Buscar

AVALIAÇÃO FINAL(OBJETIVA) - DIREITO PENAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. O dolo possui como elementos ou requisitos necessários:
A involuntariedade do resultado.
A consciência da conduta e do resultado.
A consciência da relação causal objetiva entre a conduta e o resultado e a vontade para realizar a conduta e produzir o resultado.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a afirmativa III está correta.
B) As afirmativas II e III estão corretas.
C) Todas as afirmativas estão corretas.
D) Somente a afirmativa I está correta.
2. A legítima defesa é um instituto dos mais antigos no direito e se constitui em excludente de antijuridicidade de um fato típico. Portanto, é consagrada pelo direito como legítima a reação contra conduta reprovável de terceiro, uma vez que tem como elemento subjetivo o animus defendendi, ou seja, a intenção de defesa legítima. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA:
A). Teoria objetiva: a teoria objetiva considera a legítima defesa como excludente de ilicitude e funda-se na existência de um direito difuso do ser humano de defender-se.
B) A excludente de ilicitude aplica-se na defesa de direito próprio ou alheio, e qualquer indivíduo que esteja envolvido no ato pode invocar, independentemente da conduta.
C) O núcleo da conduta é a prevenção, seja para evitar um dano, repelir uma agressão ou fazê-la cessar, admitindo-se, portanto, a vingança.
D) Teoria subjetiva: que considera como causa de exclusão de culpabilidade e encontra como justificação a "perturbação" do ânimo da pessoa agredida ou nos motivos determinantes do agente agressor que permite conferir licitude ao ato daquele que se defende.
3. O direito penal ou direito criminal é a disciplina de direito público que regula o exercício do poder punitivo do Estado, tendo por pressuposto de ação delitos e como consequência as penas. Sobre não há crime quanto a prática do agente, assinale a alternativa CORRETA:
A) Em estado de embriaguez involuntária.
B) Por erro sobre a ilicitude do fato.
C) Sob violenta emoção.
D) Em estado de necessidade.
4. No tocante à aplicação das normas jurídicas, as regras são aplicadas pelo critério da subsunção, que é enquadrar ou inserir o caso concreto à norma legal em abstrato. É a adequação de uma conduta ou fato concreto à norma jurídica. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) A compreensão do crime e do processo de criminalização não pode ser compreendida pelo Direito Penal, apenas pela Criminologia que não estuda os fatores subjacentes ao fenômeno do crime para além da mera legalidade.
B) A compreensão do crime e do processo de criminalização não pode ser compreendida somente pelo Direito Penal, mas sobretudo pela Criminologia que estuda os fatores subjacentes ao fenômeno do crime para além da mera legalidade.
C) A compreensão do crime e do processo de criminalização não pode ser compreendida pelo Direito Penal e nem pela Criminologia.
D) A compreensão do crime e do processo de criminalização pode ser compreendida somente pelo Direito Penal.
5. É possível elencar diversas características relacionadas à Legítima Defesa. Sobre a Legítima Defesa sucessiva, assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente quando defende o excesso ou não de legítima defesa.
B) É a hipótese em que alguém se defende do excesso de legítima defesa.
C) É a hipótese em que alguém exerce a legítima defesa, efetuando uma conduta fatal. 
D) É a defesa pessoal, que aceita a legítima defesa. 
6. Há várias diferenças entre regras e princípios. Embora os critérios de distinção entre regras e princípios sejam numerosos, o da generalidade é o mais utilizado. Segundo tal critério, os princípios são normas de um alto grau de generalidade, enquanto as regras possuem baixo grau de generalidade. Os princípios são normas que ordenam a realização de algo em maior ou menor medida possível, dentro das possibilidades jurídicas e reais existentes. Já as regras são normas que apenas podem ser cumpridas ou não. 
A) Diferenças quanto ao impedimento do retrocesso.
B) Diferença quanto à aplicação.
C) Diferenças quanto ao conteúdo.
D) Diferenças quanto à hierarquia.
7. Agressão injusta, atual ou iminente: a agressão pode ser definida como o ato humano que causa lesão ou coloca em perigo um bem jurídico. A agressão é injusta quando viola a lei, sem justificação (“sine jure”). Agressão atual é aquela que está ocorrendo. Agressão iminente é aquela que está preste a ocorrer.
Sobre a agressão eminente, assinale a alternativa CORRETA:
A) É a que não foi iniciada, porém está prestes a acontecer, sendo inadmissível a demora em sua repulsa.
B) Sendo admissível a demora em sua repulsa.
C) É a que não foi iniciada, sendo inadmissível a demora em sua repulsa e criminosa.
D) É a que não foi iniciada, porém está prestes a acontecer e licita. 
8. O direito público é composto por diversas normas. Sobre o Direito Público, no que se refere a sua atuação, assinale a alternativa CORRETA:
A) Sua atuação depende da vontade da comunidade e do Juiz.
B) Sua atuação depende da vontade do Juiz.
C) Sua atuação depende da vontade da vítima e do Juiz.
D)  Sua atuação independe da vontade do ofendido.
9. Crime pode ser definido a partir de diversas concepções. Crime, criminalidade e criminalização são assuntos múltiplos que demandam interpretações mais aprofundadas. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
A) Conceito analítico busca identificar, ordenar e sistematizar os elementos e a estrutura do crime, de forma a permitir a aplicação técnica e racional do Direito Penal.
B) Conceito material é a categoria ou conceito que foca no cerne do fenômeno, que traz o indicador técnico operacional que permite identificar o ilícito penal dentro do ordenamento jurídico.
C) Conceito formal define crime a partir de uma análise sociológica fundamentada em perspectivas subjetivas
D) Fato típico é a conduta humana que não está na lei penal, mas que pode ser prevista como crime.
10. A legítima defesa é inoportuna em alguns casos. Sobre esses casos, assinale a alternativa CORRETA:
A) Legítima defesa contra alguém: é admissível no Direito brasileiro, uma vez que a provocação (insulto, ofensa ou desafio) não é, por si só, suficiente e justificável para gerar o requisito legal (injusta agressão).
B) Legítima defesa contra provocação: é inadmissível no Direito brasileiro, uma vez que a provocação (insulto, ofensa ou desafio) não é, por si só, suficiente e justificável para gerar o requisito legal (injusta agressão).
C) Legítima defesa contra provocação: é inadmissível no Direito brasileiro, uma vez que a provocação (insulto, ofensa ou desafio) não é, por si só, insuficiente e justificável para gerar o requisito legal (injusta agressão).
D) Inadmissível no Direito brasileiro, uma vez que a provocação (insulto, ofensa ou desafio) é, por si só, suficiente e justificável para gerar o requisito legal (injusta agressão).

Continue navegando