Buscar

ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMÍLIA TERMOSVOCABULÁRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMÍLIA: TERMOS/VOCABULÁRIO
Universalidade: todos tem por direito, acesso ao Sistema Único de Saúde.
Equidade: de acordo com a Constituição Federal, deve-se tratar os iguais como iguais e os desiguais como desiguais. Ou seja, oferecer e promover o acesso à saúde à depender da necessidade do indivíduo.
Integralidade: tratar os indivíduos como um todo e não em partes. Analisar as questões fisiológicas, de doenças, sociais e financeiras do indivíduo.
Descentralização: redistribuição das responsabilidades nas esferas políticas: Estado(união), estados e munícipios. 
P.N.A.B: Portal Nacional de Atenção Básica (Ministério da Saúde). É uma política resultante das discussões dos movimentos sociais, trabalhadores, usuários e gestores das três esferas da União sobre a consolidação do Sistema Único de Saúde. É a “porta de entrada” das pessoas ao acesso à saúde, sendo tais: hospitais, UPAs e Unidades Básicas de Saúde. 
Família Nuclear: pai, mãe e filhos.
Família Reconstituída: “o meu, o teu e o nosso. Marido e mulher com filhos de casamentos anteriores e filhos do casamento atual. 
Família Monoparental: formada pelo pai e pelo(s) filho(a)(s).
Família Anaparental: sem pais, formadas apenas pelos irmãos.
Família Unipessoal: quando há apenas uma única pessoa, sem pais, sem irmãos. 
C.I.T: Comissão Interna Tripartite com participação da União(Estado), estados e munícipios.
C.I.B: Comissão Interna Bipartite com participação apenas dos estados e municípios. 
Longitudinalidade: é relação de longa duração entre os profissionais de saúde de determinado local/área com os usuários/população. 
Coordenação do cuidado: cuidar da população como um todo e cuidar de cada indivíduo de acordo com a sua necessidade específica. 
P.M.A.Q: Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (Ministério da Saúde) é um programa de incentivo voltado para gestores e equipes de saúde, visando proporcionar a melhoria na qualidade dos serviços de saúde.
N.A.S.F: Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Ministério da Saúde) programa que apoia e consolida as ofertas de saúde nas unidades básicas de saúde bem como a resolutividade dos problemas existentes nas unidades. 
E.S.F: Estratégia de Saúde da Família (Ministério da Saúde) organização da atenção básica de acordo com o SUS onde disponibiliza uma equipe multidisciplinar na área de saúde para o atendimento de prevenção e promoção de saúde das famílias. É feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Telessaúde: é um programa do Ministério da Saúde que visa requalificar os profissionais da saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde. 
C.O.N.A.S.E.M.S: Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde onde é promovida discussões e pautas acerca das necessidades em relação á saúde, à nível municipal.

Outros materiais