Buscar

2022 Atividade presencial Citoesqueleto- - Fisioterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Biomedicina
Disciplina: Biologia Celular
Professora: Juliana Malta
NOME: Ana Raquel Malaquias Ramos _______________________________
TURMA:Fisioterapia 1⁰ Período 
· A atividade deverá ser postada no AVA, no campo atividade presencial até dia 20/04 
· Nome do arquivo: "ATIVIDADE CITOESQUELETO"
Atividade
Observa-se em cultura de células que a locomoção de fibroblastos é rapidamente impedida quando se adiciona a susbtância citocalasina. De maneira semelhante, com a adição de colchicina, os fibroblastos param de se movimentar de forma direcionada e começam a estender lamelipódios de modo aparentemente aleatório. Por outro lado, injeção com anticorpos anti-vimentina nos fibroblastos em cultura não apresenta efeitos discerníveis relativos à sua capacidade de migração. 
Sabendo que:
· Citocalasinas são metabólitos fúngicos que têm a capacidade de se ligar e inibir a polimerização da actina, impedindo-a de formar microfilamentos.
· A colchicina é uma substância utilizada na inibição da divisão celular de tumores por inibir a polimerização das proteínas tubulinas durante o crescimento dos microtúbulos.
· A vimentina é uma proteína que compõe os filamentos intermediários em fibroblastos.
Responda à questão abaixo: 
O que os dados apresentados acima podem sugerir em relação ao envolvimento dos três filamentos do citoesqueleto na locomoção de fibroblastos?
RESPOSTA:
1.O tratamento com citocalasina, ou seja, a inibição da polimerização dos microfilamentos de actina, provoca o bloqueio da migração celular dos fibroblastos. Os movimentos que coordenam a migração celular dependem inteiramente da polimerização dos microfilamentos. Portanto, a inibição dessa polimerização impede tanto a emissão de protrusões, o deslocamento do corpo celular e a contração do mesmo.
2.O tratamento com colchicina, ou seja, a inibição da polimerização dos microtúbulos (responsáveis pelo fuso mitótico), afeta o movimento direcionado dos fibroblastos. Os microtúbulos são os filamentos responsáveis pela reorganização celular. Orientam o reposicionamento de organelas e a polarização celular. Sendo assim, por mais que a célula seja capaz de emitir protrusões, o movimento torna-se aleatório e nao é consolidado pelos microtúbulos.
3.A adição de anticorpos anti-vimetina, que ligam-se à proteína componente dos filamentos intermediários e impedem o seu remodelamento, não afeta a capacidade de locomoção dos fibroblastos. O remodelamento de filamentos intermediários, importantes para a resistência ao estresse mecânico, não é necessário para a migração celular.

Outros materiais