Buscar

Tarefa 1 Gestão Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tarefa 1
Com base no texto do capítulo 1 da apostila defina o conceito de Poluição Ambiental. Justifique utilizando exemplos, fundamentos teóricos, leis e faça uma abordagem crítica relevante quanto ao assunto abordado e a situação atual da Poluição Ambiental apontando possíveis soluções.
Poluição ambiental é o resultado de qualquer tipo de ação ou obra humana capaz de provocar danos ao meio ambiente. É a introdução na natureza de substâncias nocivas à saúde humana, aos outros animais e ao próprio ambiente, que altera de forma significativa o equilíbrio dos ecossistemas. O termo poluição é usado quando o ritmo vital e natural em uma área ou mais da biosfera é quebrado, afetando a qualidade ambiental, podendo oferecer riscos ao homem e ao meio, dependendo da concentração e propriedades das substâncias, como a toxidade, e da característica do ambiente quanto à capacidade de dispersar os poluentes, levando-se em conta não só as consequências imediatas, mas também as de longo prazo, tanto no ambiente como no organismo humano. (SCARLATO & PONTIN, 2006, p. 10-11).
No Brasil, a poluição é enquadrada como crime, através da Lei n.º 6.938/81 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), o qual se ocupa da Política Nacional do Meio Ambiente. Os problemas ambientais são causados por impactos originados por aspectos mais pontuais, mas que são ligados a um cenário maior, mais amplo. Este contexto maior abarca as atividades humanas que se encontra presente no meio urbano e rural e nos quais podemos mostrar seus efeitos geradores de impactos nos mais variados níveis do meio ambiente, tais como a poluição da água, do ar e do solo. 
Analisando essa resolução, percebemos que qualquer atividade que o homem exerça no meio ambiente provocará um impacto ambiental. Esse impacto, no entanto, pode ser positivo ou não. Infelizmente, na grande maioria das vezes, os impactos são negativos, acarretando degradação e poluição do ambiente. Os impactos negativos no meio ambiente estão diretamente relacionados com o aumento crescente das áreas urbanas, o aumento de veículos automotivos, o uso irresponsável dos recursos, o consumo exagerado de bens materiais e a produção constante de lixo. Percebemos, portanto, que não apenas as grandes empresas afetam o meio, nós, com pequenas atitudes, provocamos impactos ambientais diariamente.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats. Isso acarreta, consequentemente, o aumento do número de doenças na população e em outros seres vivos e afeta a qualidade de vida.
Vale destacar que os impactos ambientais positivos, apesar de ocorrerem em menor quantidade, também acontecem. Ao construirmos uma área de proteção ambiental, recuperarmos áreas degradadas, limparmos lagos e promovermos campanhas de plantio de mudas, estamos também causando impacto no meio ambiente. Essas medidas, no entanto, provocam modificações e alteram a qualidade de vida dos humanos e de outros seres de uma maneira positiva. As consequências do meio ambiente poluído são causas de grande preocupação, tanto para a conservação da biodiversidade, como para o bem-estar dos seres vivos. A poluição pode acarretar em problemas patológicos, destruição ambiental e alterações climáticas.
Exemplos:
· Doenças e problemas respiratórios e de pele, alergias, doenças nos olhos, hepatite, micose, diarreia, otite, surdez
· Má formação de feto
· Estresse
· Destruição da camada de ozônio
· Morte de animais e plantas
· Camada de fumaça encobrindo as cidades
Para cada tipo de poluição, existe uma solução possível. É preciso pensar em cada um deles a fim de desenhar um plano de resolução, mas o ponto de partida é a sensibilização para o problema e empenho de toda a sociedade. Cada setor pode desempenhar ações para evitar episódios de poluição.
Exemplos:
· Evitar o desperdício e, consequente acumulação de lixo
· Optar por material biodegradável
· Reciclagem
· Utilizar protetores de ouvidos em algumas profissões
· Fazer a manutenção dos carros
· Promover a educação ambiental
· Utilizar transportes públicos, deslocar-se de bicicleta ou caminhar
· Jogar o lixo eletrônico em locais apropriados
· Tratamento do esgoto
· Elaboração de políticas voltadas ao enfrentamento dos problemas ambientais.
As pessoas podem começar a ser mais conscientes de quais itens podem ser reciclados e como proceder para fazê-lo. Uma ligação para determinado centro de reciclagem pode te ajudar no descarte do lixo, como, por exemplo, baterias usadas, monitores de computador e pedaços de madeira, entre muitos outros itens. Existem até mesmo algumas empresas que compram seus eletrônicos antigos, como telefones celulares, de modo que você ainda possa ganhar algum dinheiro e ajudar a salvar o meio ambiente ao mesmo tempo.
É muito fácil para cada pessoa ajudar a reduzir a poluição ambiental. Pode demorar, demandar um pouco de esforço, mas pode ser algo que fará uma enorme diferença no nosso dia a dia. E para terminar, comece por avaliar como você pode fazer pequenas mudanças. Mesmo as menores alterações na nossa própria vida podem ter um impacto enorme no planeta.
Referências
LIMA, Ana Marina Martins. “Definição de Poluição. ” Disponível em https://ambientedomeio.com/2007/10/27/definicao-de-poluicao. Consultado em 04/06/2019.
Magalhães, Lana. “Poluição. ” Disponível em https://www.todamateria.com.br/poluicao. Consultado em 05/06/2019.

Continue navegando

Outros materiais