Buscar

Apresente parecer circunstanciado e fundamentado sobre a correção ou não das condutas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apresente parecer circunstanciado e fundamentado sobre a correção ou não das condutas
estabelecidas pela empresa com aval do Departamento de Recursos Humanos.
A empresa Bitcoin Serviços de Informática Ltda contrata seu escritório de advocacia objetivando efetivar o levantamento jurídico trabalhista das pendências que envolvem a empresa considerando a recente reforma da legislação trabalhista.
A empresa possui quadro de empregados diretos além de contar com quadro fixo de 80
trabalhadores autônomos, e 20 estagiários assim distribuídos: um diretor, um gerente, quatro assistentes e quatro auxiliares da área administrativa; um diretor, oito supervisores (sendo que um deles exerce as atribuições de gerência), vinte e oito vendedores; 80 representantes comerciais autônomos e dos 20 estagiários, todos subordinados a diretoria comercial. Em levantamento in loco preliminar que restou apresentado a diretoria da empresa foram eleitas as seguintes questões:
 LEI 9.601/98
1. A empresa não possui qualquer planejamento relacionado a medicina e segurança do
trabalho, pois, segundo orientação do Departamento de Recursos Humanos não há risco na atividade desenvolvida.
R., Independentemente do risco obrigatoriamente todas empresas devem possuir planejamento relacionado a medicina e segurança do trabalho. Confrme prevê o artigo, 
 Art . 157 - Cabe às empresas:
I - cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;
II - instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;
III - adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente;
IV - facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.
A empresa que não adota esta postura, ou seja, que descumpre as normas regulamentadoras da segurança e medicina do trabalho esta passível a receber penalidades legais, cuja gravidade varia de acordo com cada caso e pode resultar em multas ou ate interdição do estabelecimento.
Art 200 CLT
2. A empresa é ré em várias ações objetivando indenizações que apresentam como causa de pedir fática o tratamento vexatório diuturno a que são submetidos os vendedores e representantes comerciais que não alcançam o patamar de metas estabelecidos pelo supervisor que exerce as atribuições de gerência na área comercial, sendo que o Departamento de Recursos Humanos, ao analisar os casos informou a diretoria da empresa que a atitude do supervisor em presentear os vendedores com menor patamar de vendas com uma camiseta com a inscrição “ Sou o Lanterninha do Mês”, não é ofensivo e que todos os vendedores melhoram sua produção nos meses seguintes;
R. vide o exposto 
 Artigo 483 da CLT?
§ 1º - O empregado poderá suspender a prestação dos serviços ou rescindir o contrato quando tiver de desempenhar obrigações legais incompatíveis com a continuação do serviço.
Submeter o empregado a situação vexatória, humilhante e constrangedora causa assédio moral, e consequentemente o dano material (Art. 5, inciso X da CF).
 Muitas empresas possuem na área de recursos humanos serviço denúncias ou até mesmo ouvidoria.
3. Parte dos representantes comerciais são obrigados no comparecimento diário na sede da empresa, em horário determinado pelo diretor comercial, sendo certo que em eventual
ausência o dia de trabalho é descontado das comissões no mês de referência, sendo que os demais somente comparecem a empresa para aviamento das necessidades comerciais
(entrega de pedidos, recebimento de mostruários e recebimento de comissões), conduta
esse aprovada pelo Departamento de Recursos Humanos da empresa.
R. Os vínculos da relação do empregador com autônomo e com empregado, são distintas, no artigo 3 da CLT prevê,
Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
Desta forma, termos determinado as características exigidas para comprovar o vinculo empregatício, sendo pessoalidade, habitualidade, subordinação , onerosidade.
Logo, podemos observar no artigo 442-b da CLT 
Art. 442-B – A contratação do autônomo, cumpridas por este todas as formalidades legais, com ou sem exclusividade, de forma contínua ou não, afasta a qualidade de empregado prevista no art. 3º desta Consolidação.
 Neste caso, onde os representantes comerciais são obrigados no comparecimento diário na sede da empresa, em horário determinado pelo diretor comercial, sendo certo que em eventual ausência o dia de trabalho é descontado das comissões no mês de referência, CARACTERIZA-SE relação de emprego, tendo em vista que o autônomo não deve ter subordinação. Principio da primazia da realidade, onde o que os fatos comprovam e tem mais validade do que o contrato assinado. 
4. Todos os estagiários (cursando Administração de Empresas, Tecnologia da Informação e Direito) são contratados diretamente pela empresa, sem qualquer formalidade efetivada pelo Departamento de Recursos Humanos, a não ser o pagamento de vale transporte e bolsa auxílio e se ativam exclusivamente no recebimento dos pedidos de compras, independentemente da área acadêmica que pertençam e laboram oito horas diários e semanalmente são submetidos a horas extras.
R. Contrato de estagio não pode ser efetuado diretamente com a empresa, ele deve ser e triangular. (estudante, instituição de ensino e a empresa) e deve ter contrato e regido por lei especial.
LEI Nº 11.788, DE  25 DE SETEMBRO DE 2008. – Art. 3 parágrafo II – celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino; 
Os estagiários estão cursando o nivel superior nas ciências Administração de Empresas, Tecnologia da Informação e Direito, o aprendizado de competências deve ser próprio da atividade profissional e não pra recebimento dos pedidos de compras , e também a carga horaria máxima e de 06 horas semanais, não 08 horas. Conforme prevê,
 Art. 10.  A jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente e o aluno estagiário ou seu representante legal, devendo constar do termo de compromisso ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar: 
II – 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular
§ 2o  O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.
Caracteriza-se vinculo empregatício
5. Um dos assistentes comerciais foi denunciado por um dos clientes em razão de furto de numerário (o cliente apresentou vídeo contendo as filmagens do local onde a conduta restou comprovada), no entanto, o Departamento de Recursos Humanos da empresa desaconselhou a demissão sob alegação do mesmo ser detentor de estabilidade em decorrência de acidente do trabalho, em relação ao qual foi emitida a CAT comunicação de Acidente do Trabalho) com afastamento médico de 10 dias.
R. A Empresa pode demiti-lo por justa causa, visto que ocorreu falta grave consequentemente o ato de improbidade.
Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:
a) ato de improbidade;
A demissão e devida, uma vez que o afastamento por acidente de trabalho e de 15 dias ou mais, e, a estabilidade começa com a cessação do benefício, quando ele deixa de receber o salário. Neste caso, ele não tem direito a estabilidade. Previsto, 
II - São pressupostos para a concessão da estabilidade o afastamento superior a 15 dias e a conseqüente percepção do auxílio doença acidentário, salvo se constatada, após a despedida, doença profissional que guarde relação de causalidade com a execução do contrato de emprego. (Primeira parte - ex-OJ 230/TST-SDI-I - Inserida em 20/06/2001).
6. Os empregados da empresa, com exceção dos Diretorese. gerente e supervisores recebem em média valor de R$ 4.500,00, valor esse fruto do percentual comissional das vendas realizadas, além de valor fixo de R$ 2000,00 o Departamento de Recursos Humanos, orientou a empresa, no sentido que a fixação de pagamento de parcela salarial fixa desonera a empresa de qualquer reflexo ou integração em relação aos valores comissionais.
R. Não desonera, fato que a comissão integra o salário fixo, visto nos artigos da CLT,
Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. (Redação dada pela Lei nº 1.999, de 1.10.1953).
§ 1o Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017)

Outros materiais