Buscar

3 ano Trilha II 15 março

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA – SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFESSORA MARIA CONCEIÇÃO DE SOUZA
fone: 69 3581-3704 e-mail:escolaprofessoramariaconceicao@seduc.ro.gov.br
	NOME: Thays Eluiza Sousa Fernandes TURMA: A ANO: 3º
	PROFESSORES: Jerri Messias
	DISCIPLINA: TRILHA DE APROFUNDAMENTO II AULA REF.: 15 A 19 DE MARÇO DE 2021
	QUANTIDADE DE AULA: 03
	CONTATOS: e-mail: jerri.m.f@seduc.ro.gov.br WHATSAPP: 99224-7096
 
TRILHA DE APROFUNDAMENTO - II – ENTRE PALAVRAS, IMAGENS E MELODIAS: O RESGATE HISTÓRICO DA COMUNIDADE
OBJETO DE CONHECIMENTO: O TRABALHO COMO OBJETO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
 O trabalho é um assunto sobre o qual sempre há muitas perguntas a fazer. Afinal, para que ele existe? Quem o inventou? Poderíamos dizer que o trabalho existe para satisfazer as necessidades humanas, desde as mais simples, como alimento, vestuário e abrigo, até as mais complexas como as de lazer, crenças e fantasias. 
 Vamos pensar um pouco sobre como todos nós somos dependentes um dos outros na sociedade em que vivemos. O simples hábito de tomar café, por exemplo, o que seria do café da manhã de muitos brasileiros sem a xícara que alguém fabricou, sem a mesa, as cadeiras, o café que alguém produziu, o pão da padaria, a faca que corta o pão, a manteiga... Imagine agora a imensa rede de relações de trabalho que faz um simples pão chegar a sua mesa? Alguém cultiva o trigo, outro produz, o outro trabalha transportando a mercadoria, o padeiro que faz o pão chegar quentinho na sua casa. Para a comercialização desses produtos, ainda são necessários equipamentos como a máquina para preparar a massa e o forno para assar o pão, fabricados por indústrias que, por sua vez, empregam outras matérias-primas e trabalhadores.
 Se para comer um simples pão há tanta gente envolvida, direta e indiretamente, você pode imaginar quanto trabalho é necessário para a fabricação de um ônibus, de uma bicicleta ou de um automóvel, para a construção da casa em que você mora, ou da escola onde estuda. Essas relações de trabalho que se estabelecem entre os indivíduos e instituições econômicas são objetos de estudo da Sociologia.
 Os primeiros estudos da Sociologia tendo como temática central o trabalho irão surgir na Europa no contexto da Revolução industrial, que, se por um lado, gerou grandes transformações na vida da humanidade, traria consigo a emergência de vários problemas sociais, políticos e econômicos. Algo que abordaremos nas próximas aulas.
 Um dos primeiros autores a tomar o trabalho como objeto de investigação sociológica foi Friederich Engels, que em 1845 escreve um livro chamado “A situação da classe operária na Inglaterra”, aonde faz uma descrição do efeito devastador da revolução industrial sobre a vida dos trabalhadores ingleses, abordando as péssimas condições de vida e de trabalho vividas pela classe operária. Nesse momento, os conflitos operários gerados pela extrema exploração dos trabalhadores, surgia como um grave problema social.
 No Brasil, os primeiros estudos sobre o trabalho, começaram a ser realizados na década de 50, tendo como objeto a formação histórica do operariado urbano-industrial e suas organizações políticas e sindicais. A partir dos anos 70, com os movimentos grevistas que marcariam o chamado “Novo sindicalismo” no país, surgiram vários estudos sobre a exploração do trabalhador e os conflitos trabalhistas.
O QUE ESTUDA A SOCIOLOGIA DO TRABALHO?
 Desde então, a sociologia vem buscando estudar várias questões ligadas à temática do trabalho, dentre as quais podemos citar:
As condições de vida do operariado, não apenas dentro da fábrica, mas fora dela;
A questão da divisão sexual do trabalho, enfocando a exploração do trabalho feminino a partir da inserção dessa mão-de-obra no mercado capitalista;
As práticas e atuação de organizações trabalhistas como os sindicatos e os movimentos de resistência operária como as greves;
A precarização das relações de trabalho frente aos avanços tecnológicos e as inovações produtivas a partir de fenômenos como a terceirização, a informalidade, empregos temporários etc.;
O impacto da introdução de novas tecnologias como a informática no processo de trabalho e sobre a qualificação dos trabalhadores,
O desemprego e o futuro da sociedade do trabalho, a partir de estudos apontam para o fim da sociedade salarial, ou se o trabalho continuará a ser a grande fonte de lucro do capitalismo.
ATIVIDADE
1. Escreva um texto abordando o que você entende por TRABALHO, e em que momento o TRABALHO dignifica ou oprime o homem.
Trabalho é qualquer atividade por alguém com objetivo de alcançar um determinado fim ou propósito. O trabalho oprime o homem a partir do momento que ele trabalha com muitas pessoas se veem partes obrigadas trabalharem somente para ter uma renda que seja capaz de satisfazer suas necessidades ,ou trabalhando muitas vezes ilegalmente ,o que fere a dignidade humana e leva consequentemente à sua desvalorização
O trabalho é essencial na vida da pessoa. Além de nós proporcionar experiências, oportunidades e dinheiro, nos mantém num foco de todos os dias tentar viver uma vida saudável e todos os dias tentar ser diferente.
O trabalho é uma das coisas mais importantes em nossa vida, quanto no sentindo emocional, como profissional, e também físico . 
2. Porque todas as coisas que possuímos (como casa, roupa, computador, livro, caneta etc.) são frutos do trabalho humano.
porque a cada minuto q passa atualizados querermos está. e conseguimos tudo com o fruto do nosso trabalho nosso suor

Outros materiais