Buscar

att assistências tecnica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
HCurso: Tecnologia em Agronegócios
Disciplina: Assistência Técnica e Extensão Rural
Professor: Claudio Lazzarotto
ATIVIDADES DAS AULAS 
(Valor = 10 pontos)
Questão 1 – Segundo a legislação, os serviços de ATER têm como prioridade o atendimento a alguns grupos sociais. Cite pelo menos três desses grupos prioritários.
R:Agricultores familiares, Assentados por programa de reforma agrarias indígenas entre outros 
Questão 2 – JUSTIFIQUE pelo menos uma das razões para o serviço de ATER estimular a permanência dos jovens nas propriedades rurais.
R:A saída do jovens das áreas rurais causam a não sucessão de uma família ou grupo de pessoa que trabalham em determinadas área ou propriedade, causando o fim de um ciclo de geração passada. O jovem perde suas raízes cultura e a produção diminui ou acaba naquela área.
Esta ação pode gera também o aumento da concorrência por vagas de trabalho em cidade.
Questão 3 – A organização dos produtores rurais deve partir de quem? Justifique
R: Os próprios produtores rurais, por que todos aspecto como por exemplo, grande números de familiares, generalizada falta de recurso financeiros, pouca produção individual, falta de infraestrutura de transporte e armazenamento, baixo pode de barganha, limitado nivel se instrução e pelo individualismo exacerbado, altamente positivo para organização, são, na verdade um empecilio para formação de grupos. 
Questão 4 – Para que seja possível viver dignamente a partir da produção da propriedade rural, é preciso que a mesma seja gerenciada tal qual uma empresa. Comente rapidamente essa afirmativa. 
R:O produtor rural precisa adotar uma nova atitude. Para tanto é necessário que enxergue a sua propriedade rural como uma empresa de fato. Nesta empresa há pessoas, equipamentos, terras, insumos para transformação e recurso financeiros para tocar o negócio. Diante disto, a principal ferramenta de gestão a ser adotada é o controle de caixa, no qual o empresário terá condições de identifica todas a entrada e saída, alem do mais saber onde esta indo o dinheiro da empresa.
Questão 5 – O que você entende por Assistência Técnica, quando falamos do ambiente agropecuário? 
R: Entende-se por assistência técnica a prestação de serviços, previamente contratado, com uma finalidade bem definida. Subentende-se que o profissional que ira prestar a assistência técnica a uma propriedade rural conheça o estabelecimento e a capacidade, potencia, a cultura e patrimônio do produtor.
Questão 6 – O que você entende por Extensão Rural, quando falamos do ambiente agropecuário?
R: Esta atividade é exercida prioritariamente pela iniciativa privada. Isto implica em custo para os tomadores de serviço, que devem incluir em seus orçamentos de produção os investimentos necessários para tal assessorias profissional.
Questão 7 – Em ATER, o que é uma visita técnica?
R: A visita é uma técnica das mais eficiente na difusão de novos conhecimentos. Consta na visita a uma propriedade rural que aplica determinadas tecnologia ou técnica aplicável em outras propriedade ou comunidade. A visita técnica serve para ver im loco como funciona uma tecnologia, com o objetivo de que os visitantes conheçam e copiem o objetivo da visita. 
 8 – No meio rural, alguns meios de comunicação, incluindo as modernas “mídias sociais” têm grande importância na comunicação, tanto formal quanto informal. Na sua opinião, porque o rádio ainda é um dos meios de comunicação mais importantes para os trabalhos de ATER?
R: A comunicação através do rádio tem seu valor, favorecendo tanto o homem do campo como os profissionais da comunicação, para que este venham a gerir informação de maneira favorecer e melhorar as condições e desenvolvimento no campo. Trazendo assim uma melhor praticidade e agilidade nas tomadas de decisões no meio rural
Questão 9 – O que é agricultura familiar, de acordo com a Política Nacional de ATER?
R: Considera-se agricultura familiar aquela que na unidade de produção, os trabalhos são executados predominantemente pela família. Independentemente da atividade rural, e que mantenham um alto grau de diversificação produtiva e algum produtos voltado para o mercado .
Questão 10 – Comente, com palavras próprias (ou dê sua opinião), o que é agricultura sustentável. 
R: Em meu conceito, a agricultura sustentável e uma forma de respeito ao meio ambiente, com foco na proteção ambiental reduzindo custo e aumentando a produção por longo prazo de forma sustentável e saudável.

Outros materiais