Buscar

TRANSFORMAÇAO E INDUÇAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Identificação do Discente (ou Grupo)
	Identificação discente:
	Nome
	Matrícula
	Curso
	Santana dos Santos
	0798465
	ENERGIA
	
	
	
	
	
	
	Instituição: UNINASSAU
	Curso(s): ENERGIA
	1. Identificação do Projeto 
	Projeto Desbravando os Mistérios da Energia 
	Energia Térmica: Também conhecida como energia calorífica, é a energia associada à temperatura de um corpo. Pode ser obtida a partir de fontes naturais, como o sol, ou por meio de processos industriais, como a queima de combustíveis fósseis.
Energia Cinética: É a energia associada ao movimento de um objeto. Qualquer objeto em movimento possui energia cinética, que aumenta com a sua velocidade e massa.
Energia Potencial: É a energia armazenada em um objeto devido à sua posição ou configuração. Por exemplo, um objeto em uma altura elevada tem energia potencial gravitacional devido à sua capacidade de cair.
Energia Elétrica: É a energia associada ao movimento de cargas elétricas. É amplamente utilizada na sociedade moderna para alimentar dispositivos eletrônicos, iluminação, motores elétricos, entre outros.
Energia Química: É a energia armazenada nas ligações entre átomos e moléculas em substâncias químicas. É liberada ou absorvida durante reações químicas, sendo fundamental em processos como combustão e metabolismo biológico.
Energia Nuclear: É a energia associada ao núcleo dos átomos. Pode ser liberada por meio de processos de fissão nuclear (divisão de átomos pesados) ou fusão nuclear (combinação de átomos leves), sendo utilizada em usinas nucleares para gerar eletricidade.
Energia Eólica: É a energia cinética do vento convertida em energia mecânica por meio de turbinas eólicas. É uma fonte de energia renovável cada vez mais utilizada para gerar eletricidade.
Energia Solar: É a energia proveniente da radiação solar. Pode ser capturada e convertida em eletricidade por meio de painéis fotovoltaicos ou em energia térmica por meio de coletores solares.
Energia Hidrelétrica: É a energia associada ao movimento da água em rios ou quedas d'água. É uma das formas mais antigas de energia renovável utilizada para gerar eletricidade, por meio de turbinas hidráulicas.
Energia Geotérmica: É a energia proveniente do calor armazenado no interior da Terra. Pode ser aproveitada por meio de usinas geotérmicas para gerar eletricidade ou aquecimento direto.
Esses são alguns dos principais tipos de energia, e cada um deles possui diferentes aplicações e impactos ambientais. A diversificação das fontes de energia é importante para garantir o fornecimento sustentável e confiável de energia no futuro.
A energia química é a energia armazenada nas ligações entre átomos e moléculas em substâncias químicas. É liberada ou absorvida durante reações químicas.
A energia química é fundamental em muitos processos biológicos, como o metabolismo, e em processos industriais, como a combustão de combustíveis fósseis e a síntese de produtos químicos.
Essas são algumas das principais formas de energia, cada uma com suas características únicas e aplicações específicas.
	Fissão Nuclear:
A fissão nuclear ocorre quando o núcleo de um átomo pesado, como o urânio-235, é bombardeado por nêutrons, resultando na quebra do núcleo em dois ou mais fragmentos menores, além da liberação de nêutrons adicionais e uma grande quantidade de energia.
A energia liberada durante a fissão nuclear é usada para gerar calor, que por sua vez é usado para aquecer água e produzir vapor. Esse vapor é então usado para girar turbinas conectadas a geradores, produzindo eletricidade.
A fissão nuclear é a base para o funcionamento das usinas nucleares, que fornecem uma fonte de energia confiável e de baixo carbono em muitos países ao redor do mundo.
Fusão Nuclear:
	
	
Além desses grandes acidentes, houve vários incidentes menores e vazamentos em usinas nucleares em todo o mundo, muitos dos quais foram controlados sem grandes consequências.
No entanto, cada incidente destaca os riscos associados à energia nuclear, incluindo a possibilidade de falha de equipamentos, erros humanos, desastres naturais e atos de terrorismo.
Esses incidentes têm sido cruciais para moldar o debate em torno da segurança, regulamentação e futuro da energia nuclear. Apesar dos avanços em tecnologia e protocolos de segurança, a energia nuclear continua sendo uma fonte controversa de energia devido aos riscos potenciais associados a ela.

Outros materiais