Buscar

Comunicação e Linguagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Comunicação e Linguagem (ADG08) 
1 - Comunicação é a capacidade de partilhar, participar ou tornar algo comum. Por intermédio dela, seres humanos partilham diferentes informações. Nesse sentido, quanto à comunicação e à linguagem em uma dimensão social, assinale a alternativa CORRETA:
A) São configuradas somente por expressões faciais.
B) São configuradas somente por signos.
C) São configuradas por signos e significados. CORRETA
D) Seus significados são a referência, sem valor aos signos. 
2 - A língua é responsável pela comunicação com e entre seus diversos públicos. Assim, devemos ter o cuidado para que nossa correspondência chegue aos receptores sem falhas.Sobre as falhas para se ter uma boa comunicação, assinale a alternativa CORRETA:
A) Distância física, defensidade e limitação do receptor.
B) Distração e limitação do receptor.
C) Distração, presunção não enunciada, apresentação confusa, representação mental, credibilidade, distância física, defensidade e limitação do receptor. CORRETA
D) Distração, presunção não enunciada e limitação do receptor.
3 - Nas diversas situações de comunicação, estamos interagindo com o mundo. Dessa forma, quanto aos elementos do ato comunicativo, assinale a alternativa CORRETA:
A) Possui emissor, receptor, mensagem, canal de comunicação, código e referência. 
B) Possui emissor, receptor, mensagem, canal de ilusão, código e referente.
C) Possui emissor, receptor, canal de comunicação, código e meio.
D) Possui emissor, receptor, mensagem, canal de comunicação, código e referente. CORRETA
4 - O ato comunicativo, às vezes, é muito sutil, mas engloba elementos básicos. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses elementos:
A) Transmissor, receptor, contato visual, canal de comunicação, código e referente.
B) Estudo de produção, emissor, mensagem, canal de comunicação, código e referente.
C) Emissor, receptor, mensagem, canal de comunicação, código e referente. CORRETA
D) Análise da mídia, estudos do efeito, mensagem, receptor, código e referente.
5 - No processo de comunicação, pertencem ao grupo do receptor os locutores de uma rádio, da televisão, o cartaz de parede com mensagens publicitárias e de propaganda ou aquele que pronuncia uma palestra ou um discurso. Assinale a alternativa CORRETA que identifica o tipo de comunicação com essas características:
A) Comunicação formal 
B) Comunicação informal. 
C) Comunicação unilateral. CORRETA
D) Comunicação bilateral.
6 - Nas diversas situações de comunicação, seja falada, escrita ou até mesmo nos sinais de trânsito, você está interagindo com o mundo e com os demais a sua volta. Assim, o ato comunicativo engloba alguns elementos básicos, tais como: emissor, receptor, mensagem, canal de comunicação, código e referente.Sobre o canal de comunicação, assinale a alternativa CORRETA:
A) Meio pelo qual a mensagem pode circular: jornal, revista, televisão, rádio, folheto, fôlder, outdoor e o próprio ar. CORRETA
B) É o remetente, ou seja, o que envia uma mensagem, e pode ser uma pessoa ou um grupo, um órgão, uma empresa, um canal de televisão, um site na internet e assim por diante.
C) É o objeto de comunicação, ela é estabelecida pelo conteúdo das informações transmitidas. 
D) É o meio através do qual a mensagem é transmitida, isto é, através da fala, da escrita, dos gestos ou das imagens.
6 - A sociedade midiatizada contemporânea aprendeu a lidar com as tecnologias digitais como um sistema complexo, o qual envolve a dualidade entre informação e comunicação, como formas interligadas dos processos de mediação do conhecimento e dos fatos. Sobre o processo de comunicação, assinale a alternativa CORRETA:
A) A informação é necessariamente um sistema de dados e se transforma em comunicação somente quando interpretada por sistema não humano, ou seja, pelos computadores.
B) O que chamamos de comunicação na atualidade diz respeito somente às tecnologias de informação, isto é, sistemas de informação a distância, como os utilizados pelos celulares e pela internet.
C) Comunicação significa a transmissão de mensagens, por isso, significa informação, pois, quando se trata de comunicação humana, relevante é a transmissão de mensagens publicitárias e não as respostas.
D) Pode ser definido por um sistema que compreende o emissor, o canal, o receptor e a mensagem, que se completam no processo de feedback, isto é, no retorno da informação.CORRETA
7 - Só há comunicação quando, de alguma forma, o conteúdo da mensagem é interpretado e internalizado pelo receptor, ou seja, quando é notada uma resposta em decorrência da mensagem. Enviar um e-mail ou deixar uma mensagem gravada no celular, por exemplo, não representa exatamente o comunicar, mas, sim, transmitir uma informação.Portanto, de acordo com o enunciado, quando haverá comunicação?
A) Só haverá uma comunicação completa se, de alguma forma, o receptor indicar ao emissor que recebeu a informação que lhe foi emitida. E isso só acontecerá quando um sinal de retorno for identificado.
B) Só haverá uma comunicação completa se, de alguma forma, o receptor indicar ao emissor que recebeu a informação que lhe foi emitida. E isso só acontecerá quando uma nova ação desencadeie significação, ou seja, um sinal de retorno for identificado. CORRETA
C) Só haverá uma comunicação completa se, de alguma forma, o emissor receber a informação que lhe foi emitida. E isso só acontecerá quando uma nova ação desencadeie significação, ou seja, um sinal de retorno for identificado.
D) Só haverá uma comunicação completa se, de alguma forma, a informação que lhe foi emitida seja recebida. E isso só acontecerá quando uma nova ação desencadeie significação, ou seja, um sinal de retorno for identificado.
8 - As funções da linguagem são formas de utilização da língua segundo a intenção do falante, ou seja, do emissor. Dessa forma, quanto às características da função fática, assinale a alternativa CORRETA:
A) Busca verificar se o canal de comunicação está em funcionamento. Possui, assim, a finalidade de prolongar a relação comunicativa com o emissor.
B) Não objetiva verificar se o canal de comunicação está em funcionamento. Possui, contudo, a finalidade de prolongar a relação comunicativa com o receptor.
C) Busca verificar se o canal de comunicação está em funcionamento. Possui a finalidade de prolongar a relação comunicativa com o receptor. No linguajar das falas telefônicas, as saudações são características da função fática, bem como as interjeições, comentários sobre o clima, entre outros aspectos. CORRETA
D) Busca verificar se o referente está em funcionamento. Possui a finalidade de prolongar a relação comunicativa com o canal. No linguajar das falas telefônicas, as saudações são características da função, bem como as interjeições, comentários sobre o clima, entre outros aspectos.

Outros materiais