Buscar

Atividade Discursiva Sistemas Integrados de Manufatura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva
Rhuann Luiz Castheloge Rossi
1. A indústria 4.0 engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. A mudança é nomeada de 4.0 por ser considerada a quarta grande revolução da indústria.     
O texto acima se refere a uma alteração nos sistemas de produção a qual podemos observar nesse momento. Comente sobre os principais elementos impulsionadores dessa alteração.       
Estima-se que, até 2025, os processos relacionados à Indústria 4.0 poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%, reduzir o consumo de energia entre 10% e 20% e aumentar a eficiência do trabalho entre 10% e 25%.
A Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, originou-se de um projeto na estratégia de alta tecnologia do governo alemão, devido ao aumento na demanda por produtos personalizados e a crescente evolução das tecnologias habilitadoras, promoveu a informatização da fabricação e manufatura de produtos. 
A Indústria 4.0, chamada também de “fábrica inteligente”, possuem estrutura modular que as permite descentralizar as tomadas de decisão e agilizar as entregas conforme as demandas dos consumidores através de ciberfísicos que vão monitorar processos físicos, criando uma “cópia virtual” do mundo. Assim, agora os equipamentos são inteligentes e capazes de tomar ações com base em dados previamente coletados, analisados e cruzados. Essas ações podem ser combinadas de infinitas formas, uma vez que temos uma capacidade enorme de coleta, análise e armazenamento de dados.
Outro ponto fundamental dessa inovação, é a capacidade de receber informações em tempo real e promover as adequações necessárias para otimizar o fluxo do trabalho. Isso quer dizer que as próprias máquinas terão capacidade e autonomia para programar manutenções, terão capacidade para prever falhas nos processos e ainda poderão se adaptar às alterações de requisitos e mudanças nos projetos produtivos.
As tecnologias da Indústria 4.0 se baseiam na convergência e na aplicação de 11 tecnologias, que quando combinadas podem trazer resultados incríveis, nunca visto antes. São elas:
· Rastreabilidade;
· Realidade Aumentada;
· Dados em Nuvem;
· Criptografia Avançada;
· Big Data e Data Analytics
· Visão Artificial;
· IoT - Internet da Coisas;
· CPS – Cyber Physical System;
· Manufatura Ativa;
· Robô Colaborativo;
O objetivo da Indústria 4.0 é revolucionar os negócios por meio da tecnologia de ponta. Para isso, é necessário criar fábricas inteligentes, conectadas e capazes de se autocontrolarem com a contribuição de alguns recursos específicos. Para isso tais objetivos podem ser resumidos em 4 pilares que são:
· Produtividade;
· Criação de Receita;
· Melhorias nas condições de trabalho;
· Investimento.

Continue navegando