Buscar

RELATORIO Dosagem de glicose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIFASIPE – CENTRO UNIVERSITÁRIO
CURSO DE BIOMEDICINA / FARMÁCIA
BIOQUÍMICA CLÍNICA
	
	Disciplina: Bioquímica Clínica
	Curso: Biomedicina
	Semestre: 5°
Turno: noturno
	
	
	Professor (a): Thiago Mazzocato Gaião 
Aluno (a): Maria Eduarda Dal Bem
Grupo: 
Data: 07/03/2022
Tema: Metabolismo dos carboidratos e dosagem de glicose
	
INTRODUÇÃO
O pâncreas é um órgão com duas funções importantes para o nosso organismo que é a função exócrina (produção de suco pancreático) e a função endócrina (produção de insulina e glucagon) que tem como objetivo controlar a glicose no sangue. A insulina funciona como uma "chave" e tem como principal função permitir a entrada da glicose nas células, já a glicose é um carboidrato utilizado utilizados pelas células no processo de respiração celular e a principal função é o fornecimento de energia aos organismos vivos. Consequentemente, quando há uma disfunção na produção de insulina (pouca quantidade ou ausência de insulina) o indivíduo é diagnosticado com diabetes. A diabete é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Os sintomas clássicos são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda ponderal e podem estar presentes em ambos os tipos de diabetes, porém são mais agudos no tipo 1. O diabetes tipo 2 costuma ter evolução insidiosa e assintomática, muitas vezes seu diagnóstico é feito pela presença de complicações tardias da doença. O tratamento depende muito do nível em que esta doença se encontra, mas geralmente são usados medicamentos, atividades físicas, controle da alimentação e em casos mais graves a aplicação de insulina. Estudos mostram que o controle e a prevenção de complicações do diabetes são possíveis por meio de programas educativos. Segundo Rodrigue et al. (2012). Tanto o controle da doença como sua prevenção devem ser valorizadas no acompanhamento e tratamento do paciente com diabetes mellitus. Nesse sentido, destacase a educação da pessoa com diabetes, como um aspecto fundamental do cuidado na obtenção do controle da doença e, assim, prevenir ou retardar o desencadeamento de complicações agudas e crônicas, ajudando-os na promoção da qualidade de vida (PACE; FERNANDES, 2006).
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
No dia 07 de março de 2022, realizamos a primeira aula de Bioquímica Clínica, para entendermos um pouco mais sobre metabolismo dos carboidratos e dosagem de glicose. Formamos trios e logo após foi escolhido duas alunas (uma alimentada e a outra não) para ser coletado o sangue. De início, fomos orientados pelo professor sobre a coleta da amostra, como proceder, técnicas e métodos para uma boa coleta de sangue. Com as amostras coletadas em tubo de fluoreto, demos Início ao processo de separação com o auxílio de uma centrifuga, onde foi centrifugado em 3.000 RPM por 4 minutos. Após a centrifugação foi possível observar a separação do material, onde obtemos o soro das duas alunas para realizar o exame. Os materiais utilizados foram: três tubos de ensaio identificados em branco (B), padrão (P) e amostra (A), um kit de Glicose, amostra do paciente, estante, pipetas de 1000 uL e de 10 uL, ponteiras azuis e amarelas, descarte para ponteiras, Becker pequeno, banho maria a 37° e o espectrofotômetro. De início foi identificado os três tubos (branco, padrão, teste) e em cada tubo foi adicionado 1000 uL de Reagente de glicose. Feito isso, pipetamos 10 uL do Padrão de glicose no tubo P e 10 uL da amostra da aluna Bruna no tubo A, homogeneizamos e levamos para o banho maria por 10 minutos. Ao término do tempo levamos os tubos para fazer a leitura das absorbâncias em 505 nm no analisador bioquímico Sinnowa Sx-3100. Registramos os resultados que foram 0,4327 e 0,5944, e logo após fizemos o cálculo para descobrir o valor correto da dosagem de glicose. 
CONCLUSÃO
A determinação da glicose após jejum mínimo de 8 horas é um dos exames mais solicitados para o diagnóstico de diabetes mellitus. Os testes de dosagem de glicose geraram resultados satisfatórios. Tivemos uma diferença entre os grupos referente ao valor final da dosagem, possivelmente causada pelo aparelho não estar calibrado corretamente ou por algum erro no processo de preparação dos tubos. Concluímos então que a aluna Bruna teve uma dosagem de glicose em 73 mg/dL que sugere um quadro considerável “ótimo”, lembrando que valores de 100 – 125 mg/Dl são pré-diabéticos e maior do que 126 mg/dL sugere diabetes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DIABETES. Sociedade Brasileira de Diabetes, 2022. Disponível em: https://diabetes.org.br/. Acesso em: 10 de março de 2022.
RODRIGUES. Mônica; MOTTA. Maria. Mecanismos e fatores associados aos sintomas gastrointestinais em pacientes com diabetes mellitos. 2012. 
PACE. Ana Emilia; OCHOA-VIGO. Katia; CALIRI. Maria; FERNANDES. Ana. O Conhecimento Sobre Diabetes Mellitus no Processo de Auto Cuidado. 2006. 
QUAIS AS FUNÇÕES DO PÂNCREAS? Associação Paulista de medicina, 2018. https://www.associacaopaulistamedicina.org.br/index.php?/noticia/quais-as-funcoes-do-pancreas. Acesso em 10 de março de 2022.

Continue navegando