Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

O canteiro de obras é, segundo a NR-18 (Norma Regulamentadora), a área de trabalho fixa e temporária, onde irá ocorrer asa operações de apoio e de execução de uma obra, ele tem tanto áreas de vivência quanto áreas operacionais, as instalações contidas no canteiro de obras devem ser bem planejadas e organizadas antes de suas instalações; as normas estabelecidas para um canteiro de obras tem o objetivo de evitar o desperdício de materiais, de mão de obra, de tempo e de equipamentos, pois a produtividade e qualidade durante a decorrer da obra são essenciais. 
O canteiro de obras é dividido por áreas de vivência e áreas operacionais, que irão depender do porte da obra, será o engenheiro que irá dimensionar as suas organizações de acordo com as especificações da norma e com a necessidade da obra. Os elementos das áreas de vivência são os vestiários, instalações sanitárias, refeitório, cozinha (apenas se houver o preparo de alimento na obra), área de lazer, alojamento e lavanderia (no caso dos funcionários residirem na obra), ambulatório (em obras com 50 ou mais operários). Já os elementos das áreas operacionais são os escritórios, portaria, almoxarifado, depósitos, central de concreto, central de argamassa e a central de armação.
O planejamento e a projeção do canteiro de obras deve ser efetuado antes mesmo do inicio de qualquer construção, ele irá otimizar o espaço do trabalho e possibilitará maior segurança e eficiência na obra, promoverá também maior agilidade para a obra por conta da diminuição do tempo de deslocamento de materiais, pessoas e máquinas. Ao planejar o canteiro de obras o engenheiro irá levar em conta o cronograma, o orçamento, programa de necessidades, as definições técnicas e as restrições do terreno, estas serão feitas por meio de um levantamento topográfico do local. No levantamento topográfico terão todos os detalhes sobre o terreno da obra, como angulações horizontais e verticais. O projeto do canteiro de obras deve atender todas as etapas da construção, desde a limpeza do terreno e a execução da fundação até os revestimentos finais.
Ao otimizar um canteiro de obras o engenheiro visa minimizar a distancia a percorrer em obra, o numero de operações de carga, descarga e transporte e o numero de montagens e desmontagens; ele também visa um espaço de trabalho flexível e seguro para os trabalhadores; além de tentar reduzir o tempo da obra e facilitar o processo construtivo; ao evitar o deslocamento de instalações durante a obra o engenheiro consegue evitar o gasto de tempo e material da obra. 
A fase de implantação do canteiro de obras é dividida em três etapas, a inicial, a intermediária e a final. Tais etapas devem ser seguidas na ordem já determinada para evitar falhas e gasto de tempo e dinheiro. É na etapa inicial que ocorrem as demolições, os movimentos de terra, as obras de contenção e de drenagem e as fundações. Na etapa intermediária há um grande volume de serviços de estrutura, vedação, cobertura, instalações e pavimentos. E na etapa final ocorrem os serviços de revestimentos, esquadrias e acabamentos.
O planejamento e a projeção do canteiro de obras são de suma importância, pois sem eles o tempo de duração da obra poderia ser muito maior, seus gastos também poderiam ser maiores, e o ambiente de trabalho podia vir a ser menos seguro, então eles devem ser efetuados de forma bem organizada e estudada pelo engenheiro.
Referências:
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/o-canteiro-de-obras/40767
http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10009013.pdf
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/construcao%20civil/Manual%20de%20Procedimentos%20Para%20Implantacao%20e%20Funcionamento%20de%20Canteiro%20de%20Obras%20na%20Industria%20da%20Construcao.pdf
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/montagem-do-canteiro-de-obra/26093
https://docente.ifrn.edu.br/valtencirgomes/disciplinas/projeto-e-implantacao-de-canteiro-de-obras/apostila-habitare
http://periodicos.estacio.br/index.php/mangaio/article/viewFile/3075/1390
https://www.escolaengenharia.com.br/canteiro-de-obras/#:~:text=O%20projeto%20de%20um%20canteiro,do%20terreno%20e%20defini%C3%A7%C3%B5es%20t%C3%A9cnicas.
https://www.youtube.com/watch?v=Ttf6Us1VLlo
https://www.youtube.com/watch?v=gtjF_YHu_UU
https://www.youtube.com/watch?v=sjm-pKDEMPw
https://www.youtube.com/watch?v=-i0GKnRVw2I

Mais conteúdos dessa disciplina