Buscar

avaliação I SES27 politicas sociais-família,criança,adolescente idosos e pessoa com deficiência

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Políticas Sociais - Família, Criança, Adolescente, Idoso e Pessoa com Deficiência (SES27)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:456330) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14056123
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Reconhecemos que, no contexto histórico da espécie humana, nos deparamos com momentos bastante fragilizados no que se refere à questão do relacionamento sexual entre relações de afinidade e parentesco. Essa prática, nos moldes da época, não era condenada, pois beneficiava a reprodução da espécie dando continuidade aos hábitos e costumes do grupo. Com relação às categorias de família, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na família sindiásmica, o casamento passou a não ser mais caracterizado pelo poder e submissão.
	 b)
	A configuração de família monogâmica se consolida numa unidade social sólida, em que as atribuições da figura feminina são caracterizadas pela submissão sem se importar com a continuação do grupo familiar.
	 c)
	A família consanguínea, na contemporaneidade, vê a relação de ciúme e incesto como uma questão diretamente moral.
	 d)
	A família punaluana, que não substitui a família consanguínea, vê com cautela todo relacionamento entre parentes.
	2.
	Transformações sociais levaram a mudanças no conceito de família e, consequentemente, no ordenamento jurídico que abarca as questões relativas à família. Devido à mudança da autoridade familiar e às mudanças do sistema social, a sociedade passa a seguir as leis da Carta Magna e o Estado passa a ter responsabilidade sobre a proteção da família. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Constituição Federal, de 1988, atribuiu à família a responsabilidade pelo desenvolvimento saudável do menor, a convivência e o respeito a sua dignidade.
(    ) O Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, destaca os deveres essenciais ao poder da família, amplia a ideia de necessidades materiais e dá importância às questões afetivas.
(    ) O Direito da Família exclui da responsabilização civil relações derivadas do abandono afetivo da família com relação ao menor.
(    ) O Código Civil do Brasil, de 2002, atribui como dever da maternidade o sustento, a criação, a guarda, a companhia e a educação dos filhos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	Com o divórcio inserido nas novas configurações familiares, os indivíduos passam a entender que as relações de união que não eram vividas de forma saudável e construtiva, passaram a diminuir, optando pelo processo de dissolução. Na contemporaneidade, o casamento não faz parte de uma necessidade cultural, não possui mais a carga genética de responsabilidade e funções que são e que sempre foram impostas pela sociedade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A separação judicial, também conhecida como desquite, é parte do ordenamento civil constitucional, nominada como extinção da sociedade conjugal, no entanto, essa modalidade impede as partes envolvidas de estabelecerem novos casamentos.
	 b)
	A separação judicial passa a ser motivo de uma dissolução do grupo conjugal, passando, assim, a irromper com os laços matrimoniais.
	 c)
	A separação judicial é a forma mais comum de divórcio, na medida em que permite que as partes envolvidas possam estabelecer novas formas de união.
	 d)
	A separação passa a ser uma das medidas que não prepara para o divórcio, dando a sensação de incapacidade do casal para buscar novas perspectivas de solução dos problemas vivenciados na relação.
	4.
	Pensando no trabalho profissional do assistente social, é possível afirmar que o profissional intervém diretamente no ambiente familiar. Na atualidade, há várias maneiras de se trabalhar com famílias, haja vista sua heterogeneidade e complexidade. Levando em conta o trabalho com as famílias, analise as sentenças a seguir:
I- Deve-se sempre pensar na nossa família, para que possamos atender a outras famílias.
II- As famílias são espaços de convívio e de confronto entre gêneros e gerações.
III- As famílias podem ou não ser um lugar seguro para se crescer, isso em todos os segmentos sociais. 
IV- Para trabalhar com a família, é importante levar em consideração que este espaço sempre é marcado por conflitos e violência. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	5.
	As configurações de família vem acompanhando a evolução dos tempos, sendo que as famílias tradicionais do século passado vêm sendo substituídas pelas novas configurações de família. Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Na configuração de família punaluana, os casamentos só acontecem por conveniência familiar.
II- Na configuração de família sindiásmica, a questão da infidelidade é uma atribuição permitida apenas aos homens.
III- Na configuração de família monogâmica, o matrimônio aparece como fundamental.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	Na história da família, reconhecemos a existência de várias expressões que denominavam indivíduos que faziam parte de um ambiente familiar monogâmico, heterossexual e patriarcal onde predominava a figura masculina, a figura do Pai. Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Historicamente, a família busca ser responsável no processo de ensino e aprendizagem da prole, fortalecendo o processo de autonomia e o ser cidadão.
	 b)
	O modelo de família tradicionalista é composto por um núcleo de pessoas sem grau de parentesco e afinidade, assumindo, assim, um arranjo nuclear.
	 c)
	Com relação à família alguns autores reforçam a ideia que ela parte do ponto de vista antropológico e sociológico, de um núcleo de pessoas que se relacionam não sendo apenas por relações de parentesco.
	 d)
	O modelo de família tradicionalista é composto por um grupo de indivíduos assumindo grau de parentesco, constituído pela figura masculina, homem, e a figura feminina, mulher.
	7.
	No contexto da sociedade, historicamente encontramos relatos que a organização da família teve o seu início de forma nômade, não existindo conhecimento no manejo da terra, de forma que os alimentos eram produtos diretos da natureza. A figura feminina tinha a função de procriação acompanhada de responsabilidade bem específica. Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Historicamente, a maternidade vem acompanhada de obrigações atribuídas à figura da  mulher, no entanto, até a biologia nos mostra que existem animais em que o cuidado com a prole não é responsabilidade da fêmea, mas do macho.
	 b)
	Através do conhecimento, o Estado não pode abster-se de suas responsabilidades e o compromisso de intervenção na relações familiares, mesmo assim, não buscou estabelecer padrões de moralidade para a ordem social.
	 c)
	Ao longo da história, a família se apoderou de um falso conceito sacralizado por estar alicerçado na base da sociedade.
	 d)
	Na natureza, os animais passam a desenvolver a questão da união entre sua espécie, mas não buscam cuidar um do outro.
	8.
	Ao falarmos de família, hoje, temos uma dimensão ampliada sobre determinados conceitos, pois dependendo de sua estrutura podem existir vários significados, conforme o que se pretende compreender. A noção de família tradicional representa, nesse contexto, um desafio para a compreensão das diferentes formas pelas
quais a interação familiar ocorre nos grupos humanos. Por esta razão, é fundamental compreender os diversos laços que compõem a constituição de uma família. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Família é um grupo composto por pessoas conectadas por laços de parentescos, com dependência financeira, morando no mesmo espaço domiciliar.
II- Não podemos considerar como composição de família uma pessoa que reside sozinha, denominada de família unipessoal. 
III- No desenvolvimento da humanidade, na contemporaneidade, nos deparamos com o surgimento de novas categorias de família, que levam a uma convivência de respeito e diversidade.
IV- Dentro dessas novas configurações de família, podemos destacar a família consanguínea, que consideramos a base da família pautada na relação biológica. 
V-  A família consanguínea, na contemporaneidade, esta ainda bastante evidente, como no passado, onde os casamentos entre parentes e irmãos eram comum, a fim de assegurar o patrimônio da família patriarcal.  
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II , III  e IV estão corretas.
	9.
	O conceito de família modificou-se ao longo dos tempos. Atualmente, considera a internacionalização dos Direitos Humanos de acordo com os direitos internos. Assim, com a ascensão dos novos temas, como a igualdade de gênero, uniões livres, reconstrução, parâmetro parental, socioafetividade, inseminação artificial e uniões homoafetivas, houve novas considerações familiares de acordo com a atual legislação. Sobre as novas configurações familiares aprovadas na lei atual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Família natural formada por laços sanguíneos, formada por pais e filhos, originada no casamento ou união estável.
(    ) União estável consiste na união entre duas pessoas heterossexuais ou homossexuais, sem acontecer o casamento reconhecido.
(    ) Famílias socioafetivas são formadas na união estável entre pessoas heterossexuais, desde que acompanhe o nascimento dos filhos.
(    ) Famílias alternativas consistem na união de pessoas heterossexuais que adotaram filhos não sanguíneos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	A família possui características peculiares no que diz respeito à diminuição de número de casamento e de filhos, possibilitando cada vez mais o número de divórcios. No contexto da sociedade, percebemos o quanto isto está em evidência, os indivíduos estão contraindo menos matrimônio e se separando mais, em contrapartida, os relacionamentos sem vínculos formais tendem a aumentar. Partindo deste pressuposto, analise as sentenças a seguir.
I- Compreendemos que o casamento não caracteriza atributos que contribuirão para um relacionamento equilibrado, os quais são:  paixão, amor, afinidade.  
II- O relacionamento conjugal passa por momentos de instabilidade, é quando o casal opta de forma madura pela dissolução e se apresentam os três momentos específicos: o antes, o durante e o depois, em todo o processo.
III- As dissoluções ou separações seguem uma linha conectada à ausência de afinidade e organização, porém são situações que não chegam a causar desconforto no meio familiar.
IV- Alguns autores afirmam que o processo de separação usualmente é similar a qualquer outro processo, interferindo de forma leve no contexto familiar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina