Buscar

3 ano 3 Bimestre Socio

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA – SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFESSORA MARIA CONCEIÇÃO DE SOUZA
Fone: 69 3581-3704 e-mail: mariaconceicao@seduc.ro.gov.br
	NOME 
TURMA:	ANO: 3º
	PROFESSOR: Jerri Messias Ferreira
	DISCIPLINA: SOCIOLOGIA	AULA REF.: 27 a 30 /08 de 2021
	QUANTIDADE DE AULA: 01 3° Bimestre
	CONTATOS: jerri.m.f@seduc.ro.gov.br	WHATSAPP: (69) 992247096
OBJETO DO CONHECIMENTO: Sociologia no Enem: o que estudar.
Cultura: As diferenças culturais entre os povos e o respeito entre as múltiplas culturas do planeta são temas que costumam ser cobrados no Enem.
Outro tópico abordado é a influência midiática da Indústria Cultural e as consequências para as diferentes tradições que existem na sociedade.
Dentro deste tópico, existe também a reflexão sobre como, por vezes, nos apropriamos indevidamente de objetos, festas ou expressões de uma cultura.
Cidadania: O tema cidadania engloba diversos pontos. Atualmente, o cidadão deve ser ativo na sociedade e por isso tem que conhecer seus direitos e deveres.
Desta maneira, temas como a importância do voto, da participação política através de associação de moradores são importantes para você fazer uma revisão.
Movimentos Sociais: Existem movimentos sociais desde que o mundo é mundo. No entanto, os mais cobrados são aqueles que se iniciaram no século XX como o movimento agrário, o negro, LGBT, ambientalista, feminista, etc. Lembre-se que sua opinião deve ser muito bem embasada, caso você concorde ou discorde de alguma das pautas que sejam defendidas por essas organizações.
Política, Estado e Governo: As questões de Sociologia focam no contexto histórico e por isso, nas mudanças que os vários conceitos sociológicos sofreram ao longo do tempo. Por exemplo: na Antiga Grécia, a democracia era entendida de uma forma, enquanto no século XX este conceito tem outra interpretação.
Assim, temas como Direitos Humanos, Governo, Estado e Sociedade, foram se transformando. Identificar como estes conceitos eram entendidos é de vital importância para se fazer uma boa prova.
Revolução Científica e Industrial: As mudanças de paradigma de uma sociedade que privilegiava a religião, para outra que passa a acreditar a ciência tem seu lugar no Enem.
Para isso, entenda como as mudanças científicas vão atingir todos os setores sociais. Desde os trabalhadores até os governos, passando pela forma de encarar o mundo.
Esteja atento às aulas de História e Geografia, e também à realidade. Afinal, também nós estamos vivendo uma revolução na comunicação, nos direitos dos trabalhadores e no modo de produção econômico.
Sociedade Contemporânea: Formação de identidade, comportamento nas redes sociais, individualidade x coletividade, relações líquidas (efêmeras) são os mais pedidos dentro do tópico sociedade contemporânea.
Para isto, preste atenção às aulas de Geografia que abordam as mudanças sociais dentro do território e também às discussões para se fazer uma boa redação.
Teorias Sociológicas: Nomes como Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber devem ser familiares para quem, como você, deseja passar no Enem. As teorias sociológicas destes pensadores são cobradas para serem identificadas e comparadas.
Por isso, é importante que o candidato saiba um pouco sobre a biografia desses intelectuais que estudaram temas como a sociedade, o Estado e a própria disciplina sociológica.
Atividades:
Quais são os principais temas da Sociologia contemporânea?
__________________________________________________Formação de identidade, comportamento nas redes sociais, individualidade x coletividade, relações líquidas (efêmeras)__________________
_____________________________________________________________________
________________________________________________________________
____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
2(O que a sociologia contemporânea tem pesquisado?
_______________abordam as mudanças sociais dentro do território e também às discussões para se fazer uma boa redação.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA – SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFESSORA MARIA CONCEIÇÃO DE SOUZA
Fone: 69 3581-3704 e-mail: mariaconceicao@seduc.ro.gov.br
	NOME 
TURMA:	ANO: 3º
	PROFESSOR: Jerri Messias Ferreira
	DISCIPLINA: SOCIOLOGIA	AULA REF.: 02a 06 /08 de 2021
	QUANTIDADE DE AULA: 01 3° Bimestre
	CONTATOS: jerri.m.f@seduc.ro.gov.br	WHATSAPP: (69) 992247096
OBJETO DO CONHECIMENTO:sexo genero e poder.
Identidade de Gênero
O que é identidade de gênero:
Identidade de gênero consiste no modo como o indivíduo se identifica com o seu gênero. Em suma, representa como a pessoa se reconhece: homem, mulher, ambos ou nenhum dos gêneros.
O que determina a identidade de gênero é a maneira como a pessoa se sente e se percebe, assim como a forma que esta deseja ser reconhecida pelas outras pessoas.
A identidade de gênero pode ser medida em diferentes graus de masculinidade ou feminilidade, sendo que estes podem mudar ao decorrer da vida, de acordo com alguns psicólogos.
Tipos de identidades de gênero
Existem três principais tipos de identidade de gênero: transgênicos, cisgêneros e não-binários.
1. Transgênico
O transgênico é o indivíduo que se identifica com um gênero diferente daquele que lhe foi atribuído no nascimento. Por exemplo: uma pessoa que nasce com características masculinas (do ponto de vista biológico), mas que se sente do gênero feminino; ou o indivíduo que possui características físicas femininas, mas que se identifica como um homem.
Ao contrário do que se pensava erroneamente no passado, a transgeneridade não é um distúrbio mental e qualquer tentativa de patologização do transgênico pode representar uma violação dos direitos humanos do indivíduo.
Saiba mais sobre transgênico.
2. Cisgênero
O cisgênero consiste no indivíduo que se identifica com o seu "gênero de nascença". Por exemplo: um indivíduo que possui características biológicas típicas do gênero masculino e que se identifica (socialmente e psicologicamente) como um homem. Desta forma, pode-se dizer que se trata de um homem cisgênero.
Saiba mais sobre cisgênero e entenda a diferença entre cisgênero e transgênico.
3. Não-binário
Já o não-binário é a classificação que caracteriza a mistura entre masculino e feminino, ou a total indiferença entre ambos. Os indivíduos não-binários ultrapassam os papéis sociais que são atribuídos aos gêneros, criando uma terceira identidade que foge do padrão "homem-mulher".
Leia mais sobre não-binário e tipos de pessoas não-binárias.
Diferença entre identidade de gênero e orientação sexual
Muita gente confunde os dois conceitos, no entanto identidade de gênero não está relacionado com orientação sexual.
Uma mulher transgênero (indivíduo que nasceu com órgão sexual masculino, mas que se identifica com o gênero feminino), por exemplo, pode ter qualquer tipo de orientação sexual — homossexual, bissexual, heterossexual, assexual, etc.
O termo "gênero" é usado para representar a diferença social e psicológica entre homens e mulheres. Deste modo, a identidade de gênero, com dito, se refere a identificação que a pessoa tem por determinado gênero — homem, mulher, ambos ou nenhum. Por outro lado, a orientação sexual depende do gênero que a pessoa sente atração sexual.
Ainda existe a expressão de gênero, que representa o modo como o indivíduo expressa o seu gênero para a sociedade, seja através das roupas, da linguagem, de atitudes, gestos, etc. 
Atividades:
1(Quais são os gêneros que existem?
___________________________________________homem,mulher, ambos ou nenhum dos gêneros.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2(Quais são as identidades de gênero?
___________________________________________Existem três principais tipos de identidade de gênero: transgênicos, cisgêneros e não-binários_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA – SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFESSORA MARIA CONCEIÇÃO DE SOUZA
Fone: 69 3581-3704 e-mail: mariaconceicao@seduc.ro.gov.br
	NOME 
TURMA:	ANO: 3º
	PROFESSOR: Jerri Messias Ferreira
	DISCIPLINA: SOCIOLOGIA	AULA REF.: 09a 13 /08 de 2021
	QUANTIDADE DE AULA: 01 3° Bimestre
	CONTATOS: jerri.m.f@seduc.ro.gov.br	WHATSAPP: (69) 992247096
OBJETO DO CONHECIMENTO: Violencia de genero e legislação brasileira.
Além da Lei Maria da Penha, há outros mecanismos para proteção à vida de mulheres que sofrem agressões
No Brasil, os anos 2000 foram marcados pela crescente discussão sobre as formas para proteção à vida das mulheres. Um dos grandes marcos históricos quando o assunto é violência de gênero, sem dúvida, foi o surgimento da Lei Maria da Penha, que provocou uma mudança no paradigma institucional.
Entretanto, houve mudanças desde o processo constituinte de 1988, com a participação massiva de organizações feministas, seguindo os anos 90, marcado pela criação das secretarias específicas para as mulheres, culminando em uma nova secretaria de políticas, com status de ministério, na primeira metade dos anos 2000.
Mas você sabe quais foram as leis criadas nos últimos anos por conta desses movimentos? Separamos abaixo as principais leis e redes de serviços que protegem as mulheres:
Legislações:
· Lei Maria da Penha (11.340/2006): Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e estabelece medidas de assistência e proteção.
· Lei Carolina Dieckmann (12.737/2012): Tornou crime a invasão de aparelhos eletrônicos para obtenção de dados particulares.
· Lei do Minuto Seguinte (12.845/2013): Oferece garantias a vítimas de violência sexual, como atendimento imediato pelo SUS, amparo médico, psicológico e social, exames preventivos e informações sobre seus direitos.
· Lei Joana Maranhão (12.650/2015): Alterou os prazos quanto a prescrição de crimes de abusos sexuais de crianças e adolescentes. A prescrição passou a valer após a vítima completar 18 anos, e o prazo para denúncia aumentou para 20 anos.
· Lei do Feminicídio (13.104/2015): Prevê o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio, ou seja, quando crime for praticado contra a mulher por razões da condição de sexo feminino
 
Redes e serviços:
· Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM): As unidades especializadas da Polícia Civil contam com profissionais preparados e capacitados, que realizam ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica e violência sexual contra as mulheres, entre outros.
Importante destacar que toda e qualquer delegacia está apta a receber denúncias de violência, mas nem todas as cidades brasileiras têm delegacias especializadas.
· Casa da Mulher Brasileira: Trata-se de uma inovação no atendimento humanizado das mulheres, mas a iniciativa do governo federal ainda não está disponível em todas as capitais. Em apenas um só espaço são oferecidos diferentes especializados, como Acolhimento e Triagem; Apoio Psicossocial; Delegacia; Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres; Ministério Público, Defensoria Pública; Serviço de Promoção de Autonomia Econômica; Espaço de cuidado das crianças – Brinquedoteca; Alojamento de Passagem e Central de Transporte.
· Centro de Referência às Mulheres Vítimas de Violência: Faz parte da rede de equipamentos de enfrentamento à violência contra mulher e oferece acolhimento e acompanhamento interdisciplinar (social, psicológico, pedagógico e de orientação jurídica).
· Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: Órgãos da Justiça Ordinária com competência cível e criminal, poderão ser criados pela União, no Distrito Federal e nos Territórios, e pelos Estados, para o processo, o julgamento e a execução das causas decorrentes da prática de violência doméstica e familiar contra a mulher.
· O Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS): O serviço oferece acolhimento integral às vítimas de estupro, completamente gratuito, pelo SUS. Entre os procedimentos estão previstos a profilaxia de doenças sexualmente transmissíveis, realização de exame de corpo de delito no local e prevenção da gravidez indesejada (até 72 horas após a violação), além da interrupção da gestação nos casos previstos em lei (aborto legal) e do acompanhamento psicossocial continuado.
· Núcleos de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência (Defensorias Públicas estaduais): Oferecem orientação jurídica, promoção dos direitos humanos e defesa dos direitos individuais e coletivos em todos os graus (judicial e extrajudicial), de forma integral e gratuita.
· Núcleos de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência (Ministérios Públicos estaduais): Responsável por mover ação penal pública, solicitar investigações à Polícia Civil e demandar ao judiciário medidas protetivas de urgência, além de fiscalizar estabelecimentos públicos e privados de atendimento às vítimas.
Atividades:
1(O que diz a legislação brasileira sobre violência contra as mulheres no Brasil?
__________diz que será acolhidas que realizam ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica e violência sexual contra as mulheres, entre outros. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2(O que a legislação brasileira prevê em casos de violência?
____________________________________prevê proteção às mulheres que foram violentadas e penas para os agressores. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
.

Continue navegando