legalidade. ( ) Princípio da Competência. ( ) Princípio do Valor Original. Assinale a alternativa que apresenta a sequencia CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
V - V - F - F.
C
F - V - V - F.
D
V - V - V - F.
7As Despesas Orçamentárias devem ser classificadas analisando-se diferentes cenários. Dentre eles destacam-se o impacto da despesa orçamentária na sua situação patrimonial, que pode acontecer através da redução líquida patrimonial da entidade ou apenas permutando no patrimônio sem alterar a situação líquida da entidade. Sobre essas despesas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Para as Despesas Orçamentárias não Efetivas, tem-se como exemplo a aquisição de materiais para estoques e despesas com adiantamentos. ( ) A Despesa Orçamentária não Efetiva ocorre apenas nos Estados com menor arrecadação, pois a União deve controlar as despesas dos municípios. ( ) Para as Despesas Orçamentárias Efetivas, tem-se as despesas de capital decorrentes de transferência de capital. ( ) A Despesa Orçamentária Efetiva, quando ocorre, não altera a situação patrimonial da entidade, pois caracteriza-se como um fato contábil permutativo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
F - V - F - V.
C
V - F - V - F.
D
V - V - F - F.
8No campo público, é necessário o dispêndio de Despesas para a realização das necessidades dos diversos usuários e contribuintes. Uma característica diferente no setor público é a necessidade da existência de lei para a realização de Receitas. Diante da necessidade de reconhecimentos da Despesa na Contabilidade Pública, realizou-se a classificação dessas despesas em dois grupos, conforme o impacto gerado na situação líquida patrimonial. Sobre as classificações das despesas quanto ao impacto na situação líquida patrimonial, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Despesa Orçamentária Efetiva e Despesa Orçamentária não Efetiva. ( ) Despesa Orçamentária Realizada e Despesa Orçamentária a Realizar. ( ) Despesa de Longo Prazo e Despesa de Curto Prazo. ( ) Despesa Patrimonial e Despesa Financeira. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - F.
B
F - F - V - V.
C
V - V - V - F.
D
F - V - V - F.
9A origem das Receitas Públicas deve ser identificada pelo Estado, pois, dependendo da sua procedência, adotam-se diferentes formas de definição. O Estado, por sua vez, deverá acompanhar e realizar o registro do recebimento destas receitas, e a identificação da origem contribui para mensurar e quantificar os meios de recebimento que mais agregam receitas públicas. Sobre a definição das formas de procedência de Receitas Públicas, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Receitas Públicas Ordinárias. ( ) Receitas Públicas Próprias. ( ) Receitas Públicas Derivadas. ( ) Receitas Públicas Primárias. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.B
F - V - V - F.
C
F - F - F - V.
D
V - V - F - F.
10A secretaria de Tesouro Nacional auxiliado pelo MCASP - Manual de Contabilidade aplicada ao Setor Público - determina os procedimentos para o reconhecimento e acompanhamento das Receitas Públicas e, ainda dentro deste grupo de receitas, as Receitas Orçamentárias também estão presentes, pois destinam-se exclusivamente a aplicações em programas e ações governamentais. Diante deste cenário, analise as afirmativas a seguir: I- A Receita Orçamentária Efetiva quando ocorre constitui um fato contábil e assim impacta na situação líquida patrimonial da entidade. II- A Receita Orçamentária Não Efetiva ocorre apenas nos Estados com menor arrecadação, pois a União deve complementar a Receita enviando recursos. III- A Receita Orçamentária Efetiva acontece apenas nos municípios com maiores indicadores de transparência em seus portais de divulgação. IV- A Receita Orçamentária Não Efetiva quando ocorre não altera a situação patrimonial da entidade, pois caracteriza-se como um fato contábil permutativo. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas II e IV estão corretas.
B
As afirmativas I e IV estão corretas.
C
Somente a afirmativa II está correta.
D
As afirmativas III e IV estão corretas.

Continue navegando