Buscar

revisão av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Não credita-se ao Serviço Social uma teoria própria, não existe um saber originado pela profissão
 O desafio é fazer o caminho inverso: do real à teoria visando uma compreensão mais aprofundada dos fenômenos sociais na sua multi faceta Produzida historicamente na totalidade social
Superação:
* Maior rigor e consistência na apropriação das matrizes teórico-metodológicas. Não apenas mera reprodução de conceitos, mas apreensão da lógica de construção das explicações da vida social.
*Acompanhamento do movimento histórico presente visando subsidiar as análises sobre os fenômenos do cotidiano profissional.
O Berço do Positivismo
Auguste Comte ( 1798 – 1857 ) é considerado o principal pensador dentro dessa abordagem sociológica.
O Positivismo ou a Física Social, “ considerava a sociedade, a exemplo dos fenômenos físicos, passível de ser controlada por leis sociais “ ( MARTINELLI, 1989 p.103 )
Durkheim era conhecido como um reformista conservador pois entendia que a “ sociedade se integra por meio de um sistema valorativo comum que legitima, e por onde controla todas as condutas ramificadas da sociedade “ ( apud FILGUEIRAS, 1997,p.167-168 )
“ Considerava que só mediante rigoroso controle moral sobre os indivíduos ou grupos portadores ou manifestantes dos problemas é que se poderia garantir a organização e o funcionamento adequado da sociedade “ ( MARTINELLI, 1989, p. 103
Estrutural – Funcionalismo
Perspectiva formulada por Talcott Parsons, sociólogo norte-americano. Buscava entender a função que os indivíduos desempenhavam na estrutura social.
O sistema, como qualquer outro corpo biológico, não era apenas estável, bem como harmonioso. Do contrário entravam em ação os mecanismos de controle social ( moral, ética, sistema jurídico e penal )
Influências no Serviço Social
Entre os anos 40-50, no período que ficou conhecido como Perspectiva Modernizadora ( NETTO, 2006 ) e contribuiu para uma concepção de Serviço Social como prática institucionalizada, que se caracteriza pela ação junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais, decorrentes de estruturas sociais inadequadas.
Documento de Araxá
Seminário ocorrido em Março de 1967 e que expressava o pensamento dos renovadores da profissão. Pensavam o Serviço Social na formulação e gestão das Políticas Sociais e não somente meros executores. O eixo do encontro é o TRASFORMISMO.

Outros materiais